Desvendando o paraíso das águas: Foz do Iguaçu, 14 passeios que você não pode perder
Desvendando o paraíso das águas: Foz do Iguaçu, 14 passeios que você não pode perder| Foto: Shutterstock
  • Por Governo do Estado do Paraná
  • 29/12/2023 17:49

Foz do Iguaçu é um daqueles destinos que encantam à primeira vista. Localizada no extremo Oeste do Paraná, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade é conhecida principalmente pelas Cataratas do Iguaçu, mas oferece muito mais do que uma paisagem deslumbrante. Uma mistura de natureza com uma história cultural rica, Foz do Iguaçu é um lugar único para se conhecer.

Neste artigo você vai descobrir os principais lugares para visitar e aproveitar ao máximo o paraíso das águas!

A cidade de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu possui uma história rica que remonta há séculos passados. Antes da chegada dos colonizadores europeus, a região era habitada por povos indígenas, principalmente da etnia guarani. Os primeiros europeus a explorarem a área foram os espanhóis, no século XVI. No entanto, foi apenas no século XIX, durante a Guerra do Paraguai, que a região ganhou importância estratégica, sendo palco de conflitos entre Paraguai e Brasil.

Ao longo do tempo, comunidades se estabeleceram e a cidade se desenvolveu significativamente durante o século XX, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu na década de 1970, tornando-se uma das maiores produtoras de energia do mundo. A proximidade com Paraguai e Argentina também contribuiu para a formação de uma atmosfera cosmopolita, refletida na cultura local e nas relações internacionais.

Atualmente, a cidade conta com 285 mil habitantes e é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, atraindo pessoas do mundo inteiro.

14 pontos turísticos para você visitar em Foz do Iguaçu

Para quem busca uma viagem repleta de experiências únicas e incríveis, Foz é o destino ideal para se visitar. Quanto mais tempo você tiver para descobrir a cidade, melhor, já que as atrações são inúmeras e seus dias serão intensos. Conheça os principais pontos que você não deve deixar de fora do seu roteiro:

1. Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu| Shutterstock

O Parque Nacional do Iguaçu, considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, abriga as Cataratas do Iguaçu e é a principal atração da cidade. Ele oferece uma área protegida para a flora e fauna da região e conta com trilhas e passeios de eco-aventura (rapel, escalada, rafting) para os amantes da natureza. Do lado brasileiro, são cerca de 185 mil hectares.

2. Cataratas do Iguaçu

Estampando os cartões postais e considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu são a atração principal. Você vivenciará uma experiência única junto às 270 quedas d'água, com trilhas para mirantes estratégicos no local. As Cataratas ficam na fronteira com a Argentina e podem ser visitadas nos dois países.

3. Trilha do Poço Preto

Para quem gosta de aventura, a trilha do Poço Preto é uma atividade dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com 9km de extensão e um percurso que dura cerca de 4 horas.

O passeio conta com guias apresentando a fauna e flora do parque e, no final da trilha, poderá conhecer a Casa da Mata, um abrigo em uma árvore de 10 metros de altura com vista panorâmica da mata e da Lagoa do Jacaré.

4. Macuco Safári

Também dentro do próprio Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safári é um passeio de barco nas quedas das Cataratas, para quem gosta de aventura e emoção. Você é levado de bote, pelo leito do rio Iguaçu, até perto das quedas dos Três Mosqueteiros.

5. Parque Nacional Iguazú – Argentina

O lado argentino conta com uma visita de 6km de caminhada, divididos em três trilhas para que os visitantes conheçam as Cataratas de vários ângulos. Um dos destaques são as passarelas que ficam acima da mata e das cachoeiras e funcionam como pontes.

6. Usina Hidrelétrica de Itaipu

Usina Hidrelétrica de Itaipu
Usina Hidrelétrica de Itaipu| Shutterstock

Uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, Itaipu é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Ela foi desenvolvida pelo Brasil e Paraguai, considerada um empreendimento binacional.

Você pode fazer passeios guiados, apreciar a vista panorâmica que dá uma visão geral dos pontos principais da Usina e reservatório, de 1.350km². A barragem tem aproximadamente 8km de extensão e 196 metros de altura.

7. Marco das Três Fronteiras

Marco das três fronteiras
Marco das três fronteiras| Shutterstock

No ponto de encontro entre o Brasil, Paraguai e Argentina, você pode visitar os obeliscos do Marco das Três Fronteiras, um local simbólico com vistas panorâmicas dos três países.

8. Templo Budista Chen Tien

Templo Budista Chen Tien
Templo Budista Chen Tien| Shutterstock

Um lugar de serenidade, o Templo Budista Chen Tien fica perto do Rio Paraná, é um local com jardins bem cuidados, esculturas imponentes — incluindo um Buda de 7 metros de altura — e uma atmosfera tranquila. É uma ótima opção para quem busca paz e contemplação.

9. Mesquita Muçulmana

Mesquita Muçulmana
Mesquita Muçulmana| Shutterstock

A mesquita muçulmana sunita Omar Ibn Al-Khattab é parte da presença da comunidade árabe em Foz do Iguaçu, foi construída a partir de 1981 e oferece visitas guiadas fora dos períodos de orações que ocorrem durante o dia.

10. Parque das Aves

Parque das Aves
Parque das Aves| Shutterstock

No Parque das Aves você poderá conhecer uma variedade de aves tropicais em uma área de 17 hectares de mata nativa, além de ter a oportunidade de interagir com algumas espécies exóticas. Ele foi criado em 1994 para oferecer condições de preservação ambiental e reprodução de animais.

O parque tem aproximadamente 1.500 aves de 140 espécies e conta com borboletário, viveiro de beija-flores e o setor de répteis com cobras e jacarés.

11. Dreamland Museu de Cera

Dreamland Museu de Cera
Dreamland Museu de Cera| Shutterstock

Com uma coleção de estátuas de cera realistas de personalidades famosas e personagens de filmes e desenhos, o Dreamland Museu de Cera oferece uma experiência única e divertida.

12. Passeio de helicóptero

Para quem deseja uma perspectiva diferente das Cataratas, uma opção de passeio é por meio do helicóptero que saí do Parque Nacional do Iguaçu e apresenta a beleza da região do alto.

13. Roda Gigante Yup Star

A Roda Gigante Yup Star fica a 300 metros do Marco das 3 Fronteiras. Uma estrutura de 88 metros de altura que oferece um passeio de 20 minutos, perfeito para programação em família.

14. Bar de Gelo

Uma atração diferente em Foz é o Dreams Ice Bar, um bar de gelo onde você entra em uma temperatura de -10°C e tudo lá dentro é feito de gelo, as mesas, bancos, paredes e até os copos.

Mais opções de passeios:

Movie Cars

O Movie Cars é um atrativo único no mundo, que junta a magia do cinema com a emoção do automobilismo. Tudo isso você pode encontrar em nosso passeio, que conta com mais de 50 veículos em 24 cenários hollywoodianos dos maiores sucessos da cultura pop.

Water Show

O Water Show é o maior show de águas e luzes do Brasil, localizado no lago do nosso complexo. O espetáculo conta com luzes, cores e fontes que coreografam um verdadeiro balé das águas, acompanhados de monumentais projeções 3D.

Foz do Iguaçu é o destino perfeito para suas férias, seja explorando trilhas nas proximidades das quedas d'água, mergulhando na energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu ou simplesmente apreciando a vista no Marco das Três Fronteiras, esta cidade oferece experiências únicas para todos os gostos. Não perca a oportunidade de vivenciar essa mistura cativante de natureza e cultura!

Para mais informações e planejar sua viagem, além de conhecer outros destinos incríveis do nosso estado, visite o site da Secretaria de Turismo do Paraná! Descubra todas as atrações que Foz do Iguaçu tem a oferecer e faça das suas férias uma experiência inesquecível!