Quais os benefícios de uma dieta sem glúten e lactose?
| Foto: Divulgação
  • Por Italo Supermercados
  • 11/08/2020 18:08

As práticas contínuas com o corpo e a ingestão de nutrientes benéficos ao organismo são capazes de impactar tanto a saúde física como a emocional. É de conhecimento de todos que hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e exercícios físicos são uma das maneiras mais eficazes para elevar a qualidade de vida.

Uma das alternativas encontradas para buscar mais disposição e bem-estar, é escolher consumir produtos com menos glúten e a lactose. Os nutricionistas esclarecem que exceto pessoas alérgicas a esses componentes, nem sempre é necessário eliminar por completo o consumo.

Segundo estudos recentes da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca,a redução do glúten e da lactose pode sim trazer uma série de benefícios a saúde. Na pesquisa, o grupo de pessoas que diminuiu a ingestão dos ingredientes, se mostrou menos propenso a desenvolver doenças crônicas como a diabetes do tipo 2.

Cuidado extra para alérgicos

O glúten é a proteína encontrada em alguns alimentos que contém trigo, cevada ou centeio como os pães e bolachas. Já a lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Ambos são componentes que podem ser altamente perigosos para pessoas alérgicas.

Nesses casos, o recomendado é a suspenção integral para que não se desenvolva nenhuma condição mais séria. Pessoas alérgicas podem ter inflamações, comprometimento da digestão e a dificuldade para absorção de vitaminas e minerais.

Para as pessoas que são apenas intolerantes, as reações são menos severas, mas também precisam de cuidado e acompanhamento de algum profissional da saúde. Só um especialista na área nutricional vai poder indicar as quantidades e porções seguras para o consumo.

Onde encontrar?

O Ítalo supermercados traz uma série de produtos com essa opção.

Em todas as lojas da rede, o consumidor pode encontrar uma variedade de produtos selecionados para atender a diferentes necessidades. Seja para  as pessoas que desejam cultivar uma dieta equilibrada ou para quem precisa de itens específicos sem a presença do glúten ou da lactose.

Se quiser saber sobre promoções e produtos acesse o Instagram da rede ou o site: superitalo.com.br