Sem possibilidade de tratamento medicamentoso, a única soluçao para a catarata é a cirurgia
Sem possibilidade de tratamento medicamentoso, a única soluçao para a catarata é a cirurgia| Foto: Divulgação
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 20/12/2019 16:14

Responsável por quase metade dos casos de cegueira do mundo, a catarata é a perda gradual da transparência do cristalino—a lente natural interna do olho, que nos ajuda a focalizar objetos em diferentes distâncias. A catarata pode manifestar-se em um ou nos dois, olhos ao mesmo tempo e na grande maioria dos casos relaciona-se ao envelhecimento natural dos olhos. Por este motivo a catarata é mais comum em pessoas idosas.

Sem possibilidade de tratamento medicamentoso, a única soluçao para a catarata é a cirurgia. A boa notícia é que o procedimento é rápido, seguro e praticamente indolor.

“Antigamente essa cirurgia resumia-se pela remoção deste cristalino opaco e, então a substituição de sua função, por um óculos de grau bastante alto”, conta o médico Pedro Modesto Piccoli, um dos fundadores do Hospital Barigui de Oftalmologia. “No entanto, estes óculos com grau muito alto gerava algumas distorções de imagem. Foi só mais modernamente, por volta de 1975, que junto com a remoção do cristalino passou-se a realizar implantes de lentes intraoculares, possibilitando assim um retorno completo da visão, sem distorções”, comenta o médico.

Realizada com anestesia local, com colírios, a cirurgia é rápida, indolor e o paciente pode ir pra casa logo após o procedimento. Na cirurgia, o cristalino é retirado e substituído por uma lente artificial. Esta lente não precisa ser trocada ao longo da vida. As modernas lentes intraoculares podem garantir ótima qualidade visual, proteger a retina da radiação UV, da luz azul e em muitos casos diminuir ou até eliminar a necessidade de óculos.

No Hospital Barigui de Oftalmologia a cirurgia de catarata é realizada há mais de 30 anos. Pioneiros na técnica de facoemulsificação, procedimento que permite que a cirurgia de catarata ocorra sem pontos, de forma mais rápida e com tempo de recuperação menor, o hospital conta com centro cirúrgico próprio e uma equipe de 15 médicos altamente especializados, com larga experiência em cirurgias intraoculares.

“Essa cirurgia abriu um novo horizonte na oftalmologia. Hoje esse procedimento nos permite não só tratar a catarata, como também corrigir alguns graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo presbiopia, implantando lentes intraoculares modernas