Cirurgias refrativas são intervenções médicas consideradas de baixo risco e que são capazes de corrigir a grande maioria dos erros de refração do olho humano
Cirurgias refrativas são intervenções médicas consideradas de baixo risco e que são capazes de corrigir a grande maioria dos erros de refração do olho humano| Foto: Divulgação
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 20/12/2019 16:16

Colocar e tirar lentes de contato diariamente parece um processo trabalhoso demais, mas ficar sem enxergar, toda vez que deixa os óculos em casa, é desgastante. Para fugir dessas escolhas, muitas pessoas com defeitos na visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia recorrem a cirurgias refrativas, intervenções médicas consideradas de baixo risco e que são capazes de corrigir a grande maioria dos erros de refração do olho humano.

Mas o que são esses erros? Nosso olho tem um conjunto de lentes naturais que faz com que a luz externa chegue até a retina para formar imagens com nitidez. Quando há algum defeito nesse sistema de lentes, ocorrem os chamados defeitos, ou “vícios”, de refração, que comumente são compensados com dispositivos como óculos ou lentes.

Mais moderna, as cirurgias refrativas podem modificar a curvatura da córnea, como é o caso da intervenção com laser, ou implantar lentes artificiais intraoculares. Desta forma, o paciente pode eliminar o uso do óculos e voltar a enxergar com definição e perfeição.

Para adotar um destes dois procedimentos, os médicos levam em conta vários fatores, como tipo do defeito, idade do paciente, detalhes anatômicos dos olhos, estilo de vida do paciente e qual o resultado almejado.

“A córnea é o elemento refrativo mais potente do olho. Então pequenas alterações na curvatura dela, já nos permitem corrigir significativas diferenças no grau ou compensar de vez estas distorções”, explica o cofundador do Hospital Barigui de Oftalmologia, Dr. Pedro Modesto Piccoli. “Para escolher a melhor técnica para cada paciente é preciso levar em consideração não só a tecnologia que temos disponível, como também a necessidade de cada um e a sua rotina, além de estudar detalhadamente as opções disponíveis de acordo com a anatomia de do olho”, arremata o especialista.

“Existem apenas algumas poucas situações em que as cirurgias refrativas podem estar contraindicadas, seja por doenças – oculares ou sistêmicas – ou por defeitos anatômicos dos olhos. Sempre deve haver uma criteriosa avaliação de cada caso, individualmente. Essa avaliação pré-operatória deve ser minuciosa, inclusive considerando o perfil emocional e as expectativas do paciente”, arremata Piccoli.Para fazer uma avaliação das possibilidades de passar por uma cirurgia refrativa, os pacientes podem agendar consultar online, no site https://oftalmobarigui.com.br/, com possibilidade de encaixes diários, para atendimento especializado.  O agendamento também pode ser feito através do whatsapp, pelo número (41) 98421-8137 ou por telefone (41) 3075-2020