Serviço de Urologia oferece atendimento de excelência para um resultado efetivo no tratamento de doenças
Serviço de Urologia oferece atendimento de excelência para um resultado efetivo no tratamento de doenças| Foto: Divulgação
  • Por Pilar Hospital
  • 16/04/2021 16:47

A dor intensa e repentina na região lombar é um dos principais sintomas do aparecimento de cálculo renal, que levam principalmente pessoas entre 20 e 40 anos à busca por atendimento médico.

Além da cólica, o desconforto do paciente aparece associado a náuseas, sangramento na urina e aumento da frequência urinária, comuns em casos de urgência no serviço de urologia.

Popularmente conhecida como ‘pedra no rim’, a doença se caracteriza pela formação de pequenos cristais que se aglutinam na parte interna do órgão ao longo de meses ou anos.

Embora o desenvolvimento da doença aconteça em um período de médio a longo prazo, a rapidez na atuação dos médicos é fundamental para evitar o comprometimento da atividade dos rins.

Para isso, a tecnologia aparece como uma grande aliada dos profissionais, já que normalmente o diagnóstico acontece através da realização de exames de imagem, urina e sangue.

Precisão no resultado

Nos casos mais leves da doença, em que não há relato de dor ou outros sintomas, a medicina diagnóstica é primordial, já que o problema pode passar sem ser percebido. Nos casos de dor aguda, é importante procurar o pronto-atendimento para descartar outras enfermidades, como problemas na coluna (ortopédicos), intestinais (apêndice e inflamações) e ainda outras alterações do trato urinário.

Com um atendimento humanizado e personalizado para a necessidade de cada paciente, a exemplo do Pilar Hospital, o diagnóstico de doenças urológicas em estágio inicial pode ser realizado durante consultas de rotina.

Segundo o médico urologista e coordenador da área no Pilar Hospital, Eduardo Gerber Wietzikoski, os motivos que levam a busca por atendimento urológico são os mais variados.

: “Nosso modelo de tratamento é baseado no que há de mais moderno na medicina especializada, com profissionais altamente qualificados”, explica o dr. Eduardo Gerber Wietzikosk
: “Nosso modelo de tratamento é baseado no que há de mais moderno na medicina especializada, com profissionais altamente qualificados”, explica o dr. Eduardo Gerber Wietzikosk| Divulgação

“Nas consultas de rotina, as causas são a prevenção de câncer de próstata, cálculos renais, procura por vasectomia, incontinência urinária, disfunção erétil, infertilidade, distúrbios miccionais, tumores e doenças da bexiga”, explica.

Referência em Urologia, o Pilar Hospital conta com um serviço de emergência especializado e toda uma estrutura que possibilita a realização de consultas, exames, cirurgia tradicional, cirurgia robótica e minimamente invasivas em um só lugar.

Sua saúde não tem pausa. Conheça as especialidades do Pilar Hospital.

“Por ser uma área da medicina que exige alta tecnologia, infraestrutura elaborada e profissionais especializados, um centro específico de atendimento oportuniza dispor aos pacientes o que há de mais moderno nos tratamentos urológicos, associado à qualidade no atendimento aos pacientes”, destaca o Dr. Eduardo Gerber Wietzikoski.

O atendimento urológico é disponibilizado através de consulta de emergência (pronto atendimento) e consultas agendadas de segunda à sexta, com sobreaviso da urologia para urgências 24 horas por dia.

“Entre os principais motivos que levam os pacientes a necessitar de atendimento urológico de urgência estão o cálculo renal (cólica renal), infecção urinária, sangramentos, traumas, retenção urinária e dor testicular”, explica o médico.

Prevenção como melhor tratamento

De acordo com os especialistas, cerca de 15% da população pode desenvolver cálculos renais durante a vida. Essa incidência aumenta conforme os hábitos, fatores hereditários e também entre os homens na faixa dos 20 a 40 anos.

O Hospital Pilar é referência em Urologia e conta com um serviço de emergência especializado para a realização de consultas, exames e cirurgias.
O Hospital Pilar é referência em Urologia e conta com um serviço de emergência especializado para a realização de consultas, exames e cirurgias.| Divulgação Hospital Pilar

Já a evolução da doença muda de acordo com cada paciente, variando entre quadros assintomáticos, leves, frequentes e urgentes, quando há crise renal. Dependendo do quadro em que o caso se encontra, pode ser necessário apenas o acompanhamento médico, com grande parte dos cálculos sendo eliminados na urina após a crise de dor.

Geralmente, os tratamentos se aplicam a casos mais graves de cálculo renal que geram algum sintoma, crise de dor aguda ou ainda possam comprometer a atividade dos rins.

As novas tecnologias aplicadas ao serviço de urologia possibilitam a realização de procedimentos hospitalares de curta duração, como é o caso da endourologia, que são cirurgias endoscópicas sem necessidade de corte.

Apesar dos amplos recursos disponíveis da medicina, segundo os profissionais, a prevenção ainda é o melhor tratamento. A recomendação inclui aumentar a ingestão de líquidos e diminuir a quantidade de sal durante as refeições.

Como resultado, o paciente conquista mais saúde e bem-estar, diminuindo também o surgimento de outras doenças.

O Pilar Hospital fica na avenida Desembargador Hugo Simas, 322, no bairro Bom Retiro em Curitiba.