As inscrições e o envio de cases para concorrer aos Prêmios Equilibrista e Revelação em Finanças de 2021 se encerram no dia 20 de agosto
As inscrições e o envio de cases para concorrer aos Prêmios Equilibrista e Revelação em Finanças de 2021 se encerram no dia 20 de agosto| Foto: Antonio More / Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 26/07/2021 15:21

A cerimônia de premiação considerada o “Oscar” no mundo das finanças já tem data e hora marcada para este ano: 21 de outubro, às 19h00. Desde 1985, o Prêmio Equilibrista em Finanças reconhece personalidades que se destacaram em suas carreiras e nas atividades realizadas ao longo dos últimos meses. Já o Prêmio Revelação, em sua quarta edição, reconhece jovens e promissoras personalidades do setor financeiro. Assim como no ano anterior, em 2021 a premiação também levará em consideração a performance dos profissionais durante o período de crise.

O grande diferencial deste ano está no formato do evento que pretende ser híbrido. Em 2020, por razões da pandemia, a cerimônia de entrega precisou ser transmitida online para o público, recebendo presencialmente apenas os homenageados da noite. Além disso, a proposta desta edição, segundo o presidente do IBEF-PR Mauricio Zanforlin, é incentivar os profissionais da área de finanças a compartilharem em seus cases as ações que trouxeram resultados para a empresa, no contexto de recuperação pós-crise, e para o cenário de retomada.

“A recessão trazida pela pandemia impactou severamente o caixa das empresas. Desde as pequenas até as maiores organizações, precisaram se adaptar à novas realidades e formatos de trabalho. Esta foi a grande realidade de 2020. Em 2021, as empresas voltaram seus esforços para aproveitar as oportunidades de retomada e crescimento, mantendo os ganhos de eficiência do ano passado.  Neste sentido, o papel do CFO na busca de soluções, foi essencial. E por isso, mais uma vez, queremos dar o devido protagonismo a esses profissionais”, destaca Maurício.

O prêmio avalia os executivos de finanças a partir da postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados, por meio de modernas técnicas de administração, e a colaboração da empresa no setor que atua. Após o processo de avaliação, são selecionados cinco finalistas ao Prêmio Equilibrista e três finalistas ao Prêmio Revelação, que deverão defender os seus cases em uma apresentação para os associados do IBEF-PR. A votação para escolher os grandes vencedores é fechada para membros e associados do instituto.

Clédio Roberto Marschall, superintendente financeiro da Lar Cooperativa e ganhador do Prêmio Equilibrista em 2020
Clédio Roberto Marschall, superintendente financeiro da Lar Cooperativa e ganhador do Prêmio Equilibrista em 2020| Antonio More / Divulgação

Em 2020

No ano passado, o Prêmio Equilibrista e Revelação em finanças homenageou não só os profissionais da área financeira, mas também o segmento de agronegócio. O superintendente Clédio Roberto Marschall e o gerente Marcelo Afonso Riedi foram, respectivamente, os ganhadores dos prêmios, ambos da Lar Cooperativa. Isso porque, mesmo diante de uma das maiores crises econômicas do país, o agronegócio conseguiu apresentar resultados positivos em meio à pandemia.

O CFO da Unicesumar, Jeferson Vinhas Ferreira e o Diretor Administrativo e Financeiro da Valmet na América do Sul, Lucio Pandolfi Junior também foram homenageados com o título ‘Destaque em Finanças'. Transmitido ao vivo pelas plataformas digitais para todo o país, a cerimônia de 2020 também contou com uma palestra exclusiva do fundador da Localiza, José Salim Mattar Júnior. Além disso, o número de cases inscritos no ano passado também foi surpreendente, ressaltando ainda mais o importante papel dos executivos financeiros nas empresas.

Quem pode concorrer?

Os profissionais interessados em concorrer aos prêmios poderão inscrever seus cases até o dia 20 de agosto, detalhando os projetos e ações implementadas, mudanças de processos, bem como a mensuração dos resultados alcançados.

Para concorrer ao Prêmio Equilibrista é preciso ser o head de Finanças do Brasil na empresa onde trabalha e estar alocado no Paraná. Já para categoria Revelação de Finanças, o candidato não pode ser o head de Finanças da empresa e, também, precisa estar alocado no Paraná. A inscrição do case pode ser feita através do site do IBEF-PR: https://www.ibefpr.com.br/evento/premio-equilibrista-2021/.

Neste ano, o Prêmio Equilibrista e Revelação em Finanças recebe o patrocínio diamante da PwC Brasil e do escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede. Na categoria Ouro, o evento recebe o patrocínio da Valore Elbrus, do Banco Safra e da KPMG; e na categoria Prata, da Deloitte.

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Seja um associado IBEF-PR e fique por dentro do mundo das finanças!