O JARDIM da IDEE é a materialização de uma visão que valoriza a integração entre arquitetura, natureza, cultura e a cidade.
O JARDIM da IDEE é a materialização de uma visão que valoriza a integração entre arquitetura, natureza, cultura e a cidade.| Foto: André Nacli
  • Por Idee Incorporadora
  • 07/12/2023 16:06

No cenário urbano de Curitiba, a IDEE Incorporadora entregou o empreendimento JARDIM, um oásis contemporâneo próximo ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Com a entrega oficial feita em um coquetel no dia 05 de dezembro, o JARDIM representa um conceito arquitetônico singular, onde a liberdade e o bem-estar são cultivados meticulosamente em cada detalhe. “A gente gosta muito de encontrar locais em que possamos atuar na cidade e melhorá-la. Então, quando nos deparamos com a possibilidade de adquirir esse terreno, nessa localização, ficamos muito felizes, afinal estamos atuando ao lado de um cartão postal, em um local que já tem muita vida, com a oportunidade de potencializar isso”, afirma o Diretor da IDEE André Nacli.

Em um terreno generoso de mais de quatro mil m², o JARDIM abriga 59 apartamentos, variando entre 132 m² e 265 m² privativos, todos compostos por três suítes. Nessa jornada, desafios foram superados, desde a complexa implantação do projeto até a escolha cuidadosa de elementos que dialogam entre si. O resultado é um empreendimento que transcende a simples função de abrigar, transformando-se em um marco cultural e estético na paisagem urbana de Curitiba. “A IDEE se preocupa muito com o cliente e também com a região onde nós iremos construir. Porque quando você constrói um empreendimento, isso impacta na região, no bairro, na cidade. Então temos essa questão de criar empreendimentos que conversem com a região, conversem com o bairro, conversem com a vizinhança, isso para nós é fundamental”, afirma o Diretor Comercial da IDEE Bocuti Júnior.

Projeto que privilegia o bem-estar   

O projeto arquitetônico e de interiores das áreas de lazer leva a assinatura da Arquea Arquitetos, uma parceria que já é consolidada com a IDEE. "Queríamos a sensação de liberdade. Quanto mais se concentra a edificação, mais espaço livre é criado. Por isso, o bloco único e a criação de um grande jardim possibilitaram esse ganho de qualidade para todos os moradores. O André [Nacli] tem uma visão de que ele não está entregando um prédio, ele está entregando cultura e conforto. E foi o que nos guiou”, explica Fernando Caldeira de Lacerda, arquiteto e um dos sócios da Arquea Arquitetos.

A assinatura paisagística do amplo jardim, com mais de mil m², é de Rodrigo Oliveira. Este espaço está em perfeita harmonia com o edifício, incorporando linhas retas e atemporais. Rodrigo destaca a cuidadosa seleção de elementos, como a paginação do piso casual e as espécies variadas, proporcionando um ambiente natural que convida os moradores a desfrutarem da liberdade ao ar livre.

Os interiores dos apartamentos, têm uma proposta de decoração da BST Arquitetura e refletem um equilíbrio entre elegância e despojamento, conversando com a arquitetura do empreendimento. Os móveis de design brasileiro e as obras de arte são integrados de maneira a criar ambientes duradouros, fugindo de tendências passageiras.

Obras de arte e mobiliário: uma expressão cultural no JARDIM

O JARDIM não é apenas um empreendimento habitacional, mas uma galeria de arte particular, apresentando obras de artistas renomados. Entre eles estão André Mendes, Pedro Amin, Raphael Dias, Eduardo Bragança, Eliane Prolik, Juliana Stein, Willian Santos e André Nacli, cujas criações compõem as áreas de lazer. “A gente queria trazer uma arquitetura autoral, contemporânea e marcar a paisagem de uma maneira sutil e leve. Pensando nisso, conseguimos instalar uma obra de arte do artista Alfi Vivern na frente do prédio, que é um presente para a cidade e um presente para o empreendimento”, explica André.

 <em>O artista Alfi Vivern junto da obra que foi instalada na fachada do JARDIM.</em> Foto: Andressa Miretzki.
O artista Alfi Vivern junto da obra que foi instalada na fachada do JARDIM. Foto: Andressa Miretzki.

Intitulada ‘sem palavras’, a imponente escultura de Alfi Vivern instalada em frente ao JARDIM é uma obra de arte viva, sensível às nuances do tempo, carregando consigo uma história milenar.  “A peça é um basalto de 230 milhões de anos. Eu acho que a pedra tem também uma vida e, sem dúvida, acho que da forma que ela chegou e da forma com que as pessoas receberam ela, está marcando um momento”, afirma o artista.

Além das obras de arte, o JARDIM abraça peças de design contemporâneo de nomes de destaque local, entre eles Leandro Garcia, Marcelo Caruso, Lucas Bond, DSGNSELO e OSLO.

 <em>Áreas comuns do empreendimento têm peças de desing brasileiro, como as poltronas Mole de Sergio Rodrigues.</em> Foto: Andressa Miretzki.
Áreas comuns do empreendimento têm peças de desing brasileiro, como as poltronas Mole de Sergio Rodrigues. Foto: Andressa Miretzki.

Também foram escolhidas peças do grande mestre do mobiliário moderno brasileiro, Sergio Rodrigues. Isto porque ele possui uma relação muito forte com a cidade: foi um dos projetistas dos prédios do Centro Cívico.

Espaços de lazer: extensões da vida cotidiana

 <em>Piscina coberta do JARDIM.</em> Foto: Andressa Miretzki.
Piscina coberta do JARDIM. Foto: Andressa Miretzki.

Os espaços de lazer do JARDIM foram meticulosamente desenhados para serem uma extensão do lar, atendendo às reais necessidades dos moradores. Com salão de festas, espaço gourmet, pet place, brinquedoteca, parquinho, academia, piscina coberta com raia de 20 metros, mini quadra poliesportiva, horta de temperos, co-working e sala de reuniões, o local oferece ambientes calorosos e acolhedores para o dia a dia e celebrações.

Com 100% do JARDIM vendido, a IDEE Incorporadora já projeta seu próximo empreendimento, previsto para o primeiro semestre de 2024 na região do Ecoville. Os profissionais do Arquea trabalham no projeto que será composto por uma torre residencial, com 52 apartamentos, e uma comercial, denominados Casa Noma e Noma Office, respectivamente. “Vamos trazer a experiência de excelência do Nomaa Hotel (empreendimento de hotelaria do grupo IDEE).

Confira aqui quem passou pelo evento de inauguração e entrega do JARDIM: 

 André Mendes e André Nacli.  Foto: Andressa Miretzki.
André Mendes e André Nacli. Foto: Andressa Miretzki.
 Pedro Amin e Fernanda Cassou. Foto: Andressa Miretzki.
Pedro Amin e Fernanda Cassou. Foto: Andressa Miretzki.
 O arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, do Arquea Arquitetos.  Foto: Andressa Miretzki.
O arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, do Arquea Arquitetos.  Foto: Andressa Miretzki.
 Marcos Slaviero e Maria Amin Tavares.  Foto: Andressa Miretzki.
Marcos Slaviero e Maria Amin Tavares.  Foto: Andressa Miretzki.
 Getúlio, Evaniza, Isabela e Larissa Scopel. Foto: Andressa Miretzki.
Getúlio, Evaniza, Isabela e Larissa Scopel. Foto: Andressa Miretzki.
 Adriano Tadeu, Priscila Fleischfresser e André Costa. Foto: Andressa Miretzki.
Adriano Tadeu, Priscila Fleischfresser e André Costa. Foto: Andressa Miretzki.
 Denise de Oliveira, Andréa Dias, Marina Grando e Lucas Bond.  Foto: Andressa Miretzki.
Denise de Oliveira, Andréa Dias, Marina Grando e Lucas Bond.  Foto: Andressa Miretzki.
 Bocuti Júnior. Foto: Andressa Miretzki.
Bocuti Júnior. Foto: Andressa Miretzki.
 Ana Claudia Mezzomo e Jean Mezzomo.  Foto: Andressa Miretzki.
Ana Claudia Mezzomo e Jean Mezzomo. Foto: Andressa Miretzki.
 Malka Vivern e Maria Inês Di Bella.  Foto: Andressa Miretzki.
Malka Vivern e Maria Inês Di Bella.  Foto: Andressa Miretzki.
 Evento teve show com muita música brasileira.  Foto: Andressa Miretzki.
Evento teve show com muita música brasileira.  Foto: Andressa Miretzki.
 Evento de entrega reuniu arquitetos, artistas, parceiros da IDEE e os clientes que logo morarão no JARDIM. Foto: Andressa Miretzki.
Evento de entrega reuniu arquitetos, artistas, parceiros da IDEE e os clientes que logo morarão no JARDIM. Foto: Andressa Miretzki.