Hoje, o mercado brasileiro já oferece opções para quem não quer usar produtos com solventes.
Hoje, o mercado brasileiro já oferece opções para quem não quer usar produtos com solventes.| Foto: Shutterstock
  • Por HM Rubber
  • 25/11/2021 15:34

Querosene, acetona, éter, clorofórmio – não são poucos os solventes químicos utilizados na composição de diversos produtos imprescindíveis para a construção civil.

Embora muito comuns, essas substâncias estão ficando defasadas pelos riscos que impõem tanto à obra quanto aos pintores, pedreiros e outros trabalhadores responsáveis pela aplicação de revestimentos.

Os motivos para que esses materiais sejam vistos com ressalvas por especialistas está explícito nos rótulos e invólucros especiais, repletos de alertas sobre o quão nocivos esses tipos de produtos podem ser.

Primeiramente, os vapores que são liberados pelos solventes são tóxicos para toda a equipe envolvida na obra. Mas além disso, também são os principais componentes responsáveis por transformar revestimentos em substâncias potencialmente inflamáveis.

Solventes na Europa: como é a legislação no exterior?

A União Europeia mantém, desde 2006, uma regulamentação chamada Reach. A sigla vem do inglês e abarca as palavras Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos.

A legislação é considerada uma das mais completas e restritivas do mundo em relação a produtos utilizados pelo público em geral.

As bases para a criação das regras são justamente a saúde humana e a proteção ao meio ambiente, que também costuma ser afetado pelo uso frequente desses componentes.

De modo geral, são reprovados os produtos tóxicos que podem se acumular no organismo humano, causando doenças, ou que possam interagir com outros compostos da obra. Os solventes utilizados por várias marcas brasileiras, principalmente tintas e revestimentos, estão nessa lista.

Clique aqui e entenda mais sobre as soluções da HM Rubber

A existência da Reach em alguns dos maiores centros urbanos do mundo demonstra como utilizar essas substâncias é ir na contramão das tendências globais contemporâneas.

Onde encontrar produtos seguros para a engenharia civil?

Escolher um fornecedor que utilize produtos para obras sem solventes, mas que mantenham a eficácia ao mesmo tempo, já é possível no Brasil.

A HM Rubber desenvolveu uma linha de impermeabilizantes à base de água, feitos a partir da borracha líquida e alta tecnologia, que garante proteção contra o desgaste ou ação causada pela umidade e por intemperismos atmosféricos.

O Impertech Parede, Laje e Telhado são a evolução tecnológica quanto a novos impermeabilizantes, isentos de solvente, de fácil aplicação, robustos e com ótimas características físicas, para garantir mais segurança e consciência ambiental para sua marca.

Clique aqui e saiba onde encontrar os produtos mais adequados e seguros para sua obra.