A evolução dos carros elétricos e híbridos: tecnologias emergentes e inovações
| Foto:
  • Por Grupo Servopa
  • 01/06/2023 19:15

Estima-se que o primeiro carro elétrico surgiu em 1888, na Alemanha. O modelo Flocken Elektrowagen, criado pelo inventor e empresário Andreas Flocken, consistia em uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kWh e uma bateria que pesava 100 kg. O veículo podia chegar a velocidade de 15 km/h.

Desde então, muito mudou e se reinventou. Os carros não são mais de madeira, as baterias são muito mais leves e possuem muito mais autonomia. Toda a evolução foi necessária para chegar ao nível em que estamos hoje, onde os carros podem ser 100% elétricos e ser tão eficientes quanto veículos movidos à combustão.

Neste artigo, você poderá entender um pouco mais sobre o cenário da evolução dos carros elétricos e as novas tecnologias que estão surgindo. Confira!

Diferença entre carros híbridos e elétricos

Antes de tudo, é preciso entender que dentro da categoria de veículos eletrificados existem dois modelos: o híbrido e o elétrico.

Enquanto o modelo híbrido usa de um motor elétrico com o objetivo de potencializar a performance do veículo, um carro 100% elétrico é movido exclusivamente por eletricidade, com a sua bateria sendo carregada e sem a necessidade de usar combustíveis.

Antigamente, a presença dos veículos híbridos no mercado era muito comum. Hoje em dia, os carros híbridos abrem espaço para o crescimento dos veículos 100% elétricos.

Primeiros carros elétricos

Como brevemente explicado na introdução do artigo, estima-se que o primeiro veículo elétrico surgiu em 1888, na Alemanha.

A partir desse acontecimento, os carros elétricos passaram a ser usados no início do século XX, e os primeiros usuários desse modelo foram os taxistas de Nova York. Alguns historiadores acreditavam que um terço dos carros nas estradas dos Estados Unidos eram elétricos em 1900, enquanto outras fontes acreditam que esses veículos superaram os veículos a combustão entre 1899 e 1900.

Apesar da grande adesão dos veículos elétricos pela elite, naquela época, os carros movidos à combustão ganharam mais visibilidade no mercado devido às suas vantagens, como possibilidade de produção em cadeia, preço mais baixo, descoberta das reservas de petróleo e mais condições técnicas.

Evolução dos carros elétricos 

Desde a invenção do carro elétrico feito de madeira, muito mudou. Além da sua estrutura externa, que hoje é idêntica a um veículo movido à combustão, a sua autonomia melhorou muito.

Em meados de 2015, alguns veículos elétricos possuíam baterias de 22 kWh, e uma autonomia máxima de 135 km. Hoje, muitos veículos elétricos possuem baterias de 62 kWh e autonomia máxima de 384 km.

O tempo de carregamento também melhorou. Em 2015, carregar o veículo elétrico por meia hora garantia uma autonomia de 107 km. Atualmente, carregar o veículo pelo mesmo período pode garantir uma autonomia de 450 km.

Outro ponto que merece destaque é a qualidade da infraestrutura de carregamento. Anos atrás, um dos principais desafios de quem tinha um carro elétrico era saber onde carregar o seu automóvel.

Hoje, a infraestrutura de carregamento é mais robusta, com uma maior quantidade de eletropostos disposta pela cidade, seja em shoppings, restaurantes e hospitais.

Novas tecnologias para carros elétricos

Muito já se evoluiu desde a invenção do primeiro carro elétrico, mas ainda assim há inúmeras possibilidades de inovar nesse ramo. Com o auxílio de tecnologias emergentes e diversas inovações em desenvolvimento, muito pode mudar nos próximos anos.

Um dos estudos que está melhor encaminhado é o do carro autônomo. No projeto, a automação é dividida em níveis que vão de 0 a 5. O 0 ainda necessita das ações do motorista, mas já possui grandes facilidades, como motor de ré e controles de velocidade.

No nível 5, o motorista será um mero passageiro. Nesse caso, o carro será capaz de identificar buracos nas ruas, ler placas de trânsito e buscar o dono onde ele precisa.

Outra tendência no mercado é transformar os carros elétricos em captadores de energia solar. No Reino Unido essa ideia já está bastante desenvolvida. O desafio aqui é em como instalar placas solares em um espaço tão pequeno, mas a ideia é promissora.

Encontre o futuro da mobilidade no Grupo Servopa!

Os carros elétricos evoluíram muito, mas ainda podem receber inovações capazes de gerar energia limpa, tornando o consumo mais sustentável e menos poluente para o meio ambiente. Com muitos projetos de diminuir e até erradicar os carros movidos à combustão dentro de alguns anos, no mundo todo, é um fato que os veículos elétricos são o futuro da mobilidade urbana.

Se você também deseja fazer parte disso e conhecer melhor os diferentes modelos de carros elétricos disponíveis no mercado, conheça o Grupo Servopa. Temos em nosso grande portfólio as concessionárias exclusivas das grandes marcas BYD, Audi e Volvo. Elas oferecem linhas completas de carros elétricos excepcionais que atendem as necessidades dos diferentes consumidores.

Vá até a concessionária mais próxima e entenda melhor a tecnologia de cada modelo!

Audi Center Curitiba | 41 3333-2000 | R. General Mário Tourinho, 1082 – Seminário, Curitiba.

BYD Servopa | 41 3072-3030 | R. Rockefeller, 1217, esquina com a Rua Chile.

Volvo Open Point | 41 3340-6650 | R. Jerônimo Durski, 943 – Batel, Curitiba.