De acordo com o Ipea, 8,2 milhões de brasileiros trabalharam no modelo remoto em 2020.
De acordo com o Ipea, 8,2 milhões de brasileiros trabalharam no modelo remoto em 2020.| Foto: Shutterstock
  • Por Vivo - Parceiro Autorizado
  • 15/09/2021 16:49

Com a pandemia do coronavírus, o home office tornou-se o único modelo de trabalho para muitos brasileiros. As medidas de restrição à circulação e aglomeração obrigaram empresas a pensarem em soluções para manter suas equipes na rotina de trabalho e conectadas.

De acordo com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no último ano, 11% dos trabalhadores ativos no país exerceram suas atividades profissionais de forma remota. Isso representa 8,2 milhões de brasileiros trabalhando no modelo home office.

E como funciona o home office?

Mesmo antes da pandemia, o home office já era uma tendência entre pessoas que buscavam mais flexibilidade no trabalho. Mas com os riscos de contaminação do coronavírus, o trabalho presencial foi substituído pelo remoto. No modelo home office, a equipe trabalha a distância em um escritório em casa.

A adaptação ao home office

Entre os principais desafios que as empresas enfrentaram nessa nova modalidade de trabalho, que chegou de maneira repentina, estavam manter a equipe alinhada, a comunicação clara e descomplicada e apresentar novas tecnologias para trabalhadores que não possuíam o conhecimento prévio.

Por outro lado, os colaboradores que estavam acostumados ao modelo presencial, tiveram que encontrar o equilíbrio em trabalhar em casa, com diversos estímulos que tiram o foco — afazeres domésticos, filhos estudando em casa, estabelecimento de horários fixos, entre outros — e precisaram aprender a utilizar novas ferramentas e tecnologias.

Conheça os planos Vivo e conte com uma internet de ultravelocidade no seu home office

Empresas e funcionários precisaram passar por adaptações para o modelo home office, que oferece vantagens para ambos os lados.
Empresas e funcionários precisaram passar por adaptações para o modelo home office, que oferece vantagens para ambos os lados.| Crédito: Shutterstock

Com a ajuda de softwares que monitoram o tempo de trabalho e as tarefas, cursos educacionais para o uso das ferramentas e muitas videoconferências pelo Zoom, empresas conseguiram adaptar a equipe remotamente e apresentar aumento de produtividade. Além de focar nas métricas, a tecnologia conseguiu trazer entretenimento nos momentos de isolamento, com videoconferências para happy hour, jogos online entre colegas ou chamadas para beber café online.

Enquanto por um lado vemos negócios voltando ao presencial, ou optando pelo modelo híbrido (onde se trabalham alguns dias no escritório e outros em casa), por outro temos empresas escolhendo o home office como seu único modelo de trabalho.

Firmas que conseguiram familiarizar-se com as novas plataformas, organizar virtualmente tarefas e cumprem uma rotina saudável de trabalho estão adaptadas e querem continuar no modelo remoto.

O que é necessário para manter o home office funcionando

Além de um computador de qualidade, é essencial investir em um plano de internet banda larga para quem está trabalhando em home office. As lojas Vivo oferecem diversas soluções tecnológicas que ajudam seus clientes a assegurar um home office definitivo com qualidade e estabilidade. E para manter a produtividade em alta e a equipe estimulada, o Vivo Tech possibilita o aluguel de equipamentos de qualidade.

Quer a melhor internet para o seu home office? Vá a alguma das lojas Vivo — na da Avenida Marechal Deodoro, 60, na Rua XV de Novembro, 168, ou no Shopping Alto da XV Mall, loja 36 —  e consulte o plano perfeito para você.