Conheça os principais sintomas do Ceratocone
| Foto:
  • Por Hospital Barigui
  • 02/06/2021 16:55

Apesar de pouco conhecido, o Ceratocone é uma doença ocular bastante frequente. Sua incidência é maior entre pessoas com 13 a 25 anos de idade.

Para ajudar na conscientização da população sobre os sintomas, diagnóstico precoce e tratamento do ceratocone, uma campanha mundial, chamada de Junho Violeta, foi lançada em junho de 2018. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100 mil pessoas, entre 4 e 600 desenvolverão ceratocone em algum momento da vida.

“O ceratocone surge próximo à adolescência e tende a evoluir até a vida adulta. Os primeiros sintomas são alterações frequentes do grau dos óculos, dificuldade de foco e alteração nos reflexos luminosos”, explica a médica oftalmologista Dra. Fernanda Piccoli, do Hospital Barigui Oftalmologia.

O que é ceratocone?

Ceratocone é uma doença com base hereditária, com características degenerativas, que cursa com o encurvamento e afinamento progressivos da córnea, a lente natural que temos na frente dos olhos. A doença geralmente é bilateral, mas assimétrica, ou seja, tende a acometer um olho de forma mais avançada que o outro.

De acordo com oftalmologistas, o histórico familiar é um fator de risco, mas o ceratocone pode surgir mesmo sem esta história familiar positiva. Alguns comportamentos também podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da doença, como, por exemplo, o costume de coçar muito os olhos.

Quais os principais sintomas e como tratar?

Em seu estágio inicial, o ceratocone não demonstra sintomas. No entanto, com o passar do tempo, as mudanças de grau se tornam mais frequentes, o que pode ser um indicativo da doença. Pessoas com ceratocone normalmente apresentam variação significativa do grau dos óculos ao longo dos meses.

Em fases mais avançadas, os pacientes podem perceber uma piora progressiva da visão e, até mesmo, a perda da capacidade visual.

Alguns sintomas que precisam ser monitorados são:

  • Visão borrada ou distorcida;
  • Dificuldade para enxergar de perto e de longe mesmo de óculos;
  • Sensibilidade à claridade e desconforto nos reflexos luminosos;
  • “Fantasmas” ou sombras ao redor das imagens;

Na fase inicial da doença, o uso de óculos pode ser suficiente para melhorar a qualidade visual. Em outros casos, as lentes de contato podem ser necessárias. Além destes auxílios visuais, o médico oftalmologista pode indicar outros tratamentos, como o implante de anéis corneanos intra-estromais que ajudam a regularizar a curvatura da córnea, o crosslinking corneano, ou, em casos muito avançados, o transplante de córnea.

“O ceratocone tem tratamento e, com o diagnóstico precoce, é possível estabilizar a doença e impedir a perda da qualidade visual. Para isso, usamos um tratamento chamado Crosslinking Corneano. O objetivo do Crosslinking é fortalecer as fibras de colágeno da córnea e impedir o avanço da doença. Quando a qualidade da visão impede as atividades do dia a dia, podemos utilizar lentes de contato para reabilitar visualmente o paciente. Também nestas situações pode ser indicado o implante de Anel Corneano Intra-estromal, popularmente conhecido como "anel de ferrara”. Já quando o ceratocone se torna muito avançado, o transplante de córnea pode ser indicado, mas, felizmente, esta situação é cada vez mais rara”, destaca a Dra. Fernanda Piccoli.

O Dr. Artur Schmitt, médico oftalmologista especialista em ceratocone, do Hospital Barigui de Oftalmologia, completa que o adequado controle da alergia ocular é essencial no tratamento da doença.

A importância de um diagnóstico assertivo

Como o ceratocone é uma doença de progressão lenta, muitas vezes os pacientes têm dificuldades para receber um diagnóstico assertivo.

“Diagnóstico precoce com exames adequados e precisos são fundamentais para o bom controle do ceratocone e preservação da visão”, explica o Dr. Artur Schmitt.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a doença atinge até 150 mil brasileiros todos os anos. Por isso a importância de buscar um atendimento médico de qualidade, com profissionais especializados.

O Hospital Barigui de Oftalmologia, de Curitiba, é uma referência no diagnóstico e tratamento dessa doença. A instituição tem médicos especializados em diferentes áreas da oftalmologia e oferece um atendimento humanizado e com completo acolhimento aos pacientes.

Clique e marque sua consulta agora mesmo.