Urso Capital
Ricardo Urso, fundador da Urso Capital, e Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos.| Foto: Divulgação
  • Por Grupo Urso
  • 14/12/2023 11:20

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Ricardo Urso, um dos sócios-fundadores da Urso Capital, mudou-se para Curitiba aos 15 anos. A transição de endereço ocorreu devido ao trabalho de seu pai, Antonio Luiz Urso, CFO renomado com vasta experiência em grandes empresas do mercado.

Com formação em administração, Ricardo aspirava seguir os passos do pai. Para concretizar esse objetivo, buscou uma especialização em Finanças na UCLA, University of California, Los Angeles, e mais tarde ingressou em um MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na Fundação Getúlio Vargas.

Durante sua especialização em Los Angeles, Ricardo encontrou um amigo enfrentando desafios em sua empresa. Isso o levou a contatar seu pai, percebendo a oportunidade de auxiliar na recuperação da companhia. Foi assim que pai e filho desenvolveram um modelo de diagnóstico inédito para avaliar melhorias na empresa, preparando um plano de ação com garantia de retorno de 4 a 10% do faturamento.

"Criamos um modelo de negócios que permitiu mostrar valor e conquistar novos clientes", conta Ricardo.

Assim nasceu a Urso Consultoria  e, a partir desse momento, o crescimento foi natural e novas áreas foram sendo implementadas no grupo para atender todas as demandas dos clientes, de ponta a ponta. Atualmente, o Grupo Urso opera em seis frentes: Processo de M&A, Viabilidade Jurídica e Tributária, Business Intelligence, Contabilidade e Folha, Gestão de Talentos e Assessoria de Investimento. O sócio-fundador, Ricardo Urso, falou com exclusividade ao GazzConecta sobre os desafios, cenário de atuação, bem como perspectivas futuras do Grupo Urso. Confira.

Quais são os desafios que o setor do Grupo Urso enfrenta atualmente?

Ricardo Urso: Embora o setor de consultoria seja antigo, muitos proprietários de empresas ainda não exploram completamente os serviços oferecidos. A falta de conhecimento sobre a importância de um advisor preparado leva as empresas a contratar serviços separadamente, resultando na perda de qualidade e velocidade no processo - e não alcançam o máximo de resultado que poderiam.

Nós, da Urso, por meio das nossas áreas, conseguimos atuar com uma equipe multidisciplinar que atende desde a contabilidade, desenvolvendo tecnologia para geração de dashboard, bem como viabilidade jurídica, contratação de cargos-chave, até a realização da venda da empresa, alocando os recursos nos melhores produtos de mercado. Então, oferecemos uma abordagem completa, fechando o ciclo das necessidades empresariais.

Quais são as perspectivas de crescimento para o Grupo Urso nos próximos anos?

Ricardo Urso: Vislumbramos um crescimento significativo nos próximos anos, aproveitando um mercado vasto e pouco explorado. Há muitas empresas desatendidas que necessitam de um trabalho como o nosso. Em 2023, realizamos um grande feito que foi a constituição da Urso Capital, filiada à Corretora EQI, fechando o ciclo de serviços oferecidos aos clientes.

Eles estão nos apoiando em várias frentes para o crescimento dessa vertical, e isso proporcionará o crescimento do Grupo Urso como um todo, sendo a grande geradora de oportunidades para operações maiores. Nos próximos dois anos, estaremos investindo mais de R$ 7 milhões em formação de equipe, trazendo mais pessoas para fazer parte do nosso time, alinhadas à nossa cultura de longo prazo e performance.

Estamos passando por um momento muito importante, expandindo a empresa e criando mais oportunidades de negócios, tanto para nossos clientes quanto para a Urso. Trabalhamos firmes para chegar até aqui, e isso nos trouxe visibilidade de empresas que estão nos apoiando. Recebemos um investimento da EQI para estruturar a Urso Capital e, em breve, anunciaremos a entrada de mais um importante fundo paranaense na sociedade da nossa empresa.

Qual é o diferencial do Grupo Urso?

Ricardo Urso: Destacamo-nos por ser o único escritório com sintonia direta entre a geração de valor na pessoa jurídica e a aplicação desta valorização na pessoa física.

Quais são os principais números do Grupo Urso?

Ricardo Urso: Somos uma empresa relativamente nova em um segmento difícil de operar. A nossa cultura, baseada em resiliência, resultado e transparência com o cliente, nos provou que é possível fazer acontecer. Nos últimos 24 meses, foram concluídas 7 operações de M&A, um número que nos deixa muito orgulhosos.

Afinal, o maior player do mercado, que fica em São Paulo, concluiu, em média, 15 operações por ano. Não estamos tão distantes e entendemos que Curitiba é uma praça com potencial significativo para operações de M&A.

Atuamos com empresas de médio porte e já controlamos mais de R$ 2 bilhões em faturamento e mais de 10 mil colaboradores de nossos clientes. Temos um pipeline robusto de operações que estão para acontecer. Quando o cliente entende o valor do nosso negócio, ele se fideliza e caminha conosco por muitos anos.

De que maneira o Grupo Urso está contribuindo para o desenvolvimento de outras empresas e empreendedores? Existem programas ou iniciativas para apoiar startups ou negócios emergentes?

Ricardo Urso: O nosso trabalho é profissionalizar e melhorar a qualidade do negócio do nosso cliente. O sucesso dele é nosso sucesso, simples assim. A gente entra de cabeça, colocamos a mão na massa e fazemos acontecer.

O crescimento só é possível com visibilidade - e é isso que entregamos. Conseguimos mapear cada detalhe financeiro da empresa, conectando diversos sistemas e gerando a informação em tempo real.

Se o cliente tem diversos sistemas para controle da operação, conseguimos reunir tudo em um só lugar. A partir daí, trabalhamos no desenvolvimento da rentabilidade por contrato, linha de negócio, região, tipo de produto ou o que for a necessidade dele. Pegamos na mão do cliente e vamos juntos para o caminho certo. Ao ter certeza de que um produto está dando prejuízo, focamos no que realmente faz a empresa crescer.

Além de atuar lado a lado com nossos clientes, sou sócio investidor dos dois principais fundos de Venture Capital do Paraná que, juntos, já investiram em mais de 40 startups. Analiso, também, muitas empresas novas e as direciono.

Qual é o principal compromisso e propósito do Grupo Urso?

Ricardo Urso: Reforço o nosso compromisso em ser transparente e entregar resultados. Estamos sempre dispostos a escutar e buscar a melhor solução para o nosso cliente.

Nós da Urso Capital trabalhamos com muito respeito à história que construímos até aqui e queremos ser precursores de bons acontecimentos para as empresas e proporcionar a sucessão familiar para os herdeiros. Trabalhamos em formato multi family office, que proporciona todos os serviços dentro de casa, facilitando a jornada e oferecendo nossa experiência para ele.