A Ilha do Mel é uma das mais conhecidas e visitadas no estado
A Ilha do Mel é uma das mais conhecidas e visitadas no estado| Foto: Shutterstock
  • Por Governo do Estado do Paraná
  • 29/12/2023 17:23

O estado do Paraná, conhecido pela rica diversidade geográfica, reserva um tesouro único para os amantes da natureza: suas ilhas. Se você já se perguntou quantas ilhas tem no Paraná, prepare-se para descobrir uma seleção de destinos naturais perfeitos para suas férias.

Este artigo destaca as principais ilhas para adicionar à sua lista de viagem, desde a famosa Ilha do Mel até algumas menos conhecidas como a Ilha das Peças e a Ilha de Superagui.

Quantas ilhas tem no Paraná?

O Paraná tem uma notável diversidade de ilhas, no total são 57, que se espalham ao longo da costa, cada uma com sua própria personalidade e belezas únicas.

Para aqueles que amam entrar em contato com a natureza e vivem pelo sol, praia e mar, visitar cada uma dessas ilhas é o roteiro perfeito para aproveitar as férias. Além das paisagens, você também pode fazer atividades como mergulho, passeios de barco e observar os animais silvestres.

Quais as principais ilhas para adicionar ao seu roteiro?

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um destino perfeito para os amantes da natureza e do ecoturismo. Parte do município de Paranaguá, esse refúgio se destaca pelas paisagens paradisíacas, trilhas deslumbrantes e faróis históricos.

Alguns dos lugares que você deve visitar na ilha são a Gruta de Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Além disso, os passeios são diversos, desde trilhas na mata até explorar as praias como a Praia Grande, Praia do Farol, Praia de Brasília e Praia de Fora.

Quanto à hospedagem, você encontra opções como casas de aluguel, pousadas, campings e hotéis. O acesso é feito por barcos que partem de Paranaguá e Pontal do Paraná.

Com uma capacidade máxima de cinco mil visitantes, a Ilha do Mel é um paraíso remoto e encantador, ideal para quem busca tranquilidade com paisagens arrebatadoras.

Ilha das Peças

A Ilha das Peças, situada na Baía de Paranaguá e vizinha da Ilha do Mel, é um refúgio tranquilo para quem busca passar um tempo em família e em contato com a natureza.

Com uma população de cerca de 350 pessoas, a Ilha das Peças possui infraestrutura básica, incluindo energia elétrica e água encanada tratada. A ilha tem a pesca e o cultivo de ostras como suas principais atividades econômicas, e é conhecida como o berçário dos botos-cinza, que estão presentes em quase todas as travessias.

O acesso ao local é exclusivo por barco e parte de Paranaguá, Guaraqueçaba e outras ilhas da região, com tempo médio de travessia de 1h30.

Quem busca lazer encontra opções de trilhas, passeios de barco, avistamento de botos e passeios de bicicleta pela orla.

Ilha de Superagui

A Ilha de Superagui é um santuário ecológico com praias intocadas e uma biodiversidade rica. A ilha abriga manguezais e restingas, atraindo uma diversidade de animais, incluindo espécies ameaçadas como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa.

Ela foi criada artificialmente em 1953 com a abertura do Canal do Varadouro, e tem a maior extensão territorial do estado. Atualmente conta com cerca de 1200 moradores que residem na Barra de Superagui, onde se concentram pousadas, restaurantes e campings do Parque Nacional. A única maneira de chegar à ilha é de barco, partindo de Guaraqueçaba, Ilha do Mel ou Paranaguá, com uma viagem que leva cerca de três horas, dependendo das condições do mar.

Quem decidir visitá-la poderá desfrutar de atividades como danças de Fandango no Bar Akdov, avistamento de botos e degustação da Cataia, uma cachaça local conhecida como whisky caiçara.

Ilha do Teixeira

Uma opção menos explorada, a Ilha do Teixeira possui águas cristalinas e ambientes preservados onde é possível observar diversas espécies. Com uma população de 130 moradores, a Vila da Ilha do Teixeira pertence ao Município de Paranaguá, para chegar até lá você deve pegar um barco saindo de Paranaguá, no trapiche de embarque do Rocio ou por Antonina.

Ao visitar a Ilha do Teixeira, você pode fazer passeios pelas trilhas, pescar na Baía de Paranaguá (robalo, pescadas, calafate, dentre outros peixes), degustar um aperitivo no Bar do Pescador e aproveitar o passeio de barco para avistar os botos-cinzas, além de dar uma passada no Mirante da Ponta do Touro.

São Miguel

Conhecido também como Saco do Tambarutaca, nome que faz referência a um crustáceo que era muito encontrado nas proximidades da comunidade, a ilha de São Miguel se destaca por suas piscinas naturais formadas durante a maré baixa.

Também localizada na baía de Paranaguá, a população é de aproximadamente 400 moradores. A vila tem como principal atividade econômica a pesca, principalmente a do siri.

Na Ilha de São Miguel você pode fazer trilha de bicicleta, subir ao Morro do Careca, oficina de cestaria com cipó, ver o pôr-do-sol no trapiche, e participar das festas do Divino Espírito Santo e do Senhor Bom Jesus, que acontecem entre julho e agosto.

Eufrasina

Eufrasina é uma vila de Guaraqueçaba, com uma população de cerca de 100 moradores. Ela é uma ilha particular com acesso restrito, um santuário de fauna e flora, que oferece uma experiência exclusiva aos visitantes.

Na sua visita você pode fazer passeios de canoa a remo, trilhas com cachoeira ou pescaria na Baía de Paranaguá.

Piaçaguera

A Ilha de Piaçaguera tem cerca de 210 moradores, a comunidade lá se iniciou com pescadores que se estabeleceram no local.

Um dos passeios conhecidos é a visita a uma igreja construída sobre um sambaqui, que possui uma lenda de uma noiva que assombra o local. Outras atividades são fazer trilhas e remar até a vila para almoçar ou tomar um café da manhã caiçara.

Ilha do Amparo

A Ilha do Amparo é outra opção de refúgio para as férias, com praias tranquilas e áreas preservadas. Sua história está ligada aos pescadores que utilizavam o local como abrigo temporário, a ilha oferecia amparo com a presença de um pequeno rio.

Atualmente a população é de cerca de 230 moradores, que tem como atividade econômica principal a pesca, principalmente a do camarão branco.

Você pode visitar o costão rochoso, fazer trilhas para São Miguel ou Piaçaguera e participar de festas da comunidade: Festa de São Sebastião (janeiro), festa do Camarão (fevereiro a março), festa da Tainha (maio).

Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

A Ilha dos Currais é o primeiro parque marinho do Paraná, é formado por três ilhas: uma grande ilha com vegetação no cume, uma segunda rochosa um pouco menor e outra com apenas um pico de pedra.

É conhecida como um dos principais pontos de mergulho do litoral paranaense, mas o desembarque não é recomendado, já que não há praias no local.

Dicas para a sua viagem

Faça um Planejamento

Algumas ilhas têm acesso restrito, portanto, é aconselhável planejar sua visita com antecedência e verificar as restrições de entrada.

Certifique-se de garantir transporte confiável para chegar às ilhas, seja por meio de barcos regulares ou outros meios de acesso, considerando horários e disponibilidade.

Leve o necessário

Esteja preparado para trilhas e atividades ao ar livre, trazendo consigo roupas confortáveis, calçados apropriados e protetor solar.

Preservação Ambiental

Mantenha uma distância segura da fauna local, evitando alimentar animais e respeitando os habitats naturais. Esteja atento às orientações locais para minimizar impactos ambientais.

Leve consigo todo o lixo produzido durante a visita e descarte-o de maneira responsável. Contribua para a manutenção da limpeza e preservação do ambiente.

As ilhas do Paraná oferecem uma variedade de experiências para os amantes da natureza. Seja explorando trilhas na Ilha do Mel ou descobrindo a serenidade da Ilha das Peças, cada destino é uma oportunidade única de se reconectar com a beleza natural preservada do estado. Para planejar sua viagem e ter mais informações sobre os locais, visite o site da Secretaria de Turismo do Paraná! Descubra as ilhas que tornam o litoral paranaense um paraíso para os amantes da natureza.