O uso de ferramentas tecnológicas e soluções digitais, aliadas à internet, são essenciais para o desenvolvimento da agricultura inteligente.
O uso de ferramentas tecnológicas e soluções digitais, aliadas à internet, são essenciais para o desenvolvimento da agricultura inteligente.| Foto: Shutterstock
  • Por Vivo - Parceiro Autorizado
  • 01/11/2021 12:51

Um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio é uma das principais atividades da história do Brasil. O país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e conta com uma rápida evolução tecnológica. Com o desenvolvimento de ferramentas e recursos aliados à produção rural, a internet é essencial para a agricultura inteligente e a demanda de alimentos esperada para o futuro.

Agricultura e a tecnologia

O avanço tecnológico na agricultura não é novo. Assim como em outros setores, o desenvolvimento de soluções e ferramentas modernas e automatizadas é constante. Tecnologias de conectividade, como a Internet das Coisas (IoT) e Big Data, já são grandes aliadas na produtividade e eficiência no campo, ajudando a coletar e tratar dados sobre a produção.

O avanço do maquinário, com equipamentos mais sofisticados, o uso de ferramentas tecnológicas e até a evolução de insumos, como sementes e fertilizantes, trazem diversas vantagens aos agricultores. Aumento da produção, diminuição de tempo para realizar atividades, modernização e redução de custos são alguns dos principais benefícios que novas tecnologias podem oferecer.

Algumas soluções tecnológicas usadas no campo são, por exemplo, a irrigação automática, onde o produtor pode programar a hidratação da plantação. Drones e satélites também são bastante utilizados para acompanhar o plantio, colheita e até identificar possíveis problemas, como pragas e doenças. O GPS Agrícola possibilita traçar o processo produtivo, controlar o maquinário, mapear áreas, planejar o plantio e colheita de forma mais adequada, sendo um dos principais recursos para aumentar a produtividade no campo. Todos esses recursos também podem ser utilizados a distância, graças à internet.

Entre em contato com a Móveis Brasília e encontre o plano de internet Vivo ideal para o seu negócio

Soluções digitais estão cada vez mais presentes na vida do agricultor, possibilitando o uso de recursos a distância graças à conectividade.
Soluções digitais estão cada vez mais presentes na vida do agricultor, possibilitando o uso de recursos a distância graças à conectividade.| Imagem: Shutterstock

Soluções digitais no campo

Além de recursos tecnológicos, soluções digitais estão também cada vez mais presentes na vida do agricultor. Algumas dessas soluções incluem capturar, tratar e armazenar dados na nuvem, com o Cloud Computing, que digitaliza informações transformando processos analógicos em digitais.

Além da Internet das Coisas, que possibilita a conexão de diversos dispositivos em uma rede de internet, e do Big Data, que lida com um volume massivo de dados, o Business Intelligence (BI) também é responsável por analisar todos os dados coletados e transformar em informações valiosas para a empresa.

A Vivo conta com diversas soluções e recursos especialmente pensadas para o agricultor. O Vivo Kite Platform, por exemplo, permite executar a gestão completa da fazenda. O Vivo Clima Inteligente também possibilita que o agricultor acompanhe diversos parâmetros relevantes das condições meteorológicas em tempo real. Ainda é possível utilizar o Vivo Eficiência Energética para medir dados e automatizar equipamentos e sistemas para reduzir o uso de energia.

A Móveis Brasília é o parceiro autorizado da Vivo no Paraná e Santa Catarina. Com representantes nos principais polos de agricultura do Paraná, como Cascavel, Maringá e Londrina, os consultores da equipe Móveis Brasília auxiliam você a encontrar as melhores soluções digitais para o seu negócio.

Entre em contato com a Móveis Brasília e converse com o representante Vivo mais próximo.