O rosé é a opção perfeita para as temperaturas quentes. É um vinho refrescante e mais leve que seu irmão tinto.
O rosé é a opção perfeita para as temperaturas quentes. É um vinho refrescante e mais leve que seu irmão tinto.| Foto: Divulgação
  • Por Importadora MMVinhos
  • 21/01/2020 12:10

O verão é uma época de muitos encantos. O típico céu cinza de Curitiba sai de cena para dar espaço as cores da estação. Chega a hora de encontrar os amigos e aproveitar um dia de sol em seu parque favorito. Para quem procura uma bebida elegante e versátil para acompanhar esses momentos, o vinho rosé pode ser uma ótima pedida.

O rosé é a opção perfeita para as temperaturas quentes. É um vinho refrescante e mais leve que seu irmão tinto. Pode servir como acompanhamento de pratos como peixes, frutos do mar e petiscos servidos na praia. E o mais legal, com a sua cor característica ainda tem o charme de trazer um clima de diversão para quem bebe.

Segundo Jonas Martins, especialista na Importadora MMvinhos, o vinho rosé é fácil de se gostar. Ao contrário do tinto, ele não tem a presença marcante dos taninos, que dão a sensação de amarração e secura na boca. ‘‘No processo de fermentação do vinho rosé, as cascas da uva ficam em contato com o liquido apenas algumas horas. Depois são retiradas e o vinho segue fermentando sem elas. Por isso a presença de uma acidez maior e a coloração típica rosada’’, completa.

A vida em rosa

O rei Luiz XIV é até hoje um marco na cultura francesa. Foi o criador do salto alto e um dos primeiros ícones da moda. Foi ele também um dos grandes apreciadores do vinho rosé. De acordo com histórias locais, o rei era fã do sabor leve e aromático do vinho, que era produzido na região de Champagne.

Apesar do seu passado luxuoso, hoje algumas pessoas ainda acreditam que o rosé é um subproduto feito da mistura dos vinhos tinto e branco. Jonas desmente e diz a confusão não passa de uma lenda urbana. ‘‘Na verdade, essa cor vermelha clarinha é exclusiva do processo diferenciado de fermentação. E por isso, o vinho deve ser apreciado como único’’, esclarece.

Para quem deseja aproveitar esse verão com estilo, a MMvinhos preparou uma seleção de cinco rosés:

1. Inebriante

Um rosé delicado produzido com a uva Sangiovese, apresentando aromas de pêssego e frutas brancas. Um produto da italiana Inserrata, vinícola familiar que trabalha exclusivamente com produção orgânica. Um vinho refrescante e leve na boca. Destaque para os rótulos da marca, que levam uma ilustração inspirada na matriarca da família.

2. Indaco

Outra opção da Inserrata – corte das uvas Sangiovese e Merlot – com intenso aroma de morango e lichia. Um vinho vibrante, para quem procura um pouco mais de profundidade em um rosé.

3. Felitche Rosé

Produzido com a famosa Cabernet Sauvignon, este é um vinho floral e delicado. O Felitche Rosé vem com uma proposta jovem, descontraída e acessível – mostrando que vinho rosé é para todos os momentos e cabe em todos os bolsos.Lançamento no Brasil em fevereiro de 2020.

4. Nossas Quintas Rosé

Português da região do Alentejo, o Nossas Quintas Rosé é um corte de uvas – Aragonez e Touriga Nacional – uvas típicas portuguesas que nos entregam um vinho rosé de extrema qualidade. Sua delicadeza é perfeita para pratos leves e também ótima companhia para uma conversa entre amigos. Lançamento no Brasil em fevereiro de 2020.

5. Espumante Viapiana Rosé 218 Dias

A Viapiana é uma vinícola familiar localizada em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul. Especializada em produzir pequenos lotes, o Espumante Rosé 218 Dias é uma mistura de Merlot, Viognier e Riesling Itálico, e possui período de autólise (envelhecimento na garrafa em caves subterrâneas) de 218 dias – o que garante sua cremosidade e frescor. É perfeita para dias mais quentes e pratos a base de salmão.