A qualidade da internet da sua empresa pode impactar diretamente na rotina dos funcionários e, consequentemente, na saúde dos seus negócios.
A qualidade da internet da sua empresa pode impactar diretamente na rotina dos funcionários e, consequentemente, na saúde dos seus negócios.| Foto: Shutterstock
  • Por Vivo - Parceiro Autorizado
  • 15/09/2021 16:34

Com as mudanças nos formatos de trabalho contemporâneos, o acesso contínuo à internet tem se tornado crucial para o bom andamento dos negócios de muitas empresas, afinal, reuniões, tarefas e dados circulam diariamente no computador de qualquer profissional.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre maio e novembro do ano passado, cerca de 8,2 milhões de brasileiros atuavam na modalidade conhecida como home office.

O retorno ao escritório está chegando

Entretanto, mesmo com a crescente dos trabalhos remotos, muitas empresas ainda pensam em retomar as atividades presenciais em breve. Segundo dados levantados pela consultoria KPMG, 33,8% das empresas entrevistadas no Brasil pretendem retornar aos seus escritórios em 2022.

E, para esses casos, como a internet utilizada no dia a dia de trabalho não será mais a que os colaboradores têm em casa, contar com a estabilidade da rede nos escritórios é fundamental.

Acompanhe algumas dicas para garantir que a internet da sua empresa corresponda ao desempenho da sua equipe.

Conheça as soluções e pacotes de internet da Vivo para a sua empresa

Além de uma rede de internet de qualidade, é importante verificar se os equipamentos fornecidos pelo provedor são compatíveis com a conexão do seu pacote.
Além de uma rede de internet de qualidade, é importante verificar se os equipamentos fornecidos pelo provedor são compatíveis com a conexão do seu pacote.| Crédito: Shutterstock

Tenha uma rede reserva!

Por mais que você tenha contratado o maior pacote possível de internet, imprevistos acontecem! Então, nada melhor do que contar com duas redes no local de trabalho. Aparentemente, isso pode sair mais caro para a empresa, mas com certeza o prejuízo de um dia inteiro sem trabalho por falha na conectividade também é, certo?

Evite utilizar equipamentos velhos

Em geral, os equipamentos que garantem o acesso à internet também vão ficando defasados com o tempo e precisam ser substituídos. Por isso, é sempre importante verificar se o seu roteador e o equipamento fornecido pelo provedor de internet estão atualizados e comportando a velocidade e o tipo de conexão do seu pacote.

Em relação ao roteador, por exemplo, modelos mais novos costumam atingir até 450Mbps (megabits por segundo), e outros que podem transmitir até um pouco mais de 1Gbps (Gigabit por segundo).

Canal da rede Wi-Fi

Outra dica funcional é que uma simples troca no canal do roteador pode resolver o problema de instabilidade na internet da sua empresa. Isso porque se um mesmo canal de transmissão de dados sem fio estiver sendo muito utilizado no mesmo imóvel ou na vizinhança, pode sobrecarregar a rede.

Dessa maneira, basta alterar o canal do roteador sem fio para resolver o problema de instabilidade. Se você não souber como acessar o seu roteador para fazer a troca de canal, consulte o seu provedor para esse suporte.

Escolha corretamente a sua operadora

A Anatel divulgou em 2018 uma pesquisa de avaliação sobre o serviço das operadoras de banda larga no país, e apenas duas empresas mostraram melhora em seus serviços de banda larga fixa, quando comparado ao ano de 2016, e uma delas foi a Vivo, que teve um aumento um pouco mais expressivo, passando de 6,13 para 6,38, um acréscimo 0,25 pontos na avaliação – foi a única que melhorou em todos os indicativos.

Então, na hora de escolher a internet para o ambiente de trabalho, realizar uma pesquisa que comprove qual opção é a melhor com certeza é algo muito benéfico para a saúde da sua equipe e, consequentemente, dos seus negócios.

Nesse sentido, a internet VIVO FIBRA é uma alternativa viável, funcional e com uma cobertura que abrange o país todo.

Vá a alguma das lojas Vivo — na da Avenida Marechal Deodoro, 60, na Rua XV de Novembro, 168, ou no Shopping Alto da XV Mall, loja 36 —  e consulte os planos disponíveis para melhorar ainda hoje a qualidade da internet no seu escritório.