As dores na cabeça exigem atenção para evitar problemas maiores
As dores na cabeça exigem atenção para evitar problemas maiores| Foto: Getty Images
  • Por Pilar Hospital
  • 02/12/2021 12:22

A dor de cabeça é um incômodo muito frequente na vida das pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 70% da população é atingida por essa dor em algum momento da vida. Mesmo que na maioria das vezes seja algo rápido e passageiro, as dores na região podem ser um sinal de alerta para uma doença muito mais complexa.

O termo "cefaleia" é utilizado na medicina para se referir às dores de cabeça como um sintoma. Ao todo, as cefaleias são divididas em dois grupos: a cefaleia primária e a cefaleia secundária

Cefaleia primária e secundária

A cefaleia é considerada primária quando ela é o único ou o principal sintoma do paciente. Nesses casos, a dor não ocorre por conta de outras doenças, ela é a doença em si. As três cefaleias primárias mais recorrentes são: enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

Existem também as cefaleias secundárias, que são as dores que ocorrem como sintoma de outra doença pré-existente. As cefaleias secundárias podem ocorrer em consequência de doenças graves, como tumores cerebrais, AVC hemorrágico ou aneurisma cerebral.

Para evitar qualquer tipo de problema, é preciso evitar o uso de analgésicos sem indicação médica, pois é possível agravar a dor e intensificar o problema de saúde. A realização de exames neurológicos são as melhores medidas de prevenção para uma doença mais grave.

A importância do diagnóstico

Segundo a neurologista do Pilar Hospital, Dra. Claudia Baeta Panfilio (CRM PR 15370 RQE Nº: 8642), dor de uma forma geral é sinal de que algo não vai bem.

“Dificilmente alguém vai passar pela vida sem ter tido ao menos um dia de dor de cabeça – não dormiu bem, não se alimentou direito, está estressada. O perigo vem quando a pessoa reluta em admitir a possibilidade de ter realmente algo mais grave com a dor de cabeça e culpa um outro fator, não procurando ajuda”, destaca a médica.

A médica explica que a dores de cabeça podem ser resultado, por exemplo, de uma meningite fúngica, uma doença infecciosa causada por fungos, e que traz riscos à saúde.

Também pode ser reflexo de hematomas após traumas, que muitas vezes não causam preocupação inicial.

“Em idosos, que são mais frágeis, não é preciso grandes traumas para ter hematomas, que podem vir acompanhados inclusive por uma confusão mental e trazer a falsa suspeita de um Alzheimer”, destaca a neurologista.

“A dor de cabeça mudou de característica? Está mais intensa, mais frequente? Então tem que procurar um serviço médico imediatamente. É sempre bom lembrar que a dor de cabeça também pode ser um aneurisma ou trombose. Não podemos achar que toda a cefaleia é causada por estresse. Antes de rotular a dor, temos que investigar”, afirma Dra. Claudia.

Tecnologia e atendimento humano

Pensando em tudo isso, o Pilar Hospital contratou os melhores profissionais de neurologia e hoje é considerado uma das referências da área no país.

Com uma grande infraestrutura e equipamentos de última geração, o hospital conta uma área de emergência 24 horas, com especialistas das mais diversas áreas, para um diagnóstico rápido e preciso:

“Um dos grandes diferenciais de nossa emergência está no apoio integral de todas as especialidades que possam ser necessárias em situações graves, incluindo: ortopedia, cardiologia, neurologia e cirurgia geral, entre outras”, destaca o coordenador do Pronto Atendimento, Dr. Fabio Ogata.

A unidade conta também com suporte do centro cirúrgico Pilar, além de laboratórios, diagnóstico por imagem, exames cardiológicos e ecodoppler.

Deseja marcar seus exames neurológicos? Clique e entre em contato diretamente com o Hospital Pilar.