Antes de iniciar atividades físicas regulares, faça uma consulta com um médico para uma avaliação geral da saúde
Antes de iniciar atividades físicas regulares, faça uma consulta com um médico para uma avaliação geral da saúde| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Novaclínica
  • 09/12/2022 12:50

Exercícios físico regulares liberam hormônios que deixam as pessoas mais felizes, retardam o envelhecimento e trazem benefícios gerais para a saúde. Apesar desses e outros benefícios, se você é um atleta apenas nos fins de semana, ou seja, ainda sem um preparo físico adequado, pode acabar com uma lesão muscular.

Segundo o médico ortopedista Dr. Cristiano Antônio Grassi, coordenador de Ortopedia do Hospital Novaclínica, um atleta tem grande parte de seu treinamento voltado ao reforço muscular não só para melhorar seu rendimento, mas também para evitar as lesões. Por isso, quem é mais sedentário pode acabar se lesionando por falta de condicionamento físico.

“As lesões mais comuns são as entorses e as distensões musculares pela falta de alongamento. Também é frequente a ruptura do tendão de Aquiles durante a prática de futebol, principalmente nas pessoas que estão acima do peso”, observa o médico.

Dr. Grassi afirma que o alongamento é fundamental para a prática de qualquer esporte e para adquirir fortalecimento muscular sugere pilates, hidroginástica ou musculação.

A temida lesão

O Dr. Cristiano Grassi alerta que nunca uma lesão deve ser ignorada, pois a demora no tratamento pode trazer complicações. “As lesões musculares podem evoluir para uma falha muscular, causando um déficit funcional irreversível.

As torções podem esconder lesões ligamentares ou do menisco associadas, que se não diagnosticadas e tratadas podem causar instabilidade articular ou artrose futuramente.”

Como saber se já ocorreu uma lesão? “Nas distensões musculares, a dor é muito intensa, principalmente, após o exercício, quando o corpo ‘esfria’. Na sequência, aparece a mancha roxa, o inchaço e a dificuldade para movimentar o membro”, detalha o médico ortopedista.

Nas entorses ou torções articulares ocorre um derrame articular, conhecido popularmente como “água no joelho”. Já no caso da ruptura do tendão de Aquiles, Dr. Grassi conta que os pacientes relatam ouvir um estalo muito alto e, depois, não conseguir mais correr. “Já a ruptura é facilmente apalpada logo atrás do tornozelo.”

Em casos de suspeita, é importante buscar um atendimento médico. Como um tratamento pré-hospitalar, podem ser feitas compressas frias, imobilizações improvisadas com caneleiras, talas de papelão e ataduras. “Em casos graves, o Samu também pode ser acionado”, diz o coordenador de Ortopedia do Hospital Novaclínica.

Independentemente do tipo de exercício, o ortopedista orienta ainda que quem deseja iniciar uma atividade física deve antes fazer uma consulta com um médico para uma avaliação geral da saúde.

Conheça mais sobre o Hospital Novaclínica!

Hospital Novaclínica
Rua João Ângelo Cordeiro, 480 - São José dos Pinhais/PR
Fone: 41 3381-8100 / 3381-8101