A cidade é conhecida pelas praias de água doce que flui do Rio Paraná
A cidade é conhecida pelas praias de água doce que flui do Rio Paraná| Foto: Shutterstock
  • Por Governo do Estado do Paraná
  • 05/01/2024 09:10

Em busca de um destino tranquilo e cheio de belezas naturais para suas próximas férias? Se você ainda não conhece Porto Rico, no Paraná, essa pode ser uma escolha perfeita. Praias de água doce às margens do Rio Paraná, que oferecem um banho tranquilo, com águas calmas e sem ondas, criam um ambiente relaxante e trazem tudo o que você precisa para aproveitar as férias.

Este artigo vai mostrar por que Porto Rico é um destino encantador que oferece uma mistura perfeita de belezas naturais, atividades emocionantes e uma gastronomia deliciosa.

Porto Rico, Paraná

Localizado no noroeste do Paraná, a 502km de Curitiba e 172km de Maringá, Porto Rico tem uma área de 396,86 km², conta com cerca de 28km de margem do Rio Paraná e uma população de 2.556 pessoas.

O município se destaca pela atmosfera tranquila e paisagens deslumbrantes, e o fácil acesso a partir de cidades próximas torna a cidade uma escolha conveniente para escapar da rotina e mergulhar na natureza. Durante a temporada e feriados, a cidade chega a receber até 20 mil pessoas.

Por que visitar Porto Rico?

A resposta é simples: a cidade é um verdadeiro paraíso para quem busca mudar de ares e vivenciar dias tranquilos junto à natureza, ou para os adeptos da pesca esportiva e mergulhos.​

A integração entre as ilhas, praias e serviços turísticos permite que os visitantes transitem facilmente entre os locais, podendo aproveitar ao máximo o refúgio acolhedor e afastado da rotina da cidade grande.

Belezas naturais

As belezas naturais de Porto Rico são cativantes. Cada canto da cidade transmite uma sensação de calma e serenidade. A natureza é um dos principais atrativos para os visitantes, são várias áreas preservadas e espaços perfeitos para trilhas, caminhadas e atividades em contato com a natureza.

As praias de água doce do Rio Paraná, que flui ao lado da cidade, oferecem oportunidades para passeios de barco e pesca esportiva, além de outros esportes aquáticos.

Pesca esportiva

Porto Rico é um destino renomado para quem gosta da pesca esportiva. O Rio Paraná abriga uma variedade de espécies de peixes, como: jaú, tucunaré, pintado, dourado, surubim, tainha, robalo, linguado, entre outros.

Para quem se interessar, pode buscar guias e pesqueiros locais que indicam os melhores pontos para a prática e regras.

Passeios de barco

Além de aproveitar a praia para se banhar, você poderá explorar as águas cintilantes do Rio Paraná com passeios de barco pela margem do rio. É uma experiência relaxante e memorável para todas as idades.

Gastronomia

Com uma influência marcante da região, a culinária destaca-se por pratos que capturam os sabores frescos da área. Pratos tradicionais, como peixe assado e acompanhamentos de mandioca, são oferecidos em restaurantes acolhedores que proporcionam uma verdadeira experiência culinária.

Quais os lugares mais visitados de Porto Rico?

Praia de Santa Rosa

A praia de Santa Rosa também é conhecida como Prainha, uma opção tranquila à beira do rio, com areias douradas e um ambiente acolhedor. Uma das mais visitadas pelos turistas, ali você encontra lanchonetes, aluguel de barracas e cadeiras e banheiros públicos.

Praia da Carioca

Para quem busca um espaço mais reservado, a Praia do Carioca é um refúgio isolado com águas calmas. Por ser mais reservada, você não tem acesso aos mesmos serviços da praia de Santa Rosa, então o ideal é se preparar e levar tudo que for precisar para aproveitar o dia ao máximo.

Praia Cabeça da Ilha Mutum

A Praia Cabeça da Ilha Mutum é estrategicamente localizada. Com a baixa do rio, forma-se uma piscina natural de onde é possível apreciar vistas incríveis entre o leito do Rio Paraná e os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A praia também não possui serviços.

Parque das Águas

Uma opção diferente para variar sua visita é o Aqua Park, um local que combina áreas verdes, parques infantis e fontes termais, oferecendo um ambiente ideal para atividades ao ar livre, além de restaurantes, hotel e centro de eventos.

Centro de Mergulho ProDriver

O centro ProDriver permite explorar as profundezas de água doce do Rio Paraná com especialistas em mergulho, descobrindo a vida aquática dessa região única. São oferecidasdiversas opções de mergulhos dos mais variados níveis, onde você terá experiências inesquecíveis.

Conheça mais praias de água doce no Paraná

Descubra as incríveis praias de água doce no Noroeste do Paraná e aproveite a beleza natural da região. Além de Porto Rico, há várias outras praias para explorar, que oferecem experiências únicas e revigorantes. Seja para praticar esportes aquáticos, relaxar à beira do rio ou simplesmente apreciar a natureza, esses destinos proporcionam momentos especiais.

São Pedro do Paraná

São Pedro do Paraná, com cerca de 2,6 mil habitantes, e praias de água doce, é um destino que oferece uma experiência única para quem busca tranquilidade e contato com a natureza durante as férias.

Onde ir em São Pedro do Paraná

  • Praia Porto São José;
  • Praia da Gruta;
  • Mirante do Cristo;
  • Cachoeira das Corujas;
  • Lagoa Xambrê;
  • Espaço Cultural Maria de Lourdes de Lima;

Querência do Norte

Querência do Norte, com pouco mais de 12 mil habitantes, é rodeada por áreas de preservação ambiental e cortada pelo Rio Paraná. É uma outra opção de praias serenas de água doce, além de ser conhecida por suas trilhas ecológicas.

Onde ir em Querência do Norte

  • Portos da Cordialidade
  • Pantanal Paranaense
  • Festa do Arroz
  • Estância Figueiredo

Marilena

O município, com cerca de 7 mil habitantes, é o ponto de encontro dos rios Paraná e Paranapanema e também é conhecido pelas praias de água doce e belezas naturais. Algumas festividades tradicionais de Marilena são a Festa do Peixe na Telha e a Festa do Milho.

Onde ir em Marilena

  • Porto Maringá
  • Ilha de Guadalupe
  • Encontro das águas

Férias no Paraná

As praias no Paraná oferecem uma escapada perfeita para quem procura uma combinação de beleza natural, atividades emocionantes e momentos relaxantes à beira do rio. Planeje suas férias no Paraná e descubra o encanto que Porto Rico e outros municípios reservam para você! Para mais informações sobre a temporada de verão no estado, programação de shows e outras atrações culturais, acesse o portal do Verão Maior Paraná!