Hard Rock Café vai celebrar o blues no mês de agosto, com shows ao vivo e outras ações especiais.
Hard Rock Café vai celebrar o blues no mês de agosto, com shows ao vivo e outras ações especiais.| Foto: Hard Rock Divulgação
  • Por Hard Rock Cafe
  • 31/07/2021 10:20

As guitarras marcantes e letras cheias de história do blues embalam milhões de fãs em todo o mundo há mais de um século, formando um dos alicerces para o surgimento do rock.

De suas origens na comunidade negra dos Estados Unidos, durante as primeiras décadas do século XX (com lendas como Robert Johnson e Ma Rainey) aos talentos que mantêm o ritmo vivo até hoje (como Gary Clark Jr. e Chris Buck), o blues passou por muitas fases e inspirou diversos subgêneros. Boa parte dessa rica história pode ser encontrada nas playlists do Hard Rock Curitiba, é claro.

Quem curte esse clássico gênero também vai gostar da Temporada do Blues do Hard Rock Curitiba, que contará com vários shows ao vivo durante o mês de agosto, entre outras ações para celebrar o blues.

Para entrar no clima, compilamos uma lista com sete ícones do gênero nos anos 1980, uma época que marcou um novo interesse pelo blues na cultura popular, com vários álbuns no topo das paradas.

A agenda completa de shows e as reservas para curtir a Temporada do Blues no Hard Rock Curitiba podem ser acessadas no Instagram do restaurante.

Siga o Hard Rock Curitiba no Instagram e fique por dentro das novidades!

1. Z.Z. Hill, "Down Home Blues" (1982)

O disco "Down Home", do texano Arzell J. Hill — mais conhecido pelo nome artístico Z.Z. Hill — foi lançado em 1982 e se tornou um dos marcos dessa retomada do blues na cultura popular durante os anos 1980. O disco vendeu mais de 500 mil cópias só nos Estados Unidos e ficou por dois anos sem sair da lista dos mais vendidos da revista Billboard.

2. Little Milton, "The Blues Is Alright" (1984)

Little Milton fez um enorme sucesso com a R&B "We're Gonna Make It", nos anos 1960, mas voltou aos holofotes duas décadas depois para dizer que "estava tudo bem com o blues", com seu disco "The Blues Is Alright", de 1984. Por performances como essa é que ele foi indicado ao Hall da Fama do Blues, em 1988.

3. Stevie Ray Vaughan, "Pride and Joy" (1983)

Talvez um dos nomes mais conhecidos do blues pelo público mainstream, Stevie Ray Vaughan teve uma carreira rápida, porém inesquecível. Alçado à fama por sua participação no Festival de Montreux de 1982 e pela colaboração no clássico "Let's Dance", de David Bowie, Stevie logo mostrou a que veio em seu disco "Texas Flood", lançado poucos meses depois.

"Pride and Joy" é um dos principais sucessos do álbum e permanece importante mais de 30 anos depois da precoce morte de Stevie, em um acidente de helicóptero.

Siga o Hard Rock Curitiba no Instagram e fique por dentro das novidades!

4. Robert Cray, "Smoking Gun" (1986)

Lançando músicas desde 1980, Robert Cray finalmente ganhou o reconhecimento do público mainstream com o sucesso de seu quinto disco, "Strong Persuader", lançado em 1986. A faixa "Smoking Gun" já começa o álbum com o pé direito, com guitarras incríveis.

5. Albert Collins, Robert Cray e Johnny Copeland, "Lion's Den" (1985)

Antes mesmo do sucesso popular com "Strong Persuader", Robert Cray tinha lançado outro álbum genial com os colegas Albert Collins e Johnny Copeland. "Showdown", de 1985, ganhou o prêmio de Melhor Álbum de Blues no Grammy do ano seguinte.

6. John Lee Hooker & Carlos Santana, "The Healer" (1989)

John Lee Hooker já tinha lançado muito blues da melhor qualidade em quatro décadas de estrada, mas mostrou que ainda podia fazer mais quando lançou o disco "The Healer", em 1989, aos 73 anos. A faixa título, com participação de Carlos Santana, é uma das melhores.

7. Koko Taylor, "I'd Rather Go Blind" (1981)

Uma das rainhas do blues, Koko Taylor entrega uma performance de arrepiar em sua versão para "I'd Rather Go Blind", que já havia sido imortalizada por ninguém menos que Etta James alguns anos antes. As guitarras casam perfeitamente com a voz potente de Koko.

A Temporada do Blues do Hard Rock Café Curitiba vai rolar durante todo o mês de agosto. O restaurante abre todos os dias, das 12h às 00h, e a programação completa de shows pode ser encontrada no perfil do Hard Rock no Instagram.

Entre em contato e faça sua reserva ou peça pelo delivery