Você sabe o que avaliar quando for contratar uma empresa de segurança?
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  • Por Intersept
  • 14/09/2020 15:57

No ano passado, uma operação da Polícia Federal encerrou atividades de 105 empresas clandestinas de segurança no país. A operação, que vem sendo feita desde 2017, já fechou mais de 350 empresas que praticavam o exercício ilegal de segurança privada. O fechamento se deu pelo fato delas não terem autorização da Polícia Federal, por não estarem capacitadas para a atividade e por praticarem condutas que podiam comprometer a segurança pública.

Vale lembrar que os riscos de contratar uma empresa ilegal (que geralmente cobra um preço mais baixo) são inúmeros e incluem, por exemplo, acidentes a terceiros e acidentes que atingem o próprio segurança despreparado, além de indenizações trabalhistas e fiscalizações e multas da Polícia Federal, entre outras autoridades.

Por isso, na hora de contratar uma empresa que vai prestar a segurança de sua família ou patrimônio, valem algumas dicas. Confira:

Pesquise sempre sobre o histórico da empresa. Trabalhos realizados, clientes que a contrataram e se os valores da empresa estão dentro do mercado. Entre em contato com alguns clientes e pergunte sobre a qualidade do serviço prestado.

Outro item essencial é a documentação. Existe legislações específicas para a atividade -- Lei 7102/83 e Portaria 3233/2012 – que é controlada e fiscalizada pela Polícia Federal. Exija principalmente o Alvará de Autorização, publicado no Diário Oficial da União e o Certificado Nacional de Vigilante (CNV). Também é importante pedir CNPJ da matriz e filiais, Certidão Negativa de Falência e Concordata, Certidão de Regularidade do FGTS, Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e as de Terceiros e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. A maioria destes documentos podem ser consultados via Internet.

Importante ressaltar que não existe vigilante autônomo. O profissional de segurança deve estar vinculado a uma empresa especializada em segurança privada.

Uma outra dica é conhecer a sede da empresa. Assim, você poderá saber a localização e conhecer o centro de monitoramento. Estar perto de sua empresa ou residência é importante para verificar se ela prestará um atendimento ágil.

Uma questão delicada é quanto aos armamentos e à estrutura oferecida. As motos e veículos estão em bom estado? Afinal, é com eles que a equipe tática vai trabalhar. A legislação sobre armamentos deve ser seguida à risca. As armas devem ser registradas no sistema da Policia Federal (SINARM) e os vigilantes ou seguranças que necessitarem sair do seu posto de trabalho deverão portar a Guia de Tráfego.

E por fim, desconfie de valores muitos baixos. Um serviço de qualidade pede que custos obrigatórios sejam pagos.

A Intersept, empresa paranaense de segurança privada e serviços terceirizados, possui 21 anos de mercado. Ela possui autorização da Polícia Federal e certificação ISO 9001 (que estabelece normas técnicas dentro de um modelo de gestão da qualidade), além de prestar serviços de segurança privada para pessoa física, condomínios, comércio e empresas.

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