O roubo de dados ou invasão de sites geralmente é feito para capturar dados de clientes ou extorquir empresas.
O roubo de dados ou invasão de sites geralmente é feito para capturar dados de clientes ou extorquir empresas.| Foto: Shutterstock
  • Por Vivo - Parceiro Autorizado
  • 01/11/2021 13:57

Estudos recentes divulgados pelo Ponemon Institute, organização norte-americana que se dedica à pesquisa e educação sobre o uso responsável de informações e práticas de gerenciamento de privacidade empresarial, indicam que empresas com menos de 100 funcionários são as que têm mais vulnerabilidades em ataques virtuais.

E poucas pessoas sabem, mas atualmente muitos desses ataques de roubo de dados ou invasão a sites são planejados para extorquir as empresas prejudicadas. Um bom exemplo é o caso das lojas Renner que, recentemente, teve seu site invadido por hackers que solicitaram uma quantia enorme para não divulgar ou destruir algumas informações importantes para a empresa.

Entretanto, por mais que o cenário seja ruim, hoje existem diversas tecnologias que podem ajudar empresas a se manterem seguras contra os cibercriminosos, você pode ler um pouco sobre elas nesse link.

E também separamos algumas dicas nesse texto para você conhecer:

Malware

O malware é o nome dado a softwares que podem prejudicar um sistema. Os malwares podem incluir, por exemplo:

  • Vírus — programas que se replicam pelo sistema e outros dispositivos conectados;
  • Spyware — sempre executado em segundo plano dentro de um sistema, espia e rastreia as atividades na internet de um ou vários dispositivos;
  • Trojans ou Cavalos de Troia — são programas que se passam por softwares legítimos para ganhar acesso a sistemas e, assim, conseguir roubar, manipular ou facilitar a ação de hackers.

Phishing

O phishing é uma estratégia virtual que engana as pessoas, ou seja, faz com que elas cliquem em links ruins e realizem download de programas infectados que ajudam os cibercriminosos a conseguir informações sigilosas.

Normalmente, os links fornecidos redirecionam para páginas falsas com formulários que solicitam informações confidenciais, como senhas e outras credenciais de acesso.

E como lidar com as ameaças virtuais? Primeiro de tudo: use tecnologias recentes.

Quanto mais antigo um computador, por exemplo, mais chances ele tem de ser invadido, isso porque alguns sistemas não conseguem mais se defender contra ataques que utilizam tecnologia mais avançada.

Já os dispositivos mais recentes têm tecnologias de segurança mais avançadas para garantir a proteção dos dados da sua empresa.

Entre em contato com representantes oficiais Vivo e encontre os melhores serviços e soluções digitais para a sua empresa

Otimizar senhas e utilizar autenticação de multifator é a melhor forma de manter os dados da sua empresa seguros
Otimizar senhas e utilizar autenticação de multifator é a melhor forma de manter os dados da sua empresa seguros| Imagem: Shutterstock

Otimize suas senhas

Ainda segundo a pesquisa do Instituto Ponemon, 40% das empresas entrevistadas relataram que já foram vítimas de ataques que envolviam senhas. Para fugir desse problema, é fundamental escolher uma senha forte o suficiente!

Autenticação multifator (MFA)

O método de autenticação multifator é uma forma segura de fazer login, visto que ele requer uma verificação adicional, ou seja, o acesso só é permitido após essa segunda validação, que pode ser um token recebido ou até mesmo a impressão digital.

Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia satisfatória para a proteção de dados, você pode entender mais sobre o assunto aqui. Além disso, entrando em contato com um representante oficial Vivo, você não encontra apenas serviços tradicionais, como rede móvel e voz fixa de banda larga, mas também soluções completas de conectividade, equipamentos, cloud e, claro, segurança. Tudo para deixar a sua empresa segura no ambiente virtual.

Clique aqui e converse agora mesmo com um representante Vivo pelo WhatsApp e deixe duas dúvidas para trás.