Papel de parede
Papel de parede| Foto: Divulgação
  • Por Irma Decorações
  • 10/08/2020 15:05

Quando ele surgiu era bem rudimentar, um papel de arroz, e servia apenas para revestir as paredes sem qualquer mérito de decoração. Os papéis de parede têm sua origem na China, por volta de 200 anos a.C. E foi somente em 1630 que o mundo ganhou uma fábrica do item, na França: a Papel-Toutisses.

Hoje o papel de parede continua sendo atual, mesmo depois de tantos anos. Com ele é possível repaginar uma residência inteira sem os inconvenientes de uma reforma. E o melhor, é possível montar espaços totalmente diferentes em cada ambiente devido a diversidade de opções.

Sem falar que a limpeza e conservação é bem mais prática do que uma parede pintada. A manutenção geralmente é feita com pano úmido e, em alguns casos, detergente neutro. Alguns papéis têm a superfície acetinada e, assim, sequer retém a poeira.

O papel também é muito mais durável. Uma parede pintada requer retoques a cada dois anos, mais ou menos. Um papel de parede pode durar até sete anos.

Inúmeros usos

No quarto ele pode criar cenários de conforto, podendo ser usado em apenas uma parede ou no quarto inteiro. Quando utilizado atrás da cama, a recomendação é que seja uma cor que contraste com a cabeceira. Só evite cores fortes de frente para a cama para não causar euforia e impactar no sono. Nos quartos infantis, graças aos variados padrões dá para realizar o sonho da criançada – que tal com temas como princesas, bailarinas, geométricos ou de heróis?

As salas mais amplas pedem papéis estampados, enquanto as menores parecem mais espaçosas com papéis de parede lisos ou com padronagens minúsculas. Outra ideia é misturar lisos com estampados.

No lavabo um papel de parede impactante causa boa impressão. Invista em dourados, arabescados ou até tons escuros (dependendo do tamanho do lavabo).

Alguns decoradores e lojas não recomendam o uso de papel em área úmida, como nos banheiros. Assim como sobre azulejos, texturas e para cobrir imperfeições na parede.

Tendências

Apesar das inúmeras padronagens, um papel de parede liso sempre estará em alta. Não importa se a ideia é criar um cenário monocromático ou ser o tom neutro em um ambiente cheio de cor, invista sem medo.

O charme industrial pode emprestar despojamento através do papel de parede. Impressão de pedra, concreto, gesso áspero e grades de ferro são algumas das sugestões.

O geométrico também é uma tendência. Aposte nos triângulos, hexágonos, losangos, etc. Para ir além opte pelos 3D, que parecem saltar aos olhos.

Papéis de parede que imitam superfícies estão cada vez mais reais. Os clássicos azulejos podem revitalizar qualquer espaço, assim como a madeira e seus veios.

Na Irma Decorações, que tem 44 anos de mercado, são mais de 7 mil opções de papéis de parede importados. Além dos papéis tradicionais, a empresa possui papéis da linha Architeture Design, assinada por renomados designers, feitos em borracha, pedra, seda, etc. A loja recebe sempre os últimos lançamentos de países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Coréia, Japão, China, Bélgica, Italia e França.

A loja tem uma equipe de instalação própria, o que permite dar garantia tanto no papel como na instalação.

A Irma Decorações fica na Rua Gastão Luiz Cruls, 1130, Bairro Alto. O contato com a loja pode ser feito pelo telefone (41) 3367-5400 ou pelo Whatsapp (41) 99265-4649. Saiba mais no site www.irmadecoracoes.com.br