Silos impermeabilizados garantem maiores ganhos para o agricultor.
Silos impermeabilizados garantem maiores ganhos para o agricultor.| Foto: Shutterstock
  • Por HM Rubber
  • 10/08/2021 10:32

A armazenagem de grãos em silos metálicos é um processo complicado e que exige muita atenção do produtor. Para manter a qualidade do seu produto e evitar perdas, é preciso uma série de estudos e acompanhamentos. Mas uma solução prática para isso é a impermeabilização de silos.

Os silos são responsáveis por armazenar grãos e têm o objetivo de manter os produtos secos e evitar sua deterioração. Por estarem expostos a fatores da natureza, os grãos reagem de acordo com a temperatura e umidade, além de serem propícios à infestação de insetos e outras pragas. Por isso, quanto mais hermético o silo for, ou seja, sem passagem de ar,  melhor é a qualidade do grão e menos perdas o produtor sofre.

Um dos principais fatores que reduzem as perdas na pós-colheita é a vedação no local de armazenagem. Por ser uma grande estrutura, silos metálicos possuem aberturas para escoamento de manuseio do seu conteúdo, que são locais em que pode haver umidade.

“A soja, por exemplo, pode ser comercializada com 13,14% de umidade. Por isso, é preciso controlar a secura do local, porque se essa porcentagem for maior, não é possível vender”, explica Marcelo Alvares de Oliveira, pesquisador da Embrapa Soja.

Outro vilão dos grãos é a infestação de insetos. “Podem haver ovos desses insetos dentro dos grãos, o que torna mais difícil de matá-los”, conta Oliveira. Por isso, há processos que auxiliam neste controle. Um deles é o expurgo, que é uma técnica para eliminar qualquer infestação de pragas com uso de gás.

Como manter a qualidade e evitar perdas

A limpeza e a descontaminação são importantes, mas o fundamental é a impermeabilização. Em um silo sem frestas que possibilitam passagens de ar, o grão consegue se manter por mais tempo dentro do recipiente, com melhores condições de acondicionamento e comercialização, evitando a proliferação de insetos e um expurgo mais eficaz.

“Se um silo não é hermético, o expurgo se torna menos eficiente porque o gás escapa pelas frestas. Desta forma, para acabar com as infestações, o produtor pode vir a ter que realizar o procedimento outras vezes e gastar mais com isso”, conta Oliveira.

Os produtos que vedam e oferecem a revitalização de silos são a melhor escolha. A HM Rubber é uma empresa especializada em produtos que facilitam a logística dos produtores. A empresa comercializa revestimentos de silos que garantem a impermeabilização total.

Para impermeabilização, a HM Rubber oferece produtos à base de borracha. O material é aplicado de forma líquida, muito parecido com uma tinta.

“Por ser um produto elástico, ele consegue lidar com as partes que estão em movimento, já que o silo trabalha com a carga, tendo uma dilatação com os grãos dentro”, explica o gerente comercial técnico da HM Rubber.

Clique e conheça as soluções da HM Rubber.