Arquitetura e tecnologia combinam para tornar a vida dos moradores mais saudável e confortável.
Arquitetura e tecnologia combinam para tornar a vida dos moradores mais saudável e confortável.| Foto: Shutterstock
  • Por GT Building
  • 08/10/2021 18:50

Investir em um apartamento inteligente pode trazer mais benefícios do que você imagina. Especialmente no contexto da pandemia da Covid-19, ter um imóvel espaçoso e pensado para contribuir com o seu bem-estar faz toda a diferença no cotidiano.

A preocupação com as demandas desses novos tempos é um dos fatores que explicam a ascensão do mercado de alto padrão nos últimos dois anos. Muito mais do que ostentação, luxo também significa saúde.

Aliada à aplicação de tecnologias importantes, a arquitetura wellness é a grande aposta dos profissionais mais renomados do ramo para garantir o equilíbrio e a comodidade que você precisa.

A arquitetura do bem-estar em um apartamento inteligente

O conceito de wellness visa transformar o ambiente interno de um imóvel a fim de impactar a vida dos moradores de forma positiva. A ideia é diminuir os níveis de estresse e proporcionar o bem-estar físico e mental.

Colocar o ser humano em contato com a natureza é um dos principais pontos. Com a necessidade da quarentena, arquitetos e designers têm preferido optar por mais ventilação, iluminação e qualidade das varandas – o que permite uma conexão dinâmica com o ambiente externo e reduz a sensação de ficar enclausurado em casa.

O home office é outro aspecto que esse novo tipo de planejamento residencial leva em consideração. Isolamento acústico, portas internas com vedação, lajes tratadas e pisos adequados se tornaram uma garantia de individualização e tranquilidade.

O lazer e os momentos de descanso também entram em pauta. O conforto está associado a amplos espaços gourmet e salas de convivência, cada vez mais procurados pelos clientes. Adegas refrigeradas, fornos de cozimento a vapor, churrasqueiras e equipamentos de hortas naturais são alguns elementos passíveis de aplicação que tornam a vida muito mais simples e prática.

A GT Building conta com 18 empreendimentos em Curitiba. Acesse o portfólio.

Pensando em saúde, os sistemas integrados de conforto térmico são indispensáveis. Um apartamento inteligente baseado em wellness não depende unicamente dos aparelhos de ar-condicionado.

Vedação das esquadrias com tipos específicos de vidros e possibilidade de instalação de pisos aquecidos (ou radiantes) são um grande diferencial. “Eles mantêm a temperatura uniforme e agradável independente da estação do ano e da face solar”, explica Cláudia Machado, sócia da Arquitetare e responsável pelo projeto interior das áreas privativas do Denmark.

Lançamento da incorporadora GT Building no bairro Cabral, o empreendimento traz para Curitiba o conceito de Hug House, com apartamentos garden de até 554 m² e diversas adequações internas às novas demandas. Cozinha no coração da casa e brinquedotecas nos quartos de dormir são dois dos maiores destaques.

Saúde e tecnologia

Saber utilizar a tecnologia a favor do morador é um dos desafios da arquitetura wellness. Sem dúvida, o desenvolvimento de sistemas de automação residencial cumpre o papel com excelência. O recurso oferece otimização de tempo e o máximo de comodidade que você encontra no mercado.

A tecnologia de automação permite o gerenciamento de inúmeros aspectos da residência de forma automática e remota. Além da questão evidente do conforto, a inovação também colabora com a saúde.

O controle da intensidade da luz, por exemplo, atua em conjunto com o conceito biológico de ritmos circadianos – mudanças regulares dos estados mentais e físicos aos quais estamos sujeitos ao longo do dia.

Esses ritmos são controlados por uma área do cérebro extremamente influenciada pela luz. Isso quer dizer que precisamos da quantidade certa de luminosidade para exercer cada atividade em específico. Com relação ao sono, o sistema também conta com automação de blackouts plenos nos quartos: ideal para preservar a saúde e a produtividade do dia a dia.

Empreendimento de alto padrão da GT Building no Champagnat, o Casa Milano combina tecnologia e sustentabilidade com arquitetura ousada. Serão 33 andares construídos e suítes de até 320 m² – com paisagismo e projeto de interiores executados pelo arquiteto Jayme Bernardo.

A automação previamente instalada é uma das particularidades. Por meio de dispositivos móveis e comandos de voz, o morador pode fazer a dimerização da luz em todo o apartamento e controlar detalhes como cortinas, temperatura e sistemas de áudio e vídeo.

Para tirar qualquer dúvida sobre os empreendimentos, entre em contato com a equipe da GT Building.