Sala de jantar decorado por Irma Decorações
Sala de jantar decorado por Irma Decorações| Foto: Irma Decorações
  • Por Irma Decorações
  • 24/10/2019 19:42

Apesar de serem profissionais altamente especializados e com um extremo bom gosto e senso estético, muitos arquitetos e designers de interiores ficam em dúvida no momento de projetar espaços com cortinas e persianas. Por isso, a equipe da Irma Decorações, empresa que está em atuação desde 1976 no mercado de confecção de cortinas, colchas, almofadas e acessórios, preparou um pequeno tutorial, com as respostas para os questionamentos mais recorrentes quando o assunto é decorar com persianas e cortinas. Confira!

1 - É possível fixar cortina em forro de gesso ou forro de pvc?

Sim, é possível, desde que no local da instalação seja feito um reforço sobre o gesso ou sobre o forro de pvc. Esse reforço pode ser feito com uma madeira sobre o gesso ou forro de pvc, estrutura que vai ajudar a fixar a bucha de instalação dos suportes. Vale ressaltar que existem alguns gessos que são mais espessos e, por isso, dispensam o reforço da madeira. Mas, em ambos os casos, é recomendado utilizar uma bucha especial para gesso no momento da fixação da cortina.

2 - A automação para cortinas pode ser feita depois da obra pronta?

Sim. É possível realizar a automação após a conclusão da obra, mas, neste caso, quanto antes a parte da fiação elétrica for instalada, melhor! Se possível, a fiação deve ser preparada ainda no período da obra, a fim de evitar gastos extras com recortes no gesso e pintura.

Na automação da cortina que vai funcionar de forma independente em relação à central de automação, a dica é deixar o ponto de energia no teto, próximo às extremidades do cortineiro. Dessa forma, será possível esconder o ponto atrás da cortina ou persiana

3 - Qual a espessura e profundidade ideais do cortineiro para cortina e persiana?

A recomendação para a opção de tecido que possui cortina, forro e blackout é ter umcortineiro com 20 cm de espessura e 10 cm de profundidade. Isso evita que os tecidos se enrosquem e dificultem a abertura.

No caso de persianas, a espessura pode variar de 10 cm a 15 cm, porque alguns modelos precisam fazer um giro para encaixar no suporte na hora da instalação e, por isso, necessitam de espaço entre o suporte e o cortineiro.

Para saber qual a melhor distância, vale a pena consultar o manual da persiana, onde constam as orientações de instalação, ou falar diretamente com o vendedor do produto.

4 - Qual espaço é necessário deixar entre o móvel e a janela, como no caso de guarda-roupa e criado mudo, por exemplo?

Esse espaço para correr a cortina é o mesmo espaço recomendado para a espessura do cortineiro, podendo, em alguns casos, ser menor. Se o ambiente possuir só dois tecidos, esse espaço pode ser de até 10 cm de largura.

5 - Qual é o produto mais indicado para área de serviço?

Em áreas úmidas que tenham contato com água ou gorduras provenientes de fogões, a recomendação é usar cortinas de tecido sintético, que são mais fáceis de lavar. Outra opção são as persianas em rolo com tecidos em poliéster revestido com pvc, que facilitam a limpeza e a manutenção.

Conte com o apoio dos especialistas da Irma Decorações!

É sempre importante pensar previamente nos ambientes que vão receber as cortinas e persianas. O ideal é que as áreas cortinadas ou com persianas sejam elaboradas ainda na fase do projeto de arquitetura, para que seja possível reduzir custos com pequenas reformas e adaptações nos espaços.

Ao longo de seus mais de 40 anos de mercado, a Irma Decorações já atendeu mais de 40.000 clientes, com soluções que podem ser planejadas desde a fase de fundação das obras até a finalização do projeto. Tem dúvidas sobre cortinas e persianas? Visite a Irma Decorações e converse com uma equipe de especialistas que terá um imenso prazer em ajudá-lo!