Durante a gestação, pode ocorrer de a gestante ter obstrução nasal, mesmo naquelas que não tinham o problema antes da gestação
Durante a gestação, pode ocorrer de a gestante ter obstrução nasal, mesmo naquelas que não tinham o problema antes da gestação| Foto: Divulgação/ Hospital Iguaçu
  • Por Hospital Iguaçu
  • 20/11/2019 11:14

Como se não bastasse a dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir, as dores lombares e o inchaço, boa parte das gestantes também precisa lidar com uma queixa bem comum: o nariz entupido ou escorrendo. Essa dificuldade pode ficar ainda mais acentuada durante a gravidez naquelas que já sofrem com alergias e outros problemas respiratórios, mas também podem complicar a vida de mulheres que não conviviam com esse problema antes da gestação.

De acordo com a otorrinolaringologista, Luiza Rodrigues Caffarate Zanini, do Hospital Iguaçu, estar com o nariz trancado durante a gestação pode estar sendo provocado por diversas causas. Entre as mais comuns estão as alterações hormonais típicas da gestação e também pelo aumento de líquidos nos vasos sanguíneos, que tendem a se acumular nas áreas de tecido mole dependendo da posição em que a mulher esteja, piorando, por exemplo, quando estão deitadas.

“De forma inicial, sempre que houver incômodo com a obstrução do nariz em qualquer fase da gestação, a mulher pode fazer o uso de solução salina com concentração de 0,9% a 3%. Outra dica é elevar a cabeceira da cama a 30° ou 45°”, conta Zanini. “No entanto, se os sintomas continuarem, é recomendável que a paciente procure atendimento médico para descartar causas de obstrução nasal que exijam outras medidas terapêuticas”, arremata.

Por outras causas de obstrução pode-se entender a rinite gestacional, um quadro muito comum nesta fase e que se caracteriza pela sensação de entupimento persistente, associada a coriza, espirros e coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta. “Nestes casos o tratamento deve se iniciar pelo controle ambiental rigoroso, diminuindo o contato da gestante com elementos que possam causar alergias e irritações nasais como ácaros, proteína da descamação da pele de animais, fungos, baratas”, explica Zanini.

A aplicação de antialérgicos, descongestionantes e corticoides de pouca absorção também são saídas para estes casos onde há um maior incômodo, desde que sejam feitas após o primeiro trimestre da gravidez e supervisionado pelo obstetra e otorrinolaringologista. “A rinite gestacional pode aparecer em qualquer fase da gestação, mas deve desaparecer até duas semanas após o parto”, garante a especialista.

Mais graves, as rinossinusites agudas e crônicas também são grandes causas de obstrução nasal, que merecem atenção especial durante a gestação e podem receber tratamento adequado, trazendo alívio sintomático nesta fase tão delicada. “ Há também casos, em que pode haver alguma obstrução mecânica, como desvio de septo ou hipertrofia de cornetos, que mereça uma avaliação adicional, no entanto, os tratamentos cirúrgicos para a obstrução nasal crônica, que costumam conferir grande melhora na qualidade de vida e de sono dos pacientes, geralmente serão realizados fora do período de gravidez”, finaliza a Zanini.

Especializado no atendimento otorrinolaringológico desde 1993, o Hospital Iguaçu, localizado na Av. Iguaçu, 3233, oferece um corpo clínico com 23 profissionais, coordenado pelo médico Dr. Maurício Buschle. A ampla agenda de atendimento oferece inclusive a possibilidade de consultas no mesmo dia.