Pigarro na garganta: Como identificar e tratar o sintoma
| Foto: ShutterStock
  • Por Hospital Iguaçu
  • 27/01/2020 18:09

O acúmulo de muco na garganta, conhecido como pigarro, é um sintoma que traz muito desconforto. Apesar de comum, em alguns casos pode permanecer durante anos. Para tratar a condição é essencial que haja um diagnóstico preciso e análise de um médico especialista.

Quando o pigarro aparece, a sensação é de que algo está preso na garganta. O sintoma pode atrapalhar a respiração e danificar as cordas vocais caso não seja tratado. Quando evolui para um quadro continuo, o pigarro é motivo de aflição e impacta a qualidade de vida.

As causas

No geral, o sintoma está associado a algum tipo de irritação da mucosa. A Dra. Maria Cecilia Vidal, especialista em otorrinolaringologia do Hospital Iguaçu, explica que as causas podem ser muitas e por isso cada caso deve ser avaliado de perto. ‘‘O problema pode estar relacionado a questões simples como ressecamento da garganta, ar condicionado e medicamentos. E em outras ocorrências é consequência de alergias como a rinites e faringites’’, conta.

O pigarro pode ser isolado ou acompanhado de outros sintomas como tosse e engasgos. Caso um desses quadros se apresente é importante a avaliação do médico, já que o pigarro pode estar ligado a doenças como o refluxo gastroesofágico. Vale lembrar que hábitos como tabagismo também podem estar relacionados a causa do problema.

Diagnóstico

O primeiro passo do tratamento é identificar a origem do pigarro. Maria Cecília conta que o principal exame nesses casos é a vidiolaringoscopia, que é a visualização da garganta por meio de um equipamento com uma micro câmera acoplada. ‘‘O procedimento é realizado no consultório médico e não necessita nenhum preparo especial, podemos até usar uma anestesia com spray tópico para a comodidade do paciente’’, complementa.

Com essa visualização, o especialista pode diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento. Para aliviar a irritação, também é indicado a hidratação da região e o repouso das cordas vocais evitando falar muito.

A importância da tecnologia e bons profissionais

Para identificar o problema com precisão é essencial o acompanhamento de profissionais capacitados juntos ao melhor aparato tecnológico. O Hospital Iguaçu é referência no atendimento otorrinolaringológico e conta com um corpo clínico de 23 profissionais. Além disso, o hospital oferece agenda de atendimento com possibilidade de encaixe para o mesmo dia de procura. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (41) 3303-6300.