Luminária ELLO vem desmontada em uma caixa, permitindo que o cliente faça diversas combinações com as peças
Luminária ELLO vem desmontada em uma caixa, permitindo que o cliente faça diversas combinações com as peças| Foto: Divulgação
  • Por Ideally
  • 25/11/2021 23:00

Foi no Anuário Haus 2021 que a Ideally Iluminação apresentou seu projeto mais importante no ano: a coleção "Iluminar com Arte". São oito luminárias exclusivas, numeradas e assinadas por designers renomados, com curadoria da grande produtora cultural Consuelo Cornelsen.

A primeira peça foi revelada junto com o anúncio da coleção, no Anuário Haus 2021. Trata-se do conjunto "O Gordo e o Magro", criado pela própria Consuelo. Nessas luminárias, a artista faz uma homenagem à inesquecível dupla de humoristas, mas também um convite para retornar à infância, em uma peça de linhas orgânicas e descontraídas.

A primeira peça do projeto — O Gordo e o Magro, de Consuelo Cornelsen — foi apresentada no Anuário Haus 2021
A primeira peça do projeto — O Gordo e o Magro, de Consuelo Cornelsen — foi apresentada no Anuário Haus 2021 | Divulgação

ELLO (Moca Arquitetura)

As arquitetas, sócias e amigas da Moca Arquitetura — Ana e Kátia — resolveram mergulhar no inconsciente para criar a luminária ELLO. A peça mexe com as conexões entre lógico e lúdico, usando formas geométricas básicas e os tons primários, remetendo à primeira infância. Com isso, a ideia é trazer uma sensação de aconchego.

A luminária ELLO (foto de destaque) traz uma proposta interativa, com experiências além do visual e materiais únicos Assim, o próprio cliente pode encaixar as peças que acompanham o kit de diversas formas, utilizando a ELLO como luminária de piso, arandela, pendente vertical ou horizontal.

Quando desmontada, a ELLO lembra uma caixa de brinquedo, mas 
montada se torna uma escultura, com volumetria de uma corrente de miçangas ou um brinquedo de encaixar.

Kripton (Alcantarino)

Luminária Kripton, de Carlos Alcantarino, é inspirada nos cristais de quartzo e suas características únicas
Luminária Kripton, de Carlos Alcantarino, é inspirada nos cristais de quartzo e suas características únicas | Divulgação

"A busca pela valorização do material utilizado, associado a um fator artesanal, foi a tônica para o desenvolvimento dessa peça", explica Carlos Alcantarino.

Isso porque o desenho da luminária Kripton é inspirado nos cristais de quartzo — resultado de processos geológicos que podem levar milhares de anos, com cada cristal sendo diferente do outro.

Alcantarino também explica que os cristais servem como condutores da luz e são o elemento principal para transformar a luminária Kripton em objeto de arte. Afinal, a peça já nasce com potencial limitado de reprodução, uma vez que as características químicas próprias do cristal não podem ser imitadas.

Arquea Arquitetura

A luminária da Arquea Arquitetura usa diferentes madeiras e latão para criar um produto simples, sensível e durável — mas também muito exclusivo
A luminária da Arquea Arquitetura usa diferentes madeiras e latão para criar um produto simples, sensível e durável — mas também muito exclusivo| Divulgação

A proposta da Arquea Arquitetura para a coleção vem das conversas que o grupo de jovens profissionais mantém acerca de temas como arte, política e meio ambiente. Por isso, a ideia de uma luminária com design sensível, durável e simples.

Várias espécies de madeira (de manejo sustentável) são usadas na produção, para mostrar a diversidade como caminho do futuro e fazer uma reverência à riqueza da flora brasileira. As peças de madeira são complementadas por detalhes em latão, que fazem um elogio a itens antigos, das casas de nossos avós.

"O desenho em si é muito simples, de certa maneira até ingênuo", explica a equipe. Em uma linha da madeira nasce a luz e a outra a reflete. Segundo os arquitetos, isso simboliza a ideia de que devemos usar os recursos apenas para o que é útil essencial.

Portal (Furf Design)

Luminária da Furf Design para a coleção "Iluminar com Arte" é inspirada em portais
Luminária da Furf Design para a coleção "Iluminar com Arte" é inspirada em portais| Divulgação

"A luz é um portal para enxergar a beleza com leveza, aonde quer que esteja".

A partir desse elemento de arquitetura que a equipe Furf Design criou sua luminária Portal. Um elemento que faz parte de inúmeras construções desde os primórdios da civilização e que tem tantos significados na cultura.

Por isso, os criadores também afirmam que a peça é versátil, sendo compatível com projetos clássicos, modernos ou futuristas.

Bubblegum (Marcelo Stefanovicz)

O lustre Bubblegum, de Marcelo Stefanovicz, traz as linhas quase disformes dos chicletes para a decoração
O lustre Bubblegum, de Marcelo Stefanovicz, traz as linhas quase disformes dos chicletes para a decoração| Divulgação

Nascido em Irati (PR), Stefanovicz se estabeleceu em São Paulo, onde criou centenas de peças com design único e se tornou um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Suas criações mesclam uma variedade de disciplinas, do design experimental e assemblagens à escultura — sempre criando peças com humor e ironia.

Essa marca autoral fica evidente no lustre Bubblegum. Suas linhas espontâneas e quase aleatórias lembram um chiclete mascado, que pode ganhar diversas cores na decoração.

Trio (Nido Campolongo)

Luminárias Trio
Luminárias Trio| Divulgação

Com mais de 40 anos de carreira, Nido Campolongo já criou uma lista enorme de projetos incríveis — sempre se destacando pelas formas inovadoras e pela utilização inteligente dos materiais. Essa experiência se traduziu nesse conjunto de luminárias pensado por Nido em meados dos anos 2000.

A partir de madeiras nobres de demolição ou descarte, ele cria a base da luminária. Nela, é possível encaixar três cúpulas de papel parafinado. A luminária Trio, de Nido Campolongo, será produzida agora com exclusividade para a coleção "Iluminar com Arte", da Ideally.

Leonardo Sokolovicz

A última peça da coleção "Iluminar com Arte" foi criada por Leonardo Sokolovicz, um jovem designer cujo trabalho na Boulle Móveis chamou a atenção de Consuelo Cornelsen. Ainda em produção, sua peça será revelada no evento de lançamento da coleção. Porém, já podemos adiantar que a madeira provavelmente fará parte da peça, já que a tornearia artística é parte indissociável do trabalho de Sokolovicz, que herdou essa paixão do avô.

Todas as luminárias serão produzidas de forma limitada, com peças numeradas e assinadas pelos designers.

O lançamento oficial da coleção "Iluminar com Arte" será durante o Sofá de Haus, no dia 25 de novembro. Siga a Ideally Iluminação e Haus nas redes sociais para saber tudo sobre esse grande lançamento.

Siga a Ideally Iluminação no Instagram e fique por dentro das novidades