O Dsenho é um desses empreendimentos que trazem uma arquitetura participativa da vida urbana, integrando-se ao seu entorno.
O Dsenho é um desses empreendimentos que trazem uma arquitetura participativa da vida urbana, integrando-se ao seu entorno.| Foto: Divulgação
  • Por Idee Incorporadora
  • 15/10/2021 14:58

Quando um arquiteto projeta um empreendimento, além da parte estética e técnica, ele contempla a segurança. Mas se você está imaginando grandes muralhas e cercas elétricas, esqueça.

A ideia de proteção não precisa estar associada a construções totalmente fechadas, como grandes fortalezas.

A IDEE Incorporadora acredita que, em alguns casos, ao contrário do esperado, isso gera insegurança — uma calçada vazia e murada, por exemplo, acaba transformando o lugar em uma terra de ninguém, em que não há pessoas para olhar o que está acontecendo.

Empreendimentos mais permeáveis

Essa é a linha que a incorporadora curitibana acredita. Dessa forma, seus projetos são os mais permeáveis possíveis com relação à rua. Ou seja, quem está dentro precisa enxergar o que está fora e vice-versa.

Melhor ainda quando existem comércios na área externa, trazendo mais pessoas e mais vida para as calçadas. Assim, vai ter mais gente olhando a rua.

As pessoas passam a "vigiar" o que está acontecendo ali, não por agirem como seguranças, mas porque estão tomando um café, comprando uma roupa, pegando um elevador e vivenciando a cidade.

Um ambiente movimentado e bem cuidado é mais seguro

Uma construção impacta diretamente a qualidade de vida e a funcionalidade de uma rua, bairro ou cidade. E a segurança também está presente nesse processo.

Afinal, quando alguém decide morar em um imóvel, alguns aspectos são fundamentais para ter bem-estar, como proximidade com o trabalho ou colégio das crianças, de lojas, supermercados, academia e farmácias.

Tudo isso tem a ver com sentir-se confortável e seguro nos arredores do lar. A IDEE analisa muito os locais onde serão construídos os empreendimentos e como eles podem estar relacionados da melhor forma com a rua, como vai influenciar a dinâmica da cidade e a vida das pessoas.

Descubra como a IDEE consegue melhorar a qualidade de vida na cidade.

Design mais seguro

O Nomaa Hotel não tem muros e promove a conexão do prédio com seu entorno e as pessoas.
O Nomaa Hotel não tem muros e promove a conexão do prédio com seu entorno e as pessoas.| Divugação

O cuidado com cada detalhe de um prédio, como sua fachada, suas obras de arte e os equipamentos abertos ao público são fundamentais para gerar proteção.

Empreendimentos que contemplam comércios no térreo, como o Jardim da IDEE, promovem a ocupação dos espaços e socialização das pessoas, proporcionando mais do que praticidade para os moradores, mas também vida e segurança aos arredores.

"Imóveis bem cuidados, iluminados e com obras de arte fazem com que as pessoas usufruam mais da rua e tragam mais segurança. Afinal, vai ter mais gente cuidando daquilo", completa André Nacli, diretor geral da IDEE.

A incorporadora nasceu do desejo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, através de uma nova visão estética, funcional, segura e humana do que é habitar o mundo que nos cerca.

Com a proposta de entregar um legado cultural e inspirador para a cidade, os projetos da incorporadora curitibana valorizam e promovem mais vida e segurança aos seus entornos, conectando a rua, as pessoas e a cultura local.

Acesse o site da IDEE e descubra como o design e a arquitetura fazem dos empreendimentos e seus arredores lugares mais seguros.