A visão técnica da arquitetura, aliada à visão humana do que é importante para a vida das pessoas, faz a diferença nos projetos imobiliários.
A visão técnica da arquitetura, aliada à visão humana do que é importante para a vida das pessoas, faz a diferença nos projetos imobiliários.| Foto: Divulgação
  • Por Idee Incorporadora
  • 05/08/2021 17:40

Dentre tantos significados para arquitetura, existe um simples e direto: é o pensamento do espaço em que a vida humana acontece. E, dada a importância intrínseca a ela, os profissionais que atuam na construção das cidades, sejam eles arquitetos, urbanistas ou construtores, precisam pensar em como essa vida humana será impactada com cada obra.

Portanto, o olhar voltado ao presente e ao que está acontecendo no entorno é imprescindível para potencializar os empreendimentos, estruturando o espaço urbano à medida que agrega valor a ele.

Na IDEE Incorporadora, a arquitetura adquire um enorme potencial enquanto promotor de felicidade e de bem-estar. Isso ocorre porque os empreendimentos são construídos com o objetivo de aprimorar as relações com a comunidade. Para isso, a cultura local é valorizada e os projetos buscam, por meio de uma nova visão estética, alcançar o máximo de funcionalidade.

Uma visão compartilhada: Edifício Dsenho

A Arquea é um escritório curitibano de arquitetura que, após 13 anos de estrada, conquistou várias premiações e menções honrosas por seus empreendimentos surpreendentes, criativos e únicos. O objetivo de oferecer um novo conceito de arquitetura para a capital é o mesmo da IDEE Incorporadora — a parceria deu como fruto a criação do Edifício Dsenho, no bairro Bigorrilho.

Elaborado em 2017 e 2018, o projeto possui uma linguagem contemporânea e limpa. A utilização de diversos materiais, como pastilha cinza, alumínio, vidro, pedra, entre outros, tornaram sua arquitetura atemporal. Já o resultado decorreu de um trabalho extenso de experimentação, em que a solução adotada trouxe a melhor relação com o contexto urbano, aprimorando a qualidade de vida de todos ao entorno.

Essa visão técnica da arquitetura, aliada à visão humana do que é importante para a vida das pessoas, é o que fez a diferença no edifício. Por isso, o projeto explorou vidros, iluminação e ambientes com proporções que permitem a livre circulação. Já o interior, assinado pelo arquiteto Leandro Garcia, contou com móveis selecionados de José Zanine Caldas, Aristeu Pires, Sérgio Rodrigues e Marcelo Caruso e do próprio Leandro Garcia.

Em breve, Jardim

Também em parceria com a Arquea, o empreendimento Jardim é ainda mais surpreendente: a poucos metros do Museu Oscar Niemeyer, o terreno irregular ganhou vida ao equilibrar perfeitamente o exterior e o interior. Com a ideia de construção em um único bloco e a decisão de não utilizar toda a área disponível, foi criado um grande jardim que elevará a qualidade de vida dos moradores.

Além disso, obras de arte e mobiliários de design brasileiros foram utilizados no empreendimento, tornando-o ainda mais único por valorizar a cultura regional. Ainda em fase de lançamento, o projeto também foi assinado pela BST Arquitetura (Interiores dos apartamentos) e Rodrigo Oliveira (paisagismo).

Sejam edifícios comerciais ou habitacionais, é preciso lembrar que o envolvimento das pessoas e seu relacionamento com o espaço criado é um fator que deve ser priorizado. É isso que dá à arquitetura o poder de construir uma cidade em que morar seja prazeroso, seguro e confortável.

Acesse e conheça melhor o trabalho realizado pela IDEE Incorporadora.