No Hospital Barigui há uma gama completa de equipamentos para diagnóstico e tratamento da catarata
No Hospital Barigui há uma gama completa de equipamentos para diagnóstico e tratamento da catarata| Foto: Divulgação
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 20/12/2019 16:28

Se a sua visão constantemente parece estar embaçada, como se estivesse olhando através de um vidro opaco e seus olhos parecem estar cada vez mais sensíveis a luz, você pode estar sofrendo com a catarata, condição responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Muito comum em pessoas a cima dos 60 anos, a catarata é a perda de transparência da lente natural que temos dentro o do olho, chamada de cristalino. Com o passar dos anos, esta lente vai ficando opaca e por consequência, a qualidade da visão pode piorar e ficar turva. “Assim como outras estruturas do nosso corpo, como a pele por exemplo, o cristalino vai perdendo a elasticidade e transparência, em idades mais avançadas. É parte do envelhecimento natural e por isso, quase todas as pessoas vão ser acometidas pela catarata em algum grau, ao longo de sua vida”, explica o médico Dr. Pedro Modesto Piccoli, um dos fundadores do Hospital Barigui de Oftalmologia. A instituição, especializada em cirurgias de catarata, atua há 35 anos na capital paranaense.

Além da idade, outros fatores podem acelerar o aparecimento da catarata como alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas como a diabetes, uso de medicamentos como corticoides, acidentes envolvendo perfurações, queimaduras ou exposição a elementos de risco como correntes elétricas e radiação, além do tabagismo e alcoolismo.

“As pessoas vão perdendo paulatinamente a visão, graças a esse embaçamento da lente, que nos ajuda a focalizar objetos em diferentes distâncias. Por isso sempre ressaltamos que não é necessário que a catarata ‘amadureça’ ou chegue a encobrir totalmente a vista para que o paciente a trate. Quanto antes realizado o tratamento, mais rapidamente se devolve a qualidade de vida”, alerta Piccoli.

Podendo atingir um olho ou os dois ao mesmo tempo, o tratamento mais eficaz para esse opacidade é uma cirurgia de remoção do cristalino. Depois de retirado, o cristalino é substituído por uma lente artificial, preparada para durar indefinidamente.

No Hospital Barigui de Oftalmologia a cirurgia de catarata é realizada há mais de 30 anos. Pioneiro na área, o hospital oferece centro cirúrgico próprio, equipado com os equipamentos mais modernos do mundo para realização da cirurgia de catarata. A equipe composta por profissionais altamente especializados, com larga experiência em cirurgias intraoculares e cirurgia de catarata, atende de segunda a sexta-feira das 8h às 18h20 e sábados das 8h às 11h30.

O Hospital Barigui fica localizado na Avenida Cândido Hartmann, 1712, no bairro Mercês.