Conheça opções de produtos que vão fazer a diferença no seu cardápio
Conheça opções de produtos que vão fazer a diferença no seu cardápio| Foto: ShutterStock
  • Por Gold Food Service
  • 17/06/2021 13:07

Você com certeza já ouviu falar que Curitiba é a capital vegana e vegetariana do Brasil. Esse rótulo foi conquistado após diversas pesquisas mostrarem que a cidade possui a maior população de pessoas que não consomem carnes e/ou derivados de animais do país. Segundo o IBGE, em 2012 esse público já passava de 227 mil pessoas, e a tendência é que ele tenha só aumentando nos últimos anos.

Nesse movimento, com o intuito de continuar diminuindo o consumo global de carne animal, vem crescendo a oferta de produtos plant based saborosos e de qualidade.

Para os restaurantes, oferecer pratos de alta qualidade e valor agregado é a oportunidade de alcançar novos públicos: seja para quem ainda come carne, mas que está buscando alternativas, ou para os curiosos e pessoas com dieta flexível.

Por isso, separamos três produtos saudáveis, práticos e econômicos que vão te ajudar nessa tarefa:

1 - Hambúrguer vegetal

Futuro Burguer é o primeiro produto lançado pela foodtech brasileira Fazenda Futuro e se tornou um queridinho de muitos veganos e vegetarianos que procuram consumir um hambúrguer saboroso, com gosto, textura e suculência semelhantes aos hambúrgueres comuns.

Os ingredientes são 100% vegetais e naturais: a receita utiliza proteína isolada de soja, proteína de ervilha, grão de bico e beterraba para criar um produto que tem chamado muita atenção e despertado a curiosidade das pessoas.

Recentemente, a empresa que foi campeã em um teste cego de hambúrgueres de carne vegetal, lançou também as linhas burguer 2030 e 2030 defumado: o primeiro, nova versão do burger, gera reação de Maillard na parte externa, dando a possibilidade de escolher o ponto do burguer. Já o 2030 defumado remete ao gosto característico da carne assada na brasa.

2 - Carne moída vegetal

Também da startup brasileira Fazendo Futuro, a Futuro Carne Moída pode ser utilizada em diversos pratos, se destacando pela sua versatilidade e semelhança ao produto de origem animal. Ela é uma ótima saída para restaurantes que já servem receitas com carne moída e querem criar uma opção vegetal, sem mudar a receita original.

Pensando nessas substituições de insumos que criam opções sem carne, a empresa Fazenda Futuro também fornece frango, linguiça e almôndega à base de vegetal.

3 - Maionese vegana

Outra solução para quem busca qualidade e novas alternativas para o cardápio é utilizar um produto que possui o mesmo sabor, textura e cremosidade da sua versão “original” como a maionese vegana da Hellmann’s.

Da mesma forma que a carne moída e o hambúrguer, com a maionese vegana você não vai mais precisar começar a sua receita do zero ou se preocupar tanto com prazo de validade e quantidade de produção. Além disso, você oferece um produto de uma marca renomada e qualidade garantida aos seus clientes.

Mais do que uma distribuidora

Todos esses insumos podem ser comprados através da loja online da Gold Food, uma distribuidora que tem como objetivo apoiar os restaurantes oferecendo diversas opções de produtos com a melhor qualidade do mercado, que são entregues em até 24hrs. Além disso, a empresa oferece consultoria para ensinar como reduzir custos em restaurantes, e também para ajudar a gerir insumos do cardápio e descobrir novos mercados.

O tradicional Bar do Alemão de Curitiba, muito famoso pelo joelho de porco e pela carne de onça, é um exemplo de restaurante que inovou ao procurou a empresa para criar um segmento de alimentos veganos e vegetarianos no cardápio. A Gold Food testou produtos e ajudou a desenvolver receitas novas que geraram mudanças significativas para o bar, que se adaptou às tendências da cidade e agora atende também ao público vegano.Clique para conhecer o site e descubra como a Gold Food pode ajudar o seu negócio a crescer.