Como prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI)?
| Foto: ShutterStock
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 24/09/2020 17:42

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de cegueira em idosos. No geral, a patologia ocorre depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que vai perdendo sua capacidade funcional. Estima-se que 30% das pessoas com mais de 70 anos já apresentem algum sinal da doença.

A DMRI acarreta alterações na região central da visão e dificulta principalmente a leitura. É comum que o paciente perceba um ponto escuro no meio da imagem formada nos olhos, assim como distorções e alteração da percepção das cores.

Diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da patologia. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e uma dieta rica em gorduras ruins são fatores ligados a maior incidência da doença.

Pelos dados do levantamento ‘‘As Condições da Saúde Ocular do Brasil’’, produzido pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), cerca de três milhões de brasileiros acima de 65 anos sofrem com a DMRI. E isso é ainda mais preocupante, quando se leva em conta o envelhecimento em larga escala da população, o que pode aumentar os números de maneira extensiva.

Tipos de patologia

Segundo o Dr. Walter Borges Carneiro Filho, oftalmologista do Hospital Barigui, existem duas formas de apresentação da degeneração macular relacionada a idade. A forma seca ou atrófica, responsável por 90% dos casos. E a forma úmida ou exsudativa, em que vasos anormais se desenvolvem sob a mácula, ocasionando perda visual.

‘‘Na primeira forma, a perda visual geralmente é mais lenta, enquanto a segunda a evolução ocorre de forma rápida. Felizmente essa última representa apenas dez porcento 10% dos casos de DMRI’’, explica o Dr. Walter Filho.

Diagnóstico e Tratamentos

O diagnóstico da DMRI é realizado por meio da consulta oftalmológica e de exames complementares como a angiografia retiniana e o OCT (sigla em inglês para tomografia de coerência óptica).

O oftalmologista Dr. Fabio Endo Hirata, também do Hospital Barigui, conta que o tratamento vai depender do tipo de patologia apresentada. ‘‘Na forma seca, serão administrados vitaminas e antioxidantes. Já na forma úmida, será realizado um procedimento com injeções intraoculares, que levam substâncias conhecidas como antiangiogênicos’’, esclarece.

Vale ressaltar que a degeneração macular, principalmente na forma úmida, pode causar perda de visão irreversível. O que pode ser evitado com um diagnóstico precoce.

Prevenção

Um dos meios mais eficientes na prevenção da DMRI é a proteção solar com o uso de óculos escuros anti-uv, aliado a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.

Verduras verde-escuras como a couve, brócolis, escarola e o espinafre podem contribuir com a saúde macular. Isso acontece por que esses alimentos possuem a zeaxantina e luteína, pigmentos presentes na retina, assim como o betacaroteno.

O Hospital Barigui de Oftalmologia possui equipe médica especialista no tratamento de várias doenças como a degeneração macular relacionada a idade. O espaço conta com tecnologia de ponta para realização de consultas e cirurgias. Marque uma consulta com um dos nossos profissionais pelo site: https://oftalmobarigui.com.br ou ligue: (41) 3075-2020