Legenda: Um serviço feito por profissionais faz toda a diferença para o seu negócio!
Legenda: Um serviço feito por profissionais faz toda a diferença para o seu negócio!| Foto: Shutterstock
  • Por Gold Food Service
  • 15/09/2021 16:08

Quem trabalha na área da gastronomia sabe da importância de investir em uma excelente limpeza. Afinal, não adianta ter um ótimo cardápio com pratos saborosos se o espaço onde os clientes vão para aproveitá-los estiver sujo. Porém, por falta de informação ou até mesmo pela necessidade de corte de gastos, muitos gestores de restaurante investem apenas em uma limpeza simples com produtos comuns que já são utilizados no dia a dia em casa, ao invés de utilizarem equipamentos profissionais e produtos adequados para a cozinha.

Quando se trata de limpeza profissional para restaurantes é importante entender que ela será diferente daquela realizada em um hospital, uma fábrica ou uma residência, pois cada segmento tem suas particularidades.

Portanto, é essencial ter a consultoria de quem entende da área e conhece os padrões esperados na gastronomia, levando em consideração todas as dificuldades enfrentadas na rotina de uma cozinha e oferecendo soluções práticas que vão beneficiar tanto os seus clientes, quanto os funcionários e a saúde financeira do seu negócio.

Mas, para além da necessidade de seguir as normas já conhecidas da vigilância sanitária, quais são os benefícios de investir em uma limpeza profissional para restaurantes? Conheça os dois principais:

Retorno financeiro

Em um primeiro momento, pode parecer que a limpeza doméstica, feita com produtos comuns e fáceis de encontrar, como desinfetante e água sanitária, é a melhor opção para um estabelecimento que precisa cortar gastos. Afinal, esses itens são realmente mais baratos e para utilizá-los não será preciso investir em equipamentos ou treinamentos de equipe. Porém, quando vemos os resultados a longo prazo, fica evidente que a limpeza profissional traz um grande retorno financeiro.

Segundo Luciane Asinelli, gerente da divisão de limpeza profissional da Gold Food Service, isso acontece por causa do rendimento e da eficiência dos produtos.

“Apesar de ser um pouco mais cara do que o normal, a linha profissional rende muito mais, pois seus produtos são concentrados e devem ser utilizados com equipamentos dosadores que evitam desperdício. Por exemplo, um litro de um produto com quaternário de amônio diluído em água, que é um dos substitutos ideais para o álcool 70º, custa menos de R$ 1 em média, contra a média de R$ 5 o litro de álcool”, comenta.

“Além disso, a linha profissional é desenvolvida sempre pensando nas necessidades de cada segmento. Por exemplo, um detergente específico para cozinha de restaurante não terá cheiro, porque os odores atrapalham o preparo da comida”, complementa Luciane.

Ou seja: o investimento inicial nesses produtos até pode ser maior, mas, em pouco tempo, você verá que financeiramente vale muito mais a pena utilizá-los, além de usufruir dos benefícios de utilizar o produto correto para cada fim.

Segurança e preservação

A pandemia gerou uma imensa demanda por álcool líquido e em gel 70º no mercado. Isso trouxe a preocupação com a segurança, uma vez que são inflamáveis e sua chama é invisível.

Além disso, os protocolos exigidos para bares e restaurantes tornou ainda mais comum o uso exacerbado de borrifadores com álcool para higienizar diversas áreas, desconsiderando o fato de que o seu uso pode amarelar, esbranquiçar ou ainda ressecar superfícies de madeira, borrachas e plásticos, comprometendo a preservação do seu patrimônio.

Veja a seguir alguns exemplos de produtos e suas melhores aplicações na gastronomia:

Master Free CL Ecomaster (Hipoclorito de sódio)

Desengordurante potente, ideal para a limpeza da cozinha e utensílios.

Master Bac Food QA Ecomaster (Quaternário de amônio)

Detergente e desinfetante, é o substituto ideal do álcool 70º: não inflamável, não agride as superfícies e, em uma única etapa, limpa e desinfeta.

Master Guardian Ecomaster (Biguanida)

Desinfetante utilizado em grande escala em hospitais, é recomendado para limpeza e desinfecção de pisos e paredes, perfeito para a faxina do estoque do seu restaurante.

Conheça a Gold Food Service

A Gold é uma distribuidora de alimentos com loja online, que oferece 3 mil opções de produtos para o seu restaurante. Com apenas três cliques, você encontra o que procura e recebe no seu estabelecimento em até 24h.

Além de fornecer insumos de qualidade, a Gold também oferece consultoria para limpeza, profissional, realizando treinamentos e orientando toda a sua equipe a respeito dos melhores produtos e equipamentos que você encontra no mercado, para que todos entendam e façam uso dos produtos de forma correta.

Clique para conhecer o site e descubra como a Gold Food pode ajudar o seu negócio a crescer.