A alimentação influencia diretamente na recuperação e no tratamento dos pacientes.
A alimentação influencia diretamente na recuperação e no tratamento dos pacientes.| Foto: Divulgação
  • Por Pilar Hospital
  • 01/12/2021 13:14

É muito normal ouvir pacientes reclamarem das comidas dos hospitais. Mas você sabia que a alimentação é extremamente importante para a recuperação do paciente?

Fazer com que um paciente se alimente com qualidade e na quantidade correta pode favorecer diretamente na recuperação, colaborando com o sucesso do tratamento.

Pensando nisso, a Pilar Hospital introduziu o conceito de gastronomia hospitalar através de uma parceria com o GRSA, empresa responsável pelo serviço de nutrição e dietética da Instituição.

Essa parceria permitiu uma revolução no segmento de alimentação e abriu as portas para novos equipamentos e utensílios que pudessem melhorar a qualidade das refeições.

Vantagens de uma boa alimentação

A boa alimentação dentro de um hospital pode influenciar diretamente na recuperação dos pacientes. Para que essa melhora realmente ocorra, o Pilar Hospital trabalha com os alimentos da melhor qualidade, além de ter muito cuidado no preparo e atenção na quantidade servida para cada paciente.

“Através da gastronomia hospitalar, conseguimos oferecer uma alimentação mais prazerosa aos pacientes e com melhor aceitação, permitindo a manutenção do aporte de nutrientes e, consequentemente, preservando o estado nutricional e restabelecimento da saúde”, explica a coordenadora de nutrição, Gabrielle Ducci.

Com toda essa preparação, é possível contornar um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais, que é a falta de apetite dos pacientes.

Mesmo que isso seja frequente, qualquer pessoa precisa se alimentar nos horários corretos, independente se esteja doente ou não. Com pratos feitos por excelentes profissionais e planejados individualmente, a Pilar Hospital consegue fazer que cada refeição seja uma experiência especial para o paciente e que a falta de apetite possa ser amenizada com uma boa refeição.

Cardápio feito para você

As refeições em um hospital podem, sim, ser um momento gostoso para os pacientes
As refeições em um hospital podem, sim, ser um momento gostoso para os pacientes| Divulgação

“A gastronomia hospitalar faz parte do plano terapêutico, em que buscamos aliar o diagnóstico do paciente com aquilo que é servido. Prezamos assim pelo atendimento às necessidades nutricionais do indivíduo em ambiente hospitalar, levando sempre em consideração suas preferências, aversões, tabus alimentares e costumes através da oferta de uma alimentação nutritiva e saborosa”, reforça a coordenadora de nutrição do hospital.

Além de refeições saborosas e bem-apresentadas, o Pilar Hospital oferece atendimentos individualizados para cada paciente. Pensando na melhor experiência possível, a equipe do hospital visita os pacientes para verificar a aceitação da dieta. Essa tarefa também tem a participação da chefe de cozinha, Marlene Budin.

O cardápio altera diariamente e é feito com o auxílio de nutricionistas, para que toda refeição seja igualmente nutritiva para o paciente. Além disso, caso o paciente não aceite a comida do dia, existe uma segunda opção no cardápio tão gostosa quanto a original.

Para os que precisam de uma dieta com alguma restrição, o cardápio é adaptado para que a recuperação do paciente seja ainda mais rápida.

Deseja saber mais detalhes sobre a gastronomia hospitalar? Clique e entre em contato diretamente com o Hospital Pilar.