Entenda mais sobre BPMN e como auxilia na gestão e criação de processos mais eficientes
Entenda mais sobre BPMN e como auxilia na gestão e criação de processos mais eficientes| Foto: Shutterstock
  • Por GoEPIK
  • 16/01/2023 12:40

BPMN (Business Process Model and Notation) ou Notação de Modelagem de Processos de Negócios, na tradução livre em português, é um tipo de padrão de modelagem que torna a rotina empresarial mais fluida e eficiente, facilitando a gestão de negócios e equipes.

Entenda mais sobre essa metodologia de gestão de processos e as principais vantagens ao longo deste artigo.

BPMN na rotina de trabalho

A rotina empresarial pode ser caótica quando há imprevistos, dificuldades para organização e confusões em processos. O objetivo da BPMN é criar um fluxo de trabalho com representação gráfica fácil de gerenciar e trabalhar. Sua interface precisa ser de simples operação para que todos os envolvidos tenham acesso intuitivo às informações.

Seu padrão codificado é preestabelecido. Ou seja, é uma metodologia válida em todo o mundo para gerenciar e compreender processos empresariais. Por meio do seu uso, gestores conseguem compreender o fluxo operacional, diminuir o desperdício de tempo e recursos, atender melhor as demandas e melhorar os lucros.

A BPMN funciona de forma parecida com um fluxograma, mas é um processo mais completo graças ao padrão de símbolos utilizado. Quem deseja entender como fazer BPMN precisa entender o básico, como se estivesse aprendendo uma linguagem de programação. Seu sistema de símbolos e notações cria uma representação visual de fácil entendimento e uso.

Vantagens da BPMN 

Uma das grandes vantagens da BPMN é sua flexibilidade para qualquer tamanho de organização. Assim como um fluxograma, a metodologia mapeia os mais variados processos, desde o aluguel de um livro em uma biblioteca até complicadas operações administrativas.

Ao contrário de um fluxograma, no entanto, a BPMN é completamente padronizada. Existe um conjunto de regras e orientações que o gestor deve seguir em sua criação. Qualquer um consegue fazê-la seguindo tais guias para seguir seu próprio fluxo de trabalho.

Mais produtividade 

Quando processos não são mapeados de maneira adequada a produtividade sofre. A falta de compreensão da própria gestão sobre eles facilita o surgimento de gargalos que não são fáceis de identificar e corrigir.

Durante o mapeamento, o uso da BPMN ou das suas ferramentas de análise identifica com clareza qualquer problema no fluxo de trabalho, e as soluções são encontradas mais rapidamente.

Além disso, a metodologia permite uma visão mais ampla dos processos em todas os setores da empresa e como eles se relacionam.

Áreas diferentes que estão integradas permitem maior fluidez na resolução de problemas, evita duplicidade de tarefas que ainda são manuais e impactam sensivelmente na produtividade de todos os colaboradores.

Menos erros humanos e retrabalhos

A metodologia BPMN tem como principal objetivo permitir o monitoramento constante de processos, além de sua padronização. Para organizações de diversos portes e segmentos, isso significa menor quantidade de erros.

Quando existe controle, a correção é rápida e eficiente. Além disso, a integração e compartilhamento de informações entre equipes de diversos setores também melhora. Com menos erros humanos e de processos, toda a organização tem a ganhar.

Redução de microgerenciamento

O microgerenciamento é uma reclamação comum em ambientes empresariais, mas muitos líderes sentem-se forçados a tomar esse tipo de atitude. Isso ocorre com maior frequência quando não existem processos padronizados e claros.

Com o uso de um mapeamento eficiente, o gestor consegue focar em suas tarefas sem tanta atenção a cada atividade individual. Até os processos de segurança, compliance e conformidade são implementados mais facilmente nesse modelo de fluxo de trabalho.

Aumenta a receita da organização

Esse é um resumo de todos os tópicos anteriores. Quando existe conformidade entre equipes e processos bem mapeados, os resultados são claros. Com equipes mais produtivas, processos bem desenhados e informações integradas em todos os setores da empresa, a empresa começa a perceber aumento na lucratividade.

Isso é uma combinação da redução de custos, erros e problemas relacionados ao desperdício de tempo e falta de padronização.

Integre seus sistemas de maneira simples 

A GoEPIK utiliza o padrão BPMN de forma ainda mais eficaz ao traduzi-la para um diagrama de gestão de processos de fácil utilização para permitir a visualização em tempo real.

A GoEPIK é uma plataforma no-code e low-code que permite a centralização de dados, a fluidez dos processos de ponta a ponta, a integração dos setores da empresa e facilita o dia a dia dos colaboradores com a construção visual por meio da metodologia BPMN.

É a alternativa mais ágil para automação e digitalização de workflows. Se a sua empresa está em crescimento e ainda possui processos complexos e manuais, integre todos os sistemas sem custo mensal.

Entre em contato com a GoEPIK e integre os sistemas da sua empresa