Confira dicas para escolher a cortina perfeita para valorizar a decoração da sua sala
Confira dicas para escolher a cortina perfeita para valorizar a decoração da sua sala| Foto: Divulgação
  • Por Irma Decorações Irma Decorações
  • 04/12/2019 20:37

Uma dúvida recorrente entre pessoas que desejam aprimorar a decoração da sala com cortinas é sobre qual modelo escolher. Como seria a cortina ideal para o ambiente: curta, comprida, estampada ou lisa?

Há também a insegurança na hora de combinar as cores, principalmente quando se utiliza xale em todas as janelas. Para responder a essas dúvidas e apresentar um tutorial prático de como encontrar a cortina mais adequada para o cômodo, a equipe da Irma Decorações, loja que é referência em Curitiba, preparou algumas dicas relevantes. Confira!

1 – Como escolher cortinas para ambientes integrados?

Sala com 2 janelas no mesmo ambiente| Divulgação/ Irma Decorações
Sala com 2 janelas no mesmo ambiente| Divulgação/ Irma Decorações

Em ambientes integrados e com duas janelas, mas com usos distintos, como, por exemplo, a sala de jantar e a sala de estar, é indicado utilizar o mesmo tecido nas cortinas, com o mesmo modelo de pregas. Neste caso, o uso dos xales é facultativo nas duas janelas. Uma dica que valoriza a decoração é apostar em cores que harmonizem bem com o tom do estofado na sala de estar, criando uniformidade e sofisticação.

2 – É possível usar persiana e xale em tecido na mesma janela

Persiana e Xale em tecido - Projeto de Gisele Busmayer| Divulgação/ Irma Decorações
Persiana e Xale em tecido - Projeto de Gisele Busmayer| Divulgação/ Irma Decorações

Outra dúvida muito comum é sobre a utilização de xale de tecido e persiana em uma mesma estrutura. É possível utilizar persianas com abertura na vertical para que, quando estiverem recolhidas, permitam uma melhor integração entre a paisagem externa e o ambiente interno. Neste caso, os xales podem ser usados para emoldurar a janela. As cores devem ser escolhidas com bom senso, para combinar com os estofados e com a tonalidade da parede.

3 – É melhor usar a cortina, persiana curta ou comprida?

Projeto de Gisele Busmayer | Divulgação/ Irma Decorações
Projeto de Gisele Busmayer | Divulgação/ Irma Decorações

4 – Qual a quantidade ideal de xale por janela?

A quantidade e a largura dos xales variam conforme a largura da janela. Por serem elementos decorativos, normalmente fixos, eles podem reduzir um pouco a claridade do ambiente. Por isso, a sua utilização deve levar em conta a área de claridade que esse ambiente possui, além do modelo e tipo do tecido.

Em janelas pequenas, com pouca iluminação, uma dica é o uso de xales com tecidos transparentes, que dão um charme ao espaço sem obstruir a claridade.

Tem dúvidas sobre cortinas e persianas?
A Irma Decorações está no mercado de cortinas e persianas em Curitiba desde 1976. A empresa é especializada na confecção de cortinas, colchas, almofadas e acessórios.

Se você tem dúvidas sobre cortinas e persianas, faça uma visita à Irma Decorações, na Rua Gastão Luiz Cruls, 1130, Bairro Alto, em Curitiba. A equipe de atendimento da loja terá o maior prazer em ajudar!

Para mais informações, ligue (41) 3367-5400 ou envie um WhatsApp para o número (41) 99265-4649. Aproveite também para seguir a Irma Decorações no Instagram e no Facebook e confira dicas incríveis para decorar o seu lar!