Glaucoma e Catarata: o que fazer quando se tem as duas doenças?
| Foto:
  • Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 22/05/2020 18:16

O glaucoma e a catarata são doenças oculares que podem levar a cegueira. O glaucoma lesiona o nervo óptico gerando cegueira de forma irreversível, enquanto a catarata compromete o cristalino, lente interna do olho, e é resolvido com uma cirurgia para a substituição desta lente.

Tanto a catarata como o glaucoma podem surgir do processo natural de envelhecimento do olho. Com o aumento da expectativa de vida, os números de portadores das duas doenças têm aumentado, já que pacientes com glaucoma tendem apresentar catarata com mais frequência. Isso ocorre porque o tratamento convencional do glaucoma tende a acelerar o processo de opacificação do cristalino.

Tratamentos específicos para cada caso

Dra Mariel P. Monclaro Sanson, especialista em glaucoma e catarata do Hospital Barigui de Oftalmologia em Curitiba
Dra Mariel P. Monclaro Sanson, especialista em glaucoma e catarata do Hospital Barigui de Oftalmologia em Curitiba | Divulgação

Segundo a Dra. Mariel P. Monclaro Sanson, especialista em glaucoma e catarata do Hospital Barigui de Oftalmologia em Curitiba, “Para que o tratamento mais adequado seja oferecido aos pacientes com as duas doenças É necessário que o glaucoma seja classificado e estadiado de forma correta. Existem diversos tipos de glaucoma. O mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto, mas alguns subtipos como o primário de ângulo fechado ou o pseudoexfoliativo apresentam respostas interessantes na redução da pressão intraocular quando submetidos à cirurgia de catarata” explica. Outra pergunta que deve ser respondida é com relação à gravidade da lesão ao nervo óptico e como está o controle da pressão intraocular no momento. Se o paciente estiver em um estágio mais inicial, somente a cirurgia isolada da catarata poderá ser realizada. Por outro lado, pacientes com um glaucoma moderado a grave ou aqueles que estão com a sua pressão intraocular descontrolada devem ser avaliados para a possibilidade de uma cirurgia combinada de glaucoma e catarata.

O procedimento cirúrgico das duas condições ao mesmo tempo requer uma análise específica pelo profissional. Mas se a possibilidade existir, há o benefício de tratar as duas doenças, sem um aumento considerável dos riscos envolvidos na cirurgia.

Um dos principais pontos a serem analisados é a situação da pressão intraocular dos olhos. Em casos de glaucoma que apresentam a pressão intraocular bem controlada com uma ou no máximo duas medicações, é possível regular alterações da pressão após a cirurgia de catarata de forma isolada. No entanto, pacientes em uso de três ou mais drogas e/ou pressões descontroladas (acima de 20mmHg) precisam de um cuidado extra, pois qualquer alteração da pressão intraocular pode aumentar as lesões glaucomatosas o que acarretaria em perda visual irreversível.

Quais são os tipos de procedimentos cirúrgicos?

Como citado anteriormente, a cirurgia de catarata isolada é indicada para os pacientes com lesão glaucomatosa inicial e pressão intraocular bem controlada. Pacientes com lesão glaucomatosa moderada a severa e pressão descontrolada e aqueles que já estão sob o uso de todas as drogas antiglaucomatosas disponíveis, devem ser avaliados para uma cirurgia de catarata combinada com a cirurgia clássica para glaucoma, a trabeculectomia. A trabeculectomia é a cirurgia de glaucoma padrão e a mais realizada no mundo.

Alguns casos, podem ser avaliados para o implante dos MIGS (cirurgia minimamente invasiva para glaucoma) que são os modernos dispositivos que foram liberados recentemente pela ANVISA para implante combinado com cirurgia de catarata. São indicados em casos leves a moderados de glaucoma primário de ângulo aberto. Estudos têm demonstrado redução da pressão intraocular de forma modesta, permitindo a diminuição do uso de uma droga hipotensora em média.

É importante lembrar que a pressão dos olhos de quem tem glaucoma precisa ser monitorada no pós-operatório de qualquer cirurgia ocular, pois podem evoluir com picos hipertensivos associados à inflamação intraocular pós operatória. Pacientes com glaucoma requerem cuidado e atenção para lidar com a questão de forma efetiva.

O Hospital Barigui de Oftalmologia possui equipe médica especialista no tratamento da catarata e glaucoma, com profissionais formados nos melhores hospitais do mundo. O espaço também conta com tecnologia de ponta para realização da cirurgia isolada da catarata e combinados a outros procedimentos. Quer saber mais? Marque uma consulta no site: https://oftalmobarigui.com.br/