• Por Hospital Barigui - Diretor Técnico Médico Dr Pedro Modesto Piccoli CRM 5068
  • 15/07/2020 14:54

A oculoplástica ou cirurgia plástica ocular é uma parte da oftalmologia, encarregada de problemas na região ao redor dos olhos como as pálpebras, cílios e vias lacrimais. Os procedimentos dessa sub-especialidade tratam desde patologias que atrapalham o bom funcionamento do globo ocular, até questões estéticas, capazes de afetar a autoestima dos pacientes.

As pálpebras exercem  função essencial para os olhos. São elas as responsáveis por criar uma proteção natural, além de ajudarem na lubrificação do globo ocular, participando na produção, espalhamento e drenagem das lágrimas.

Segundo a Dra. Luciana Suguimati, oftalmologista do Hospital Barigui, qualquer mínima alteração no posicionamento ou movimento das pálpebras pode prejudicar os olhos e até mesmo a expressão facial. ‘‘Quando há casos de pálpebras caídas por exemplo, temos um comprometimento no movimento de abrir dos olhos, o que pode alterar e dificultar a visão”.

Olhos saudáveis

Existem algumas patologias que podem ser melhoradas e revertidas por meio da cirurgia plástica ocular. A Dra. Luciana explica que cada caso precisa ser analisado, mas que os procedimentos podem solucionar muitos desconfortos.

Olhos que lacrimejam constantemente por exemplo, podem necessitar de um procedimento oculoplástico, já que às vezes a ocorrência está relacionada a alterações na produção ou na dificuldade do escoamento da lágrima.

Outro caso que pode exigir a cirurgia são as paralisias faciais (lagoftalmo), em que os olhos perdem a função de piscar, ressecando a córnea, com o risco de infecção e até a perda ocular.

Desconfortos como a irritação ocular, por conta do atrito dos cílios na córnea, vermelhidão constante e mesmo tumores palpebrais quando removidos, também podem necessitar de correções plásticas locais.

A beleza do olhar

É importante lembrar que o componente estético das pálpebras também é muito importante. Tanto para elevar a autoestima, como para revigorar a aparência, que é prejudicada com o envelhecimento facial, gerando o famoso ‘‘olhar cansado’’.

A cirurgia estética das pálpebras é chamada de Blefaroplastia.  O procedimento consiste na remoção do excesso de pele e das bolsas de gordura. Pode ser realizado nas pálpebras superiores e inferiores, dando um aspecto de rejuvenescimento e de conforto visual.

A blefaroplastia também é indicada, quando a aparência e a funcionalidade das pálpebras começarem a incomodar. Isso pode ocorrer com a evolução da idade, e mesmo precocemente por exposição solar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, predisposição genética ou mesmo uma tendência a flacidez da pele da pálpebra.

A cirurgia é relativamente simples, realizada com anestesia local e sedação. São necessários alguns exames pré-operatórios de rotina, que serão solicitados pelo cirurgião. Lembrando que sempre é importante uma consulta oftalmológica detalhada para reconhecimento de doenças oculares associadas e para orientações pré e pós operatórias.

O Hospital Barigui de Oftalmologia possui equipe médica especializada no tratamento e cirurgia. O espaço conta com tecnologia de ponta para realização de consultas e cirurgias. Marque uma consulta com um dos nossos profissionais pelo site: https://oftalmobarigui.com.br ou ligue: (41) 3075-2020