“Vista cansada” atinge 90% da população acima de 45 anos: conheça causas e tratamentos
| Foto:
  • Por Hospital Barigui
  • 17/02/2021 17:46

Você já ouviu falar em presbiopia? Bom, se o termo parece incomum, talvez ele possa ser reconhecido mais facilmente pelo nome popular: “vista cansada”. Esse distúrbio ocular acontece quando o músculo ciliar ligado ao cristalino, uma espécie de lente natural dos olhos, enfraquece. O problema se desenvolve com o passar dos anos e os sintomas, geralmente, surgem entre 40 e 45 anos de idade, atingindo cerca de 90% da população nessa faixa etária, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Dra. Mariel Perini Monclaro Sanson, médica oftalmologista do Hospital Barigui de Oftalmologia, esclarece que a doença afeta negativamente a qualidade de vida dos brasileiros porque influencia em pequenas atividades do dia a dia.

“A presbiopia é caracterizada pela piora da visão que acontece, naturalmente, com o avançar da idade. Os sintomas têm início com a perda da capacidade de focar em objetos pequenos e próximos, como, por exemplo, visualizar uma conversa de WhatsApp, a leitura de um e-mail no celular, leituras de bulas e livros em baixa luz e, até mesmo, colocar um fio na agulha”, explica. Com isso, para a maioria das pessoas na faixa dos 40 anos, atividades rotineiras começam a se tornar mais complicadas.

A presbiopia pode atingir homens e mulheres e, além das dificuldades relatadas pela médica, outros sintomas estão relacionados à doença, como manchas na visão ao enxergar de perto, dor ao redor do globo ocular, dores de cabeça ao executar tarefas que exigem visão de objetos próximos e fadiga dos olhos. De acordo com a oftalmologista, isso resulta na queda de rendimento em atividades rotineiras, tanto em casa quanto no trabalho.

A Dra. Mariel diz que, mesmo sendo uma doença comum, a presbiopia evolui progressivamente até os 60 anos de idade. Por isso, deve ser tratada e acompanhada por um médico. “Se a pessoa perceber qualquer sintoma, deve imediatamente procurar um oftalmologista para que ele dê um diagnóstico preciso. Na consulta, o paciente é avaliado e o médico checa questões como acuidade visual, capacidade de focalização e outras possíveis causas de embaçamento visual. Assim, o oftalmologista encaminha a pessoa para o tratamento adequado”, diz Mariel.

Veja também a explicação da Dra. Fernanda Piccoli, oftalmologista do Hospital Barigui:

Tratamento

A presbiopia pode ser corrigida de três formas: com o uso de óculos de grau, de lentes de contato ou com procedimentos cirúrgicos. Referência em saúde dos olhos, o Hospital Barigui de Oftalmologia oferece todos os tipos de tratamento para a doença em uma estrutura tecnológica completa, com profissionais especializados para atender pacientes que sofrem com o problema. A Dra. Mariel Monclaro explica cada um dos procedimentos.

Óculos e lentes de contato

“O uso de óculos de grau para perto ou multifocais (longe e perto) é a opção mais rápida e prática para corrigir o problema, mas pode ser uma barreira para quem não se adapta ou não gosta de usar óculos”, diz. Nesses casos, segundo ela, a alternativa são as lentes de contato, que também podem ser para perto ou multifocais. As lentes de contato têm a vantagem de trazer maior liberdade no dia a dia e durante a prática de atividades físicas.

Cirurgia refrativa a laser

Além de soluções práticas, os procedimentos cirúrgicos também são uma opção no tratamento da vista cansada. “A cirurgia refrativa a laser é a alternativa para grupos específicos de pacientes que querem ter maior independência dos óculos e ainda não se encaixam nos padrões para cirurgia de substituição de lente intraocular”, garante Mariel.

Cirurgia de substituição da lente intraocular

O procedimento de substituição da lente intraocular é uma cirurgia para correção de grau dos óculos, feita através do implante de uma lente no globo ocular. Pode-se implantar a lente intraocular multifocal ou com a técnica de báscula (um olho para longe e outro para perto). “Atualmente, as melhores lentes multifocais que existem no mundo baseiam-se nos fenômenos ópticos conhecido como difração. Graças à evolução tecnológica, essas lentes costumam apresentar um ótimo desempenho na visão para longe e para perto, de um modo geral”, explica a médica oftalmologista.

Mas apesar de todos os avanços ocorridos, as lentes intraoculares multifocais apresentam algumas pequenas limitações, como os fenômenos ópticos conhecidos como “glare” (ofuscamento) e halos, além da diminuição da sensibilidade de contraste, especialmente em condições de baixa luminosidade. Ainda assim, são uma excelente alternativa de tratamento da presbiopia, de acordo com a médica.

O problema da “vista cansada” pode ser corrigido com o uso de óculos de grau, de lentes de contato ou com procedimentos cirúrgicos

O Hospital Barigui de Oftalmologia realiza os procedimentos de cirurgia refrativa a laser e de cirurgia de substituição da lente intraocular