Rastreamento de frotas: entenda como é feito e quais são as vantagens do serviço
| Foto:
  • Por Intersept
  • 05/04/2021 18:48

De acordo com dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), atualmente, 60% dos transportes de carga no país são feitos pelo sistema de modal rodoviário. O dado reflete uma das vantagens da modalidade: uma malha rodoviária extensa que atende praticamente todo o território brasileiro, o que permite que a logística de diversos tipos de mercadoria seja feita por veículos terrestres. Porém, apesar das facilidades de infraestrutura para o transporte, algumas questões como segurança da carga e tempo de transporte da mercadoria ainda são deficitários nesse controle.

O supervisor comercial do Grupo Intersept, Rubens Cordeiro, explica que o que faz diferença em momentos de ocorrências com frotas é a existência de uma reação rápida para resolução do problema. “Os sistemas de rastreamento de frotas são uma opção eficaz, pois permitem o controle total sobre a logística do veículo. O meio de transporte é acompanhado por meio de um equipamento instalado nele e que é controlado por uma central”, explica.

Segundo o supervisor, a usabilidade do sistema é simples e eficaz. O intuito do rastreamento de frotas é determinar a posição exata do veículo sempre que necessário. “As tecnologias de posição por GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês) e GPRS (Serviços Gerais de Pacote por Rádio, em inglês) permitem que a empresa saiba onde o veículo está, a qual velocidade está viajando e qual trajeto está sendo feito”, diz.

Cordeiro ainda garante que é possível rastrear os tempos de parada e, se necessário for, bloquear o funcionamento do veículo. “Além de auxiliar o controle logístico, isso aumenta a segurança da carga e do motorista do veículo”, sugere.

rastreamento de frotas Intersept
O acompanhamento da frota é feito via satélite e permite acompanhamento e controle dos veículos em tempo real. | Interserpt

Muitas empresas ainda enfrentam dificuldades no gerenciamento da sua frota de veículos, o que pode acarretar em diversos problemas no transporte. Sem uma logística adequada, os custos da viagem podem aumentar em relação à rota adotada, elevando gastos em combustível e manutenção, ou problemas com prazo de entrega e falta de segurança, por exemplo.

O supervisor comercial da Intersept afirma que contatar o sistema de rastreamento resulta em uma gestão satisfatória de todo o processo de transporte e garante uma economia por parte das empresas.

Vantagens do rastreamento de frotas

A redução nos custos e a garantia de segurança com a utilização do serviço são apenas algumas das vantagens do rastreamento de frotas. Por ter total controle sobre o veículo, a empresa aumenta as possibilidades de produtos que pode transportar, garantindo ao contratante que a carga será monitorada durante todo o trajeto e qualquer alteração no planejamento logístico pode ser identificada em tempo real. Por ser um sistema totalmente digital, o rastreamento pode ser feito por computadores, celulares ou tablets e ser acessado a qualquer momento.

Há mais de duas décadas no mercado, o Grupo Intersept é referência em sistemas de rastreamento de frotas. Um exemplo da eficiência e agilidade do serviço oferecido pela empresa é a taxa de 100% de veículos recuperados em 2020. Para cada novo cliente, a Intersept faz um levantamento completo sobre a frota e o tipo de carga que será transportada, gerando um diagnóstico completo e eficaz para o planejamento da logística.

“Criamos uma operação logística customizável para cada cliente, levando em conta o perfil da frota e o tipo de transporte. Com isso, criamos algumas telemetrias, como, por exemplo, fazer uma pré-configuração da operação que alerte o sistema de rastreio caso o veículo ultrapasse uma velocidade pré-determinada ou quando altere a rota planejada sem aviso prévio dos responsáveis”, explica Rubens Cordeiro.

Segundo ele, também é possível interferir no funcionamento do veículo se ele for utilizado em horários considerados inadequados pela empresa, o que garante segurança não apenas do carro, mas de tudo que envolve o processo do transporte. “Tudo isso é feito a partir de um equipamento instalado no veículo e que permite o controle por uma central na empresa”, finaliza Rubens.

O Grupo Intersept utiliza tecnologias avançadas nos serviços de rastreamento de frotas. Os sistemas equipados nos veículos são operados via satélite e todo o processo pode ser acompanhado e controlado em tempo real, assim como a comunicação entre veículo e empresa, garantindo segurança e tranquilidade ao cliente.