Modelagem em 3D com uso de BIM facilita a integração dos projetos e estruturas.
Modelagem em 3D com uso de BIM facilita a integração dos projetos e estruturas.| Foto: Shutterstock
  • Por Hype Empreendimentos
  • 24/11/2021 11:44

Esqueça plantas baixas e desenhos no papel! A modelagem tridimensional chegou com tudo em todos os setores para revolucionar processos. Além das incríveis impressoras 3D, uma nova técnica que tem feito muito sucesso na construção civil é o BIM.

O que é BIM?

Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, é o mais novo conceito para lidar com projetos de obras de construção. Ao trabalhar com modelos 3D, fica mais fácil de assimilar os projetos, que estão muito mais similares ao produto final.

A construtora deve agregar o máximo de informação das partes envolvidas na construção e gerenciar o planejamento para que todo o processo ocorra com o máximo de eficiência. Isso agiliza a execução da obra e aumenta a confiabilidade no empreendimento.

Ou seja, unindo o projeto arquitetônico com os projetos estrutural, elétrico e hidráulico, é possível verificar detalhes que, antes, só eram vistos quando a obra estava sendo finalizada.

Em um software que aplica o conceito de BIM, vários profissionais têm a oportunidade de trabalhar em seus projetos ao mesmo tempo, com atualização simultânea.

“Dessa maneira, todos os responsáveis pela obra conseguem ver qualquer ajuste em tempo real, fazendo com que o projeto final não vire um ‘Frankenstein’", afirma Alexandre Rodrigues, gerente de vendas da Hype Empreendimentos.

Confira aqui um dos projetos da Hype Empreendimentos que usa a tecnologia BIM.

Compatibilização de projetos

Todas as obras de construção civil são únicas e diferentes, mas têm uma coisa em comum: a união de especialidades e expertises, relacionadas com uma imensa variedade de materiais, serviços e demais soluções para que sua execução ocorra da forma mais eficiente possível.

BIM agrega todas as especialidades e seus respectivos projetos em uma mesma plataforma.
BIM agrega todas as especialidades e seus respectivos projetos em uma mesma plataforma.| Shutterstock

O projeto que integra o BIM em sua criação desde sua concepção agrega todas as partes envolvidas, detalhando informações aprofundadas sobre cada espaço da construção, que podem ser utilizadas por todos os profissionais envolvidos: de arquitetos a engenheiros, planejadores e até o responsável pelo departamento de compras.

Por isso, empresas que aplicam a técnica em seus projetos têm maiores garantias de que suas obras estarão perfeitamente conforme os memoriais descritivos.

Como a Hype Empreendimentos, que possui diversos imóveis em construção com a ferramenta espalhados pela cidade.

Que tal escolher seu novo cantinho para morar? Veja o portfólio da Hype Empreendimentos.

Hype Empreendimentos

Estar no mercado entregando experiências extraordinárias há mais de dez anos e ser a segunda maior construtora de Curitiba é uma forma de entender que a empresa entrega qualidade e atendimento de excelência.

E, atualmente, é preciso pensar fora da caixa para se destacar e surpreender. É assim que a Hype Empreendimentos constrói sonhos, sempre pautada pela inovação e qualidade em todos os aspectos.

A inquietação de sempre querer mais e entregar o melhor resultado faz parte do DNA da empresa. E isso se estende para o atendimento ao cliente, também.

Conte com a equipe da Hype para assessorar você a fazer um ótimo negócio adquirindo um apartamento.

Transforme o seu sonho em realidade. Clique aqui e fale com a Hype Empreendimentos.