O empreendimento Jardim da IDEE Incorporadora está localizado a poucos metros do Museu Oscar Niemeyer.
O empreendimento Jardim da IDEE Incorporadora está localizado a poucos metros do Museu Oscar Niemeyer.| Foto: Divulgação
  • Por Idee Incorporadora
  • 15/10/2021 14:43

Talvez você não saiba, mas não precisa estar dentro de um espaço fechado para contemplar a arte. As cidades, suas ruas e instalações podem representar uma grande galeria a céu aberto.

Dessa forma, uma parede, uma escultura, a pintura de um artista local, a fachada de um edifício, uma paisagem ou um tipo de material utilizado em uma construção se transformam em expressões artísticas.

Além disso, quando estão unidas e usadas em um bairro, uma praça ou prédio, arquitetura e arte podem funcionar como importantes meios de conexão e socialização.

A IDEE Incorporadora entende seus projetos dessa forma. E por isso, acima de tudo, eles são conectados a uma visão ampla da arquitetura enquanto expressão humana.

Integração e valorização do entorno

Quando uma praça ou um novo prédio são construídos, eles interferem definitivamente na vida da cidade e das pessoas que convivem com esses espaços.

Por isso, na IDEE, existe a preocupação em como os projetos irão se relacionar com a rua e com o seu entorno.

Assim, tudo é pensado para devolver à comunidade o prazer de viver a cidade e valorizar a região. Assim, além do prédio em si, o paisagismo, a calçada e a iluminação externa são cuidadosamente projetados, evitando muros cegos que bloqueiam a visão e a integração, por exemplo.

Descubra como os projetos da IDEE se integram com a cidade e constroem seu lugar no mundo.

Obras mais acessíveis que conectam

Escultura cinética do artista Claudio Alvarez que será instalada na área externa do Nomaa.
Escultura cinética do artista Claudio Alvarez que será instalada na área externa do Nomaa.| Divulgação

Os empreendimentos da IDEE deixam evidente um forte traço da incorporadora: é importante tornar a arte mais acessível ao público.

Por isso, os projetos da empresa privilegiarem obras, principalmente de artistas locais, na sua concepção, totalmente acessíveis a quem transita no entorno.

Um bom exemplo disso é o Nomaa Hotel, que receberá em sua esquina uma grande escultura cinética do artista argentino radicado em Curitiba Cláudio Alvarez. Assim, as pessoas poderão apreciar sem precisar entrar no prédio.

Essa é uma forma de trazer a arte para a rua e possibilitar que as pessoas fiquem conectadas e entendam melhor as mensagens dos artistas.

Empreendimentos onde respiramos arte

Embora a busca por trazer cultura e expressões artísticas para os espaços públicos e vida dos cidadãos normalmente seja responsabilidade do poder público, todos partilhamos o dever de construir na cidade.

Por isso, quando uma incorporadora como a IDEE consegue criar símbolos em comum com a sociedade, surge um senso de pertencimento e de compartilhamento. Então, é normal que as pessoas queiram cuidar mais.

"Entendemos os artistas como faróis, pois eles captam movimentos que estão acontecendo, não perceptíveis por todo mundo. Eles expressam isso através da arte. Por isso, achamos importante deixar mais acessível ao público na rua também, não apenas dentro de um prédio, pois conecta mais", explica André Nacli, diretor-geral da IDEE Incorporadora.

Identidade regional mais forte

As obras de artistas locais promovem uma identidade regional mais forte, fazendo com que a sociedade funcione de uma maneira melhor, com mais engajamento e confiança.

Além disso, quando valorizamos expressões locais também proporcionamos o resgate das histórias daquele lugar, exaltando sua cultura, o talento e a mensagem daquele artista.

Esse é o motivo da IDEE prestigiar profissionais paranaenses e, assim, promover construções integradas à cidade, mais bonitas e vivas, transpirando design e arte. E o melhor disso é que ninguém precisa entrar em qualquer espaço para vivenciar.Conheça melhor os projetos da IDEE e descubra como os empreendimentos podem integrar a vida da cidade e da sociedade.