Conhecer bem a área instalada, atentar-se às normas e dimensões do vidro e contratar uma empresa de qualidade são os três requisitos básicos na hora de escolher a melhor vidraçaria para o seu projeto.
Conhecer bem a área instalada, atentar-se às normas e dimensões do vidro e contratar uma empresa de qualidade são os três requisitos básicos na hora de escolher a melhor vidraçaria para o seu projeto.| Foto: Shutterstock
  • Por Grupo Cometa
  • 19/08/2021 13:55

Assim como em outros aspectos de uma obra, a escolha da vidraçaria é uma etapa muito importante e não deve ser negligenciada. Contudo, devido aos modelos cada vez mais tecnológicos e versáteis oferecidos no mercado, às vezes essa decisão vem junto de uma enorme dor de cabeça. Afinal, dentre tantas opções para sacadas, tetos, paredes, muros e até pisos, como saber qual o melhor vidro para o seu projeto?

Pensando nesta questão, trouxemos os três requisitos básicos para a escolha da melhor vidraçaria para o seu projeto. Confira:

1- Conheça bem a área instalada

Seja para uma reforma ou uma nova construção, é preciso saber identificar o vidro que cada área precisa e também o ambiente em que ele será instalado. Locais com muita incidência solar, por exemplo, carecem de um vidro que impeça o superaquecimento do interior da residência. Já para áreas muito frias, vale a pena investir em um vidro com alta proteção térmica, ajudando a manter o calor dentro do cômodo.

Os vidros laminados, por exemplo, são excelentes para atenuar o excesso de ruídos externos, tornando-os uma opção interessante para quem busca tranquilidade e sossego. Também são ótimos ao filtrar os raios UV, minimizando o impacto do sol em móveis e tecidos, sem interferir no crescimento das plantas.

Já os vidros temperados são a escolha ideal para quem busca segurança, pois são cinco vezes mais resistentes a choques térmicos do que um vidro comum de espessura semelhante.

Porém, mesmo conhecendo os modelos, é fundamental contar com uma vidraçaria confiável, com conhecimento técnico e expertise de mercado para orientá-lo nas escolhas certas.

2- Atenção às normas e dimensões do vidro

No Brasil, temos várias NBRs (Normas Brasileiras) que dizem respeito à instalação de vidros em residências e edifícios comerciais. Para preservar a segurança de todos, é importante conhecê-las antes mesmo de escolher o material para a obra.

as dimensões e espessuras dos vidros devem ser minuciosamente analisadas, visto que essas características interferem no isolamento térmico e acústico, além do seu aspecto visual.

Após certificar-se de que as normas estão sendo seguidas e que as dimensões e espessuras atendem as características do seu espaço, fica mais fácil escolher entre vidros temperados, laminados, pintados, refletivos, multilaminados, translúcidos, espelhados e todas as outras opções disponíveis no mercado.

De todo jeito, estas especificações são de responsabilidade da vidraçaria, que deve te dar todo o suporte no momento da decisão. Por isso, escolha uma empresa de qualidade.

3- Contrate uma empresa de qualidade

Demora na entrega e serviço de baixa qualidade são algumas das reclamações mais comuns em obras ou reformas. Para minimizar esse desgaste, é essencial escolher uma empresa que ofereça um atendimento personalizado e qualificado. Assim, você previne gastos futuros com mercadorias defeituosas e minimiza os arrependimentos que costumam acompanhar obras mal planejadas.

Além disso, quanto às normas descritas no tópico anterior, é importante que a vidraçaria contratada utilize materiais certificados e que seguem os padrões estabelecidos pelas NBRs — fundamentais para evitar acidentes. Para isso, uma das maneiras de certificar-se quanto à qualidade do serviço oferecido é pedindo informações dos seus projetos anteriores e conferindo seu tempo de experiência na área.

Em todos estes aspectos, é fundamental contar com uma vidraçaria com experiência e conhecimento técnico. Conheça a empresa, vá até suas instalações e veja os produtos de perto, além de pesquisar na internet. São formas de você garantir a escolha certa da empresa que irá realizar seu projeto.

A Vidraçaria Cometa, por exemplo, atua no ramo vidreiro há mais de 50 anos e possui um portfólio amplo de serviços. Se você pensa em reformar e está em busca de uma equipe técnica comprometida com a qualidade do material e da sua instalação? A Vidraçaria Cometa pode te ajudar.

Clique e veja os projetos da Vidraçaria Cometa.