Conheça o avanço da tecnologia da bateria de carros elétricos
| Foto:
  • Por Grupo Servopa
  • 01/06/2023 19:01

Mesmo que não pareça tão comum no Brasil, o uso de carros elétricos já acontece há muitos anos. Seu uso começou na Europa e nos Estados Unidos, e está avançando no mundo todo.

Nesse processo de popularização dos carros elétricos, muitas dúvidas sobre a sua autonomia sempre surgiram no meio do caminho. Por exemplo: uma bateria de um carro elétrico dura quanto tempo?

Antigamente, as baterias duravam poucas horas, tinham pouca potência e podiam pesar até 100 kg. Hoje, essa tecnologia está bem mais avançada, possibilitando trafegar por horas sem precisar recarregar o veículo.

Neste artigo, você pode conferir como funcionam atualmente as baterias de carros elétricos e como elas garantem uma excelente autonomia. Boa leitura!

Como funciona a bateria de um carro elétrico

Os carros movidos por energia elétrica possuem um sistema de peças e tecnologias diferentes dos modelos movidos a combustão.

Um carro movido por energia, por exemplo, possui a premissa básica de ter um motor elétrico e usa uma bateria tracionária. Essa bateria comumente é feita de íons de lítio, mas também pode ser encontrada em Níquel Hidreto Metálico (NiMH), chumbo ácido e supercapacitor.

De maneira simples, a bateria é a responsável por armazenar a energia que será necessária para que o motor acione as rodas do veículo, fazendo-o se locomover.

Bateria elétrica dos carros da Volvo, BYD e Audi

Confira o funcionamento das baterias de carros elétricos das marcas do Grupo Servopa: Volvo, BYD e Audi.

Volvo

A linha de carros elétricos da Volvo é a mais vendida no Brasil. O modelo Volvo XC40 é um dos modelos mais procurados no momento, e sua bateria garante um carregamento rápido de 10 a 80% em apenas 28 minutos e tem um consumo de energia elétrica de 23,8 kWh/100 km. Além disso, sua capacidade de bateria utilizável é de 67 kWh.

BYD

A BYD é uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo e ganha mais espaço no mercado devido à sua alta tecnologia e preços mais acessíveis.

A marca realizou o desenvolvimento e aplicação da bateria Blade em todos os veículos elétricos. O BYD TAN EV, por exemplo, foi o primeiro SUV 100% elétrico da empresa lançado com essa tecnologia.

As baterias Blade garantem um carregamento de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. Essa tecnologia é altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP). Em seus testes, o modelo conseguiu manter a temperatura baixa, em até 60ºC, diminuindo o risco de explosões e incêndios.

Audi

A Audi possui uma linha de veículos elétricos completa e inovadora. Todos os automóveis possuem design único e requintado.

A linha de carros elétricos e-tron pode ser carregada em qualquer tomada, seja ela 110V, 220V e até mesmo monofásico ou em alta potência.

A bateria dos modelos e-tron possui autonomia de 100 kWh. O veículo permite realizar um gerenciamento de carga diretamente no painel. Por meio desse direcionamento é possível carregar o seu veículo entre 50 e 80%, evitando sobrecarga em casos de carregamento noturno.

Encontre carros elétricos em Curitiba no Grupo Servopa!

O avanço da tecnologia permitiu a criação de baterias mais eficientes, tornando a autonomia de carros elétricos muito semelhante à dos carros movidos a combustão, mas com o benefício de ser um veículo 100% elétrico e sustentável.

Se você procura por um carro elétrico que combine com o seu estilo, conheça os modelos do Grupo Servopa. As marcas Volvo, BYD e Audi oferecem o melhor da tecnologia e inovação para proporcionar uma mobilidade sustentável sem alterar seu estilo de vida.

Conheça as linhas completas de carros elétricos que atendem as necessidades dos diferentes consumidores. Vá até uma concessionária e faça um test-drive!

Audi Center Curitiba | 41 3333-2000 | R. General Mário Tourinho, 1082 – Seminário, Curitiba.

BYD Servopa | 41 3072-3030 | R. Rockefeller, 1217, esquina com a Rua Chile.

Volvo Open Point | 41 3340-6650 | R. Jerônimo Durski, 943 – Batel, Curitiba.