A segurança eletrônica pode ajudar as pessoas em período de pandemia
| Foto: Divulgação
  • Por Intersept
  • 07/04/2020 17:09

Comércio e empresas fechadas. Famílias em casa. Maior número de entregas via delivery. Estes fatores, motivados pela pandemia da COVID-19, podem resultar em maior número de roubos, mais arrombamentos e até mais violência.

Isso porque, para controlar a disseminação do novo coronavírus, alguns condenados estão progredindo de regime e sendo soltos. Além desse fator, estimativas da XP Investimentos dão conta de que o Brasil pode vir a ter mais de 40 milhões de desempregados. Ou seja, mais chances para que a criminalidade aumente.

Luis Carlos Batista Ribas, diretor do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-PR) e diretor comercial do Grupo Intersept, comenta que o distanciamento social pode dar a falsa sensação de segurança. O noticiário tem sido dominado pelo novo coronavirus e questões relacionadas à segurança e violência não estão mais tão presentes. “Mas isso não tem nada a ver com redução da criminalidade. Os criminosos não fazem quarentena”, diz Ribas. Ele acrescenta que as ocorrências podem mudar. “Os crimes podem ficar até mais violentos porque os criminosos rendem as pessoas em casa. A atenção tem que ser maior”, garante. Ele deu algumas dicas para se manter seguro em dias de quarentena.

  • Com o comércio e empresas fechadas, as medidas de prevenção devem ser redobradas. É necessário testar o sistema de segurança -- câmeras, alarmes – e entrar em contato com a empresa de segurança eletrônica para se certificar que tudo está funcionando. É importante rever a lista de pessoas que têm acesso ao local ou os responsáveis, caso seja necessário a solicitação para ver a área.
  • Nas residências, teste o sistema de segurança, principalmente o botão de pânico para ver se ele está funcionando adequadamente.
    Atualize a senha verbal para que a empresa tenha certeza que a pessoa que atendeu o telefone é o proprietário ou responsável.
  • Nos condomínios, redobre o cuidado com o acesso de pessoas, principalmente porque volume de entregas aumentou. Reoriente os funcionários sobre os protocolos de entrada, reveja o sistema de segurança – atenção ao botão de pânico – e a segurança perimetral.
    Cautela maior com áreas comuns e de acesso.
  • Os mecanismos de segurança eletrônica também podem facilitar a aproximação das pessoas. Familiares que precisam se afastar dos mais idosos podem usar os dispositivos de câmera sem fio monitoradas à distância para cuidar deles. Além disso, também é possível acionar o botão de pânico em caso de emergências, acionando a empresa de segurança que tomara as devidas providências.

A Intersept tem 20 anos de experiência no mercado de segurança atuando nos segmentos de terceirização de mão de obra, segurança eletrônica, portaria remota, rastreamento e assistência veicular e patrimonial. Ciente de que a pandemia está prejudicando a todos, a empresa está oferecendo a contratação do serviço de monitoramento com assistência, contratando em abril a primeira mensalidade fica para pagamento em julho.

Acesse o site da empresa www.intersept.com.br e conheça um pouco mais sobre o que ela oferece.