Vedação de silos metálicos melhora o resultado do expurgo.
| Foto: Divulgação
  • Por HM Rubber
  • 21/05/2021 12:59

Quem trabalha com armazenagem de grãos em silos metálicos sabe que o expurgo é um procedimento comum quando o produtor faz uma expedição de grãos. No entanto, o processo é mais eficaz quando o compartimento é vedado.

Durante a expedição de grãos, recém colhidos ou armazenados, é comum que infestações de insetos ocorram. Para evitar que a colheita seja perdida, os produtores costumam fazer um expurgo, também conhecido como fumigação. Essa é uma técnica para eliminar infestações de pragas através de gás.

O gás usado nesse procedimento é a fosfina. Conhecido como o vilão das pragas, o produto é incolor, com forte odor e altamente inflamável. Estudos apontam a eficácia e facilidade de aplicação da fosfina. Mas, além disso, ela se mostra superior a outros métodos de controle de pragas, sem contar a preservação da integridade do alimento.

A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, notou que a fosfina não afetou a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja. Ou seja, os grãos não foram contaminados e se mantiveram próprios para consumo mesmo depois da aplicação.

O processo de expurgo é simples. A fosfina deve ser liberada ou introduzida (através de pastilhas) dentro do silo por um tempo determinado. Os insetos morrem por conta do gás liberado e param de danificar a colheita. Por se tratar de um produto tóxico, ele deve ser aplicado somente por empresas certificadas para o serviço.

Redução de perda pós-colheita. Conheça as soluções de impermeabilização de silos da HM RUBBER.

No entanto, há um ponto importante que define a eficácia do expurgo: a vedação do silo. “O sucesso da aplicação está ligada diretamente à hermetização do silo”, afirma Tiago Conrado, operador comercial da Ecozone, empresa que realiza o procedimento no país.

O fato de o silo não ter entradas de ar é de extrema importância. Assim, o gás aplicado não escapa pelas frestas. Sem um silo hermetizado, o processo se torna ineficaz e até perigoso, por se tratar de um produto inflamável. A falta dessa impermeabilização pode até tirar a garantia do expurgo.

Produtos que vedam silos

Normalmente, os silos emendam chapa de metal com concreto. Por se tratar de dois materiais com dilatações distintas, se expostos a movimentação, umidade e calor, eles ficam com frestas.

Então, para tornar esses procedimentos mais eficazes e seguros, alguns produtos foram desenvolvidos para revestimento de silos. A HM Rubber é uma empresa que comercializa produtos à base de borracha líquida capazes de vedar 100% os compartimentos e garantir que o expurgo saia como o planejado.

| Divulgação

“Um dos nossos produtos, o AGR 500 C, é uma borracha líquida capaz de vedar frestas entre as chapas e até de parafusos”, garante Rodrigo Françozi, especialista em desenvolvimento de negócios da HM Rubber.

Mas, além desse produto, a HM também é inovadora e oferece o AGR 500 B para revestimento de silos. “Esse nosso produto contém grafeno, que é um derivado do grafite. Ele melhora a característica física trazendo uma proteção por barreira ainda maior”, relata o gerente. Ambos os produtos são aplicados no exterior do compartimento e conseguem aderir ao concreto e ao metal do silo.