Qual é o melhor óleo de cozinha? Conheça um produto de qualidade para realizar as frituras no seu restaurante
| Foto: Shutterstock
  • Por Gold Food Service
  • 23/07/2021 13:36

Óleo de soja, de palma, de girassol, de canola, de milho, de bagaço de oliva. São muitas opções disponíveis no mercado que seu restaurante pode usar na cozinha. Porém, como acontece com outros ingredientes, uns são melhores que outros — seja porque são fabricados com insumos de melhor qualidade ou porque passam por um processamento mais refinado.

Escolher um óleo como o de soja, que muitas pessoas utilizam porque é um dos mais populares e mais baratos, acaba limitando a experiência gastronômica e também deixando os seus pratos menos saudáveis.

Mesmo sendo rico em Omega 3 e vitamina E, o óleo de soja acaba perdendo essas propriedades saudáveis quando é aquecido a mais de 180ºC ou quando é reutilizado muitas vezes. O resultado que os clientes recebem muitas vezes é uma batata frita com gosto de fritura, ou com gosto de outro produto que foi frito junto.

Assim, o ideal é sempre buscar um produto com melhor custo-benefício, que a sua qualidade faça valer o preço pago — como é o caso do óleo de algodão. Confira algumas das vantagens de escolher esse tipo de óleo:

Maior rendimento

Apesar de ser um pouco mais caro, o óleo de algodão rende de 3 a 4 vezes mais do que o de soja. Assim, o seu valor acaba compensando, pois o produto demora mais tempo para escurecer e se tornar aquele óleo com espuma que não pode mais ser utilizado em outros pratos. Portanto, pensando de forma estratégica no seu planejamento financeiro, faz muito mais sentido investir em um produto duradouro de qualidade, que também é rico em Ômega 6 e vitamina E. Com o óleo de algodão você consegue produzir muito mais e aproveitar ao máximo todo esse insumo, sem desperdiçar e nem reutilizar o produto.

Pratos mais saborosos

É muito comum os clientes passarem por experiências como pedir uma porção de batata frita e ela estar com gosto de peixe, ou apenas com gosto de óleo, perdendo todo o sabor da batata que ele procurava. Isso acontece porque o óleo de soja absorve gosto de outros produtos que estão sendo feitos na mesma fritadeira. Já o óleo de algodão evita que isso ocorra.

Por isso, na hora de pensar qual é o melhor óleo de cozinha, o chef consultor da Gold Food Service, Murilo Scandelari, explica que sempre dá preferência para esse óleo vegetal.

"O óleo de soja comum, com o tempo, satura e começa a queimar com cheiro ruim. Assim, o produto absorve um sabor muito forte que atrapalha a experiência de qualquer cliente. Por isso, eu prefiro investir no óleo de algodão e recomendo para todos que trabalham com gastronomia", comenta.

Ponto de fumaça mais alto

O ponto de fumaça é um valor muito importante para se atentar na hora de escolher qual é o melhor óleo de cozinha. Esse valor se refere à temperatura em que o óleo começa a queimar e oxidar, ou seja, é a partir desse ponto que ele passa a perder as suas qualidades.

Assim, o óleo de algodão se destaca entre as opções do mercado, pois seu ponto de fumaça é mais alto (entre 200º C e 220º C). Então, você pode utilizá-lo em 180º C, que é o padrão de fritura, e ele não vai gerar fumaça de fritadeira, nem perder suas propriedades saudáveis.

Outra boa dica para quem procura melhorar a qualidade do seu menu é filtrar e coar bem o óleo após o uso para tirar todas as impurezas sólidas. Assim você também garante que ele renda muito mais.

Conheça a Gold Food Service

A Gold Food Service é uma distribuidora de alimentos com loja online que oferece 3 mil opções de produtos, todos com a melhor qualidade do mercado, para montar o cardápio ideal do seu restaurante.

Com poucos cliques, você encontra o que procura e recebe no seu estabelecimento em até 24h. Além disso, a empresa também faz consultoria para seleção estratégica de produtos, redução de custos e criação de cardápio.

Clique para conhecer o site e descubra como a Gold Food pode ajudar o seu negócio a crescer.