Pesquisa afirma que o copo certo tem o poder de mudar o sabor de bebidas
| Foto: Divulgação
  • Por Havan
  • 27/01/2021 18:12

Você já teve a impressão de que o sabor de uma bebida mudou dependendo do copo em que foi servido? Acredite, isso acontece mesmo. Uma cerveja parece muito mais saborosa e gelada se for servida em uma tulipa do que em um simples copo de requeijão. Vinhos e espumantes, que também têm suas taças específicas deixam ainda mais evidente essa diferença. Uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, confirmou que o tipo do copo tem realmente o poder de mudar o sabor da bebida.

Segundo o estudo, vinhos e espumantes sofrem alteração de sabor quando consumidos em copos plásticos. As bolhas de ar têm a sua estrutura modificada em contato com o plástico, logo a experiência em consumir o líquido não será a mesma.

Mesmo entre as peças de vidro e de cristal existem muitas diferenças, justamente por causa da composição: as taças de vidro são fabricadas a partir de itens como areia, sódio, cálcio e alumínio, o que dá às peças um aspecto mais grosso e pesado. Já as de cristal são feitas de compostos químicos da família dos metais, que as deixa mais leves, brilhantes e sonoras, o que influencia na hora da degustação.

Além da composição, para garantir o melhor resultado em cada drink é necessário recorrer às peças certas, assim como ocorre com outros acessórios da gastronomia. No caso dos talheres, por exemplo, ninguém utiliza um garfo para tomar sopa ou uma colher para cortar uma carne.

Se o objetivo é receber bem seus convidados e acertar em todos os detalhes, siga as dicas e confira todas as opções de copos e taças que você encontra na Havan e o melhor: por um preço que cabe no seu bolso.

1. Espumante:

Espumante
Espumante| Divulgação

O formato flûte (flauta, em francês), com haste longa e bojo estreito, permite a evolução das bolhas – a famosa “perlage” – que é um dos indicadores da qualidade da bebida. Além disso, esse modelo evita que a temperatura da mão aqueça a bebida e contribui para destacar os aromas da espumante. Esse tipo de taça também é usado para servir drinks como Kir Royal, French 45 e outras composições que tenham espumante como ingrediente;

>> Confira as opções de taças de espumante da Havan

2. Vinho tinto:

Vinhos
Vinhos| Divulgação

Cada vinho possui características exclusivas que variam, principalmente, de acordo com a uva com que foi produzido. Para explorar adequadamente os aromas, sabores, perfumes de cada vinho foram criados diferentes formatos de taças. O vinho tinto, por exemplo, precisa estar em contato com o ar para liberar os seus aromas e sabores. São as taças com bojo mais largo e se dividem em dois modelos: Bordeaux e Borgonha;

>> Confira as opções de taças de vinho da Havan

3. Vinhos branco e rosé:

São vinhos que são consumidos gelados e devem ser servidos em taças mais curtas, com a haste mais longa, para evitar as trocas de calor com o ambiente externo. A borda estreita desse modelo conduz o vinho para o centro da língua, equilibrando a acidez e as notas frutadas da bebida;

>> Confira as opções de taças de vinho da Havan

4. Margarita:

Margarita
Margarita| Divulgação

A taça coupe - ou taça dry – tem uma base longa e bojo largo, bastante aberto, para que a mão não afete a temperatura da bebida para enfatizar o aroma do drink. Esse tipo de taça é recomendada para bebidas como Margarita, Dry Martini, Pisco Sour, Daiquiri e Cosmopolitan;

>> Confira as opções de taças e copos de drinks da Havan

5. Gin:

Gin
Gin| Divulgação

É uma das bebidas da moda atualmente e chama a atenção pelo formato e colorido dos drinks, que podem ser feitos de diversas maneiras. A taça usada para o gin é conhecida como Copa Balloon que apresenta um corpo grande e arredondado – ideal para bebidas que levam bastante gelo –, com a boca larga, mas um pouco menor que o corpo e haste longa;

>> Confira as opções de taças e copos de drinks da Havan

6. Aperol:

Aperol
Aperol| Divulgação

Também costuma ser servido nas taças de gin, porém há um formato mais adequado para esse tipo de bebida, que é a taça escandinava. É um formato que lembra bastante uma taça de vinho, porém com corpo maior e haste mais longa. É indicada para coquetéis mais adocicados, como Piña Colada e o Singapore Sling.

>> Confira as opções de taças e copos de drinks da Havan

7. Cerveja:

Cerveja
Cerveja| Divulgação

Há diversos formatos de copos para beber cerveja e, em geral, eles variam conforme a especificação da bebida. Vão desde o copo americano – conhecido como “copo de boteco” – até recipientes mais requintados como a taça Tulipa (indicada para as cervejas pilsen) e o copo Lager, cujo formato facilita a manutenção da espuma.

>> Confira as opções de copos de cerveja da Havan

8. Água:

Água
Água| Divulgação

É servida em uma taça que lembra a taça de vinho tinto, mas é maior e seu formato garante o frescor necessário à bebida.

>> Confira as opções de taças e copos de água da Havan

9. Coquetéis de frutas:

Coquetéis de Frutas
Coquetéis de Frutas| Divulgação

Costuma ser servido em um copo long drink, que é alto e estreito, que pode ser de transparente ou colorido. É muito utilizado em festas e eventos para servir bebidas não alcoólicas, como coquetéis de frutas, sucos, refrigerantes e água. Além de drinks com álcool como a cuba libre, pois, sua forma é indicada para bebidas que levam gelo e tem capacidade para 250 ml.

>> Confira as opções de taças e copos de drinks da Havan

Agrade a todos!

Para quem quer agradar toda a família, a dica é investir nos coquetéis sem álcool e bastante coloridos que costumam atrair adeptos de todas as idades. Veja abaixo a receita do drink de morango com leite condensado selecionada pela equipe da Havan.

RECEITA

Drink de morango e leite condensado sem álcool

Ingredientes:

300 g de morango
1/2 lata de leite condensado
2 xícaras de água com gás
Gelo a gosto

Preparo:

Bata tudo no liquidificador até fique em aspecto homogêneo. Sirva em copos long drink com canudos coloridos e decore com um morango na borda do copo.

Se você se animou para incrementar o bar da sua casa, na Havan você encontra as melhores opções e preços de copos e taças de cristais, além de todos os acessórios e apetrechos necessários para você se transformar num verdadeiro bartender. A Havan também oferece excelentes condições de pagamento especiais e promoções incríveis.

Fique de olho nas redes sociais oficiais da Havan (@havanoficial e facebook.com/Havanoficial) para descobrir as ofertas em primeira mão. As compras também podem ser feitas on-line no site www.havan.com.br ou no Zap Havan.